Oficina de orientação profissional em uma escola pública: uma abordagem Psicossocial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932009000200016 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é relatar uma intervenção com orientação profissional realizada em uma escola pública de ensino médio, com estudantes do 3º ano (17 a 20 anos de idade). A oficina foi conduzida em oito encontros semanais, com duração de duas horas cada, e partiu de um enfoque psicossocial, com base em uma avaliação crítica da sociedade e do trabalho e com o objetivo de ampliar a consciência dos indivíduos sobre o contexto escolar, familiar e laboral que os cerca, favorecendo a atitude de participação ativa frente aos diversos determinantes da escolha profissional. Neste artigo, descrevemos os procedimentos utilizados, incluindo técnicas de grupo e questionários abertos, com enfoque qualitativo, criados especificamente para a intervenção. Debatemos, com os participantes, o cotidiano escolar e as idéias naturalizadas sobre o sucesso pessoal. Apresentamos e discutimos informações objetivas sobre cursos e profissões, e envolvemos os estudantes em uma atividade de pesquisa sobre profissões, realizada por meio de entrevistas. Ao final da intervenção, os estudantes relataram maior segurança frente aos planos de futuro e à escolha profissional e avaliaram positivamente a oficina proposta. |
id |
CFP-1_00a6b91f582662d4f5dd355245504a12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-98932009000200016 |
network_acronym_str |
CFP-1 |
network_name_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Oficina de orientação profissional em uma escola pública: uma abordagem PsicossocialOrientação profissionalEscola públicaEnsino médioIntervenção psicossocialO objetivo deste artigo é relatar uma intervenção com orientação profissional realizada em uma escola pública de ensino médio, com estudantes do 3º ano (17 a 20 anos de idade). A oficina foi conduzida em oito encontros semanais, com duração de duas horas cada, e partiu de um enfoque psicossocial, com base em uma avaliação crítica da sociedade e do trabalho e com o objetivo de ampliar a consciência dos indivíduos sobre o contexto escolar, familiar e laboral que os cerca, favorecendo a atitude de participação ativa frente aos diversos determinantes da escolha profissional. Neste artigo, descrevemos os procedimentos utilizados, incluindo técnicas de grupo e questionários abertos, com enfoque qualitativo, criados especificamente para a intervenção. Debatemos, com os participantes, o cotidiano escolar e as idéias naturalizadas sobre o sucesso pessoal. Apresentamos e discutimos informações objetivas sobre cursos e profissões, e envolvemos os estudantes em uma atividade de pesquisa sobre profissões, realizada por meio de entrevistas. Ao final da intervenção, os estudantes relataram maior segurança frente aos planos de futuro e à escolha profissional e avaliaram positivamente a oficina proposta.Conselho Federal de Psicologia2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932009000200016Psicologia: Ciência e Profissão v.29 n.2 2009reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/S1414-98932009000200016info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Luiz Gustavo SilvaMenandro,Maria Cristina SmithBertollo,MilenaRolke,Rafaela Kerckhoffpor2012-03-09T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932009000200016Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2012-03-09T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Oficina de orientação profissional em uma escola pública: uma abordagem Psicossocial |
title |
Oficina de orientação profissional em uma escola pública: uma abordagem Psicossocial |
spellingShingle |
Oficina de orientação profissional em uma escola pública: uma abordagem Psicossocial Souza,Luiz Gustavo Silva Orientação profissional Escola pública Ensino médio Intervenção psicossocial |
title_short |
Oficina de orientação profissional em uma escola pública: uma abordagem Psicossocial |
title_full |
Oficina de orientação profissional em uma escola pública: uma abordagem Psicossocial |
title_fullStr |
Oficina de orientação profissional em uma escola pública: uma abordagem Psicossocial |
title_full_unstemmed |
Oficina de orientação profissional em uma escola pública: uma abordagem Psicossocial |
title_sort |
Oficina de orientação profissional em uma escola pública: uma abordagem Psicossocial |
author |
Souza,Luiz Gustavo Silva |
author_facet |
Souza,Luiz Gustavo Silva Menandro,Maria Cristina Smith Bertollo,Milena Rolke,Rafaela Kerckhoff |
author_role |
author |
author2 |
Menandro,Maria Cristina Smith Bertollo,Milena Rolke,Rafaela Kerckhoff |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza,Luiz Gustavo Silva Menandro,Maria Cristina Smith Bertollo,Milena Rolke,Rafaela Kerckhoff |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Orientação profissional Escola pública Ensino médio Intervenção psicossocial |
topic |
Orientação profissional Escola pública Ensino médio Intervenção psicossocial |
description |
O objetivo deste artigo é relatar uma intervenção com orientação profissional realizada em uma escola pública de ensino médio, com estudantes do 3º ano (17 a 20 anos de idade). A oficina foi conduzida em oito encontros semanais, com duração de duas horas cada, e partiu de um enfoque psicossocial, com base em uma avaliação crítica da sociedade e do trabalho e com o objetivo de ampliar a consciência dos indivíduos sobre o contexto escolar, familiar e laboral que os cerca, favorecendo a atitude de participação ativa frente aos diversos determinantes da escolha profissional. Neste artigo, descrevemos os procedimentos utilizados, incluindo técnicas de grupo e questionários abertos, com enfoque qualitativo, criados especificamente para a intervenção. Debatemos, com os participantes, o cotidiano escolar e as idéias naturalizadas sobre o sucesso pessoal. Apresentamos e discutimos informações objetivas sobre cursos e profissões, e envolvemos os estudantes em uma atividade de pesquisa sobre profissões, realizada por meio de entrevistas. Ao final da intervenção, os estudantes relataram maior segurança frente aos planos de futuro e à escolha profissional e avaliaram positivamente a oficina proposta. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932009000200016 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932009000200016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-98932009000200016 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Ciência e Profissão v.29 n.2 2009 reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP) instacron:CFP |
instname_str |
Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
instacron_str |
CFP |
institution |
CFP |
reponame_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
collection |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@cfp.org.br |
_version_ |
1754122428565422080 |