Humanidades: ensino de “nova” dimensão ética na educação médica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia Júnior,Carlos Alberto Severo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Bioética (online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422020000300479
Resumo: Resumo O objetivo deste estudo é apresentar o processo de formação ética por meio da disciplina Humanidades Médicas do curso de medicina de instituição de ensino superior do Sul do Brasil. Trata-se de pesquisa qualitativa realizada com 28 alunos matriculados entre o 1º e o 7º período. Os dados foram coletados em grupos focais, e os resultados, obtidos por análise de conteúdo, foram divididos em duas categorias temáticas: produção de si e de práticas relativas à dimensão ética da medicina; e propostas de mudança na formação humanística. Conclui-se que é necessário identificar os problemas éticos do processo de ensino-aprendizagem, desenvolver oportunidades para outras formas de conexão entre docentes e discentes e problematizar questões inerentes à ética médica.
id CFM-1_5cae0f42f5cb484a8c2fe94601edc219
oai_identifier_str oai:scielo:S1983-80422020000300479
network_acronym_str CFM-1
network_name_str Revista Bioética (online)
repository_id_str
spelling Humanidades: ensino de “nova” dimensão ética na educação médicaPalavras-chave: BioéticaEducação médicaEstudantes de medicinaEducação superiorBrasilResumo O objetivo deste estudo é apresentar o processo de formação ética por meio da disciplina Humanidades Médicas do curso de medicina de instituição de ensino superior do Sul do Brasil. Trata-se de pesquisa qualitativa realizada com 28 alunos matriculados entre o 1º e o 7º período. Os dados foram coletados em grupos focais, e os resultados, obtidos por análise de conteúdo, foram divididos em duas categorias temáticas: produção de si e de práticas relativas à dimensão ética da medicina; e propostas de mudança na formação humanística. Conclui-se que é necessário identificar os problemas éticos do processo de ensino-aprendizagem, desenvolver oportunidades para outras formas de conexão entre docentes e discentes e problematizar questões inerentes à ética médica.Conselho Federal de Medicina2020-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422020000300479Revista Bioética v.28 n.3 2020reponame:Revista Bioética (online)instname:Conselho Federal de Medicina (CFM)instacron:CFM10.1590/1983-80422020283410info:eu-repo/semantics/openAccessGarcia Júnior,Carlos Alberto Severopor2020-11-03T00:00:00Zoai:scielo:S1983-80422020000300479Revistahttp://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista_bioeticaPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpbioetica@portalmedico.org.br||revistabioetica@gmail.com1983-80421983-8034opendoar:2020-11-03T00:00Revista Bioética (online) - Conselho Federal de Medicina (CFM)false
dc.title.none.fl_str_mv Humanidades: ensino de “nova” dimensão ética na educação médica
title Humanidades: ensino de “nova” dimensão ética na educação médica
spellingShingle Humanidades: ensino de “nova” dimensão ética na educação médica
Garcia Júnior,Carlos Alberto Severo
Palavras-chave: Bioética
Educação médica
Estudantes de medicina
Educação superior
Brasil
title_short Humanidades: ensino de “nova” dimensão ética na educação médica
title_full Humanidades: ensino de “nova” dimensão ética na educação médica
title_fullStr Humanidades: ensino de “nova” dimensão ética na educação médica
title_full_unstemmed Humanidades: ensino de “nova” dimensão ética na educação médica
title_sort Humanidades: ensino de “nova” dimensão ética na educação médica
author Garcia Júnior,Carlos Alberto Severo
author_facet Garcia Júnior,Carlos Alberto Severo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia Júnior,Carlos Alberto Severo
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras-chave: Bioética
Educação médica
Estudantes de medicina
Educação superior
Brasil
topic Palavras-chave: Bioética
Educação médica
Estudantes de medicina
Educação superior
Brasil
description Resumo O objetivo deste estudo é apresentar o processo de formação ética por meio da disciplina Humanidades Médicas do curso de medicina de instituição de ensino superior do Sul do Brasil. Trata-se de pesquisa qualitativa realizada com 28 alunos matriculados entre o 1º e o 7º período. Os dados foram coletados em grupos focais, e os resultados, obtidos por análise de conteúdo, foram divididos em duas categorias temáticas: produção de si e de práticas relativas à dimensão ética da medicina; e propostas de mudança na formação humanística. Conclui-se que é necessário identificar os problemas éticos do processo de ensino-aprendizagem, desenvolver oportunidades para outras formas de conexão entre docentes e discentes e problematizar questões inerentes à ética médica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422020000300479
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422020000300479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1983-80422020283410
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Medicina
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Medicina
dc.source.none.fl_str_mv Revista Bioética v.28 n.3 2020
reponame:Revista Bioética (online)
instname:Conselho Federal de Medicina (CFM)
instacron:CFM
instname_str Conselho Federal de Medicina (CFM)
instacron_str CFM
institution CFM
reponame_str Revista Bioética (online)
collection Revista Bioética (online)
repository.name.fl_str_mv Revista Bioética (online) - Conselho Federal de Medicina (CFM)
repository.mail.fl_str_mv bioetica@portalmedico.org.br||revistabioetica@gmail.com
_version_ 1754122543448457216