Medida socioeducativa de internação e o direito à educação: uma análise na perspectiva de Vygotsky e do paradigma da proteção integral
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14293 |
Resumo: | O presente estudo busca correlacionar as reflexões teóricas de Lév Semiónovitch Vygotsky sobre o comportamento do adolescente em conflito com a lei e o paradigma da proteção integral, no âmbito do programa socioeducativo de internação, especificamente no que toca ao direito à educação. O Sistema nacional de Atendimento Socioeducativo dispõe um conjunto de parâmetros e diretrizes para a execução das medi das socioeducativa em meio aberto e fechado, sistema que tem por base o paradigma da proteção integral. Os parâmetros de gestão pedagógica e respectivas diretrizes serão analisados, com recorte no direito fundamental à educação do adolescente interno, de modo a dialogarem com as reflexões de Vygotsky, chegando-se à conclusão de que esses parâmetros, pautados no paradigma da proteção integral, reconhecem a importância das inter relações entre o adolescente, sua família e a comunidade e, nesse sentido, tem sintonia com a reflexão teórica em referência. |
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Costa, Jussandra da Silva2020-09-16T20:49:41Z2020-09-16T20:49:41Z20202020-08-27COSTA, Jussandra da Silva. Medida socioeducativa de internação e o direito à educação: uma análise na perspectiva de Vygotsky e do paradigma da proteção integral. 2020. Monografia (Bacharelado em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14293Sauerbronn, Selma Leite do NascimentoO presente estudo busca correlacionar as reflexões teóricas de Lév Semiónovitch Vygotsky sobre o comportamento do adolescente em conflito com a lei e o paradigma da proteção integral, no âmbito do programa socioeducativo de internação, especificamente no que toca ao direito à educação. O Sistema nacional de Atendimento Socioeducativo dispõe um conjunto de parâmetros e diretrizes para a execução das medi das socioeducativa em meio aberto e fechado, sistema que tem por base o paradigma da proteção integral. Os parâmetros de gestão pedagógica e respectivas diretrizes serão analisados, com recorte no direito fundamental à educação do adolescente interno, de modo a dialogarem com as reflexões de Vygotsky, chegando-se à conclusão de que esses parâmetros, pautados no paradigma da proteção integral, reconhecem a importância das inter relações entre o adolescente, sua família e a comunidade e, nesse sentido, tem sintonia com a reflexão teórica em referência.Submitted by Igor Pereira (igor.spereira@uniceub.br) on 2020-08-27T16:19:31Z No. of bitstreams: 1 Jussandra Costa 20766031.pdf: 721026 bytes, checksum: bbbc9e60f6cc37ad0ca304ff43f46b53 (MD5)Approved for entry into archive by Rodrigo Peres (rodrigo.peres@uniceub.br) on 2020-09-16T20:49:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Jussandra Costa 20766031.pdf: 721026 bytes, checksum: bbbc9e60f6cc37ad0ca304ff43f46b53 (MD5)Made available in DSpace on 2020-09-16T20:49:41Z (GMT). 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O presente estudo busca correlacionar as reflexões teóricas de Lév Semiónovitch Vygotsky sobre o comportamento do adolescente em conflito com a lei e o paradigma da proteção integral, no âmbito do programa socioeducativo de internação, especificamente no que toca ao direito à educação. O Sistema nacional de Atendimento Socioeducativo dispõe um conjunto de parâmetros e diretrizes para a execução das medi das socioeducativa em meio aberto e fechado, sistema que tem por base o paradigma da proteção integral. Os parâmetros de gestão pedagógica e respectivas diretrizes serão analisados, com recorte no direito fundamental à educação do adolescente interno, de modo a dialogarem com as reflexões de Vygotsky, chegando-se à conclusão de que esses parâmetros, pautados no paradigma da proteção integral, reconhecem a importância das inter relações entre o adolescente, sua família e a comunidade e, nesse sentido, tem sintonia com a reflexão teórica em referência. |
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