Atitudes de professores em relação à educação inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Crochík,José Leon
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Freller,Cintia C., Dias,Marian Ávila de Lima e, Feffermann,Marisa, Nascimento,Rafael Baioni do, Casco,Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932009000100005
Resumo: Com a finalidade de analisar atitudes de professores em relação à educação inclusiva por meio da teoria crítica da sociedade, entrevistamos 14 professores do ensino fundamental. A maioria dos entrevistados se declarou favorável à educação inclusiva, propondo condições adequadas tais como: recursos humanos, diminuição de alunos em sala, restrição ao número de alunos com deficiência intelectual, necessidade de o professor ser especialista em educação inclusiva, participação de outros especialistas (médicos, psicólogos, fonoaudiólogos etc.) e apoio de outro professor em sala. No que se refere aos benefícios e prejuízos da educação inclusiva, verificou-se que a maioria dos professores julga que os alunos sem deficiência se consideram superiores àqueles que não têm deficiência, metade dos entrevistados julga que a presença dos alunos com deficiência não atrapalha a aprendizagem dos alunos sem deficiência, e, por fim, que a maioria dos professores considera que a educação inclusiva deve favorecer a socialização e a aprendizagem dos alunos com deficiência.
id CFP-1_147080ffec583380c86940cbf1c7d340
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932009000100005
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Atitudes de professores em relação à educação inclusivaEducação integrada/inclusivaTeoria crítica da sociedadeAtitudesProfessoresCom a finalidade de analisar atitudes de professores em relação à educação inclusiva por meio da teoria crítica da sociedade, entrevistamos 14 professores do ensino fundamental. A maioria dos entrevistados se declarou favorável à educação inclusiva, propondo condições adequadas tais como: recursos humanos, diminuição de alunos em sala, restrição ao número de alunos com deficiência intelectual, necessidade de o professor ser especialista em educação inclusiva, participação de outros especialistas (médicos, psicólogos, fonoaudiólogos etc.) e apoio de outro professor em sala. No que se refere aos benefícios e prejuízos da educação inclusiva, verificou-se que a maioria dos professores julga que os alunos sem deficiência se consideram superiores àqueles que não têm deficiência, metade dos entrevistados julga que a presença dos alunos com deficiência não atrapalha a aprendizagem dos alunos sem deficiência, e, por fim, que a maioria dos professores considera que a educação inclusiva deve favorecer a socialização e a aprendizagem dos alunos com deficiência.Conselho Federal de Psicologia2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932009000100005Psicologia: Ciência e Profissão v.29 n.1 2009reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/S1414-98932009000100005info:eu-repo/semantics/openAccessCrochík,José LeonFreller,Cintia C.Dias,Marian Ávila de Lima eFeffermann,MarisaNascimento,Rafael Baioni doCasco,Ricardopor2012-06-20T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932009000100005Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2012-06-20T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Atitudes de professores em relação à educação inclusiva
title Atitudes de professores em relação à educação inclusiva
spellingShingle Atitudes de professores em relação à educação inclusiva
Crochík,José Leon
Educação integrada/inclusiva
Teoria crítica da sociedade
Atitudes
Professores
title_short Atitudes de professores em relação à educação inclusiva
title_full Atitudes de professores em relação à educação inclusiva
title_fullStr Atitudes de professores em relação à educação inclusiva
title_full_unstemmed Atitudes de professores em relação à educação inclusiva
title_sort Atitudes de professores em relação à educação inclusiva
author Crochík,José Leon
author_facet Crochík,José Leon
Freller,Cintia C.
Dias,Marian Ávila de Lima e
Feffermann,Marisa
Nascimento,Rafael Baioni do
Casco,Ricardo
author_role author
author2 Freller,Cintia C.
Dias,Marian Ávila de Lima e
Feffermann,Marisa
Nascimento,Rafael Baioni do
Casco,Ricardo
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Crochík,José Leon
Freller,Cintia C.
Dias,Marian Ávila de Lima e
Feffermann,Marisa
Nascimento,Rafael Baioni do
Casco,Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação integrada/inclusiva
Teoria crítica da sociedade
Atitudes
Professores
topic Educação integrada/inclusiva
Teoria crítica da sociedade
Atitudes
Professores
description Com a finalidade de analisar atitudes de professores em relação à educação inclusiva por meio da teoria crítica da sociedade, entrevistamos 14 professores do ensino fundamental. A maioria dos entrevistados se declarou favorável à educação inclusiva, propondo condições adequadas tais como: recursos humanos, diminuição de alunos em sala, restrição ao número de alunos com deficiência intelectual, necessidade de o professor ser especialista em educação inclusiva, participação de outros especialistas (médicos, psicólogos, fonoaudiólogos etc.) e apoio de outro professor em sala. No que se refere aos benefícios e prejuízos da educação inclusiva, verificou-se que a maioria dos professores julga que os alunos sem deficiência se consideram superiores àqueles que não têm deficiência, metade dos entrevistados julga que a presença dos alunos com deficiência não atrapalha a aprendizagem dos alunos sem deficiência, e, por fim, que a maioria dos professores considera que a educação inclusiva deve favorecer a socialização e a aprendizagem dos alunos com deficiência.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932009000100005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932009000100005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-98932009000100005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.29 n.1 2009
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122428529770496