Problemas posturais em escolares do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Karoline Oliveira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5846
Resumo: A boa postura é aquela que melhor adapta o sistema musculoesquelético do indivíduo, balanceando e partilhando todo o vigor de suas atividades do cotidiano, de modo a beneficiar a mesma. Alterações posturais relacionadas às posturas inapropriadas são alterações anatômicas fisiológicas, que se manifestam-se constantemente na fase de adolescência e pré-adolescência. Sendo assim, a detecção precoce das alterações posturais em escolares diminui a expectativa de disfunções irreversíveis na coluna vertebral na fase adulta e como a avaliação postural feita nas escolas por profissionais, pode contribuir muito para a sociedade, impedindo enfermidades futuras na coluna vertebral. Objetivo: Mostrar os benefícios das aulas de Educação Física para o desenvolvimento nos escolares e como o professor de educação física pode auxiliar corrigindo a postura dos mesmos. Material e Métodos: Este estudo é uma revisão bibliográfica. Revisão da Literatura: Verifica-se historicamente que a Educação Física, é entendida como disciplina acadêmica, estudaria não apenas o corpo, mas o movimento humano, sendo denominado cinesiologia, termo que significa “estudo do movimento”. A ênfase deste item está na relação entre as capacidades e as necessidades biomecânicas e a construção sociocultural da atitude corporal, dos gestos, da postura. Considerações Finais: A literatura mostra que os problemas posturais em crianças e adolescentes na fase escolar estão se tornando um problema de saúde pública. O ambiente escolar parece atuar e influenciar, assim como os hábitos posturais inadequados dos alunos. Frente a esse contexto, sugere-se à Educação Física Escolar e ao profissional da área um papel de máxima importância não só para esportes, competições e brincadeiras, mas também, para a educação postural.
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Objetivo: Mostrar os benefícios das aulas de Educação Física para o desenvolvimento nos escolares e como o professor de educação física pode auxiliar corrigindo a postura dos mesmos. Material e Métodos: Este estudo é uma revisão bibliográfica. Revisão da Literatura: Verifica-se historicamente que a Educação Física, é entendida como disciplina acadêmica, estudaria não apenas o corpo, mas o movimento humano, sendo denominado cinesiologia, termo que significa “estudo do movimento”. A ênfase deste item está na relação entre as capacidades e as necessidades biomecânicas e a construção sociocultural da atitude corporal, dos gestos, da postura. Considerações Finais: A literatura mostra que os problemas posturais em crianças e adolescentes na fase escolar estão se tornando um problema de saúde pública. O ambiente escolar parece atuar e influenciar, assim como os hábitos posturais inadequados dos alunos. Frente a esse contexto, sugere-se à Educação Física Escolar e ao profissional da área um papel de máxima importância não só para esportes, competições e brincadeiras, mas também, para a educação postural.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-03-04T13:56:32Z No. of bitstreams: 1 21237381.pdf: 1684867 bytes, checksum: 1554508e3d6272e470f0c883c40c6028 (MD5)Made available in DSpace on 2015-03-04T13:56:33Z (GMT). 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