Estabilização de areias monogranulares para fins rodoviários : estudo aplicado à região de Mira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Rui Miguel Sousa
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/4819
Resumo: O presente trabalho tem como finalidade investigar formas de estabilização de solos dunares da região de Mira, com vista à sua aplicação em camadas de leito de pavimentos rodoviários. A razão da existência deste estudo, prende-se essencialmente com a necessidade de se procurarem soluções que permitam melhorar as características do solo, de modo que este seja capaz de suportar as cargas aplicadas sem deformação excessiva, mantendo assim a sua resistência e estabilidade mecânica. Com vista a avaliar as técnicas de estabilização na melhoria das propriedades mecânicas do solo, procedeu-se à caracterização do solo através de ensaios de granulometria, equivalente de areia, e azul-de-metileno, posteriormente, realizaram-se também ensaios de caracterização da resposta mecânica do solo (compactação, CBR, compressão simples e compressão diametral). Para perceber qual o efeito da estabilização, numa hipotética estrutura de pavimento, fez-se o dimensionamento de uma estrutura para cada um dos teores de cimento. Por fim são apresentadas as conclusões e apontam-se sugestões para trabalhos futuros.
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