A Interação Terapêutica em Intervenções com Universitários com Transtorno de Ansiedade Social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia,Vagner Angelo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Bolsoni-Silva,Alessandra Turini, Nobile,Glaucia Fernanda Galeazzi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000401089
Resumo: Resumo Atualmente, muitas pesquisas têm sido conduzidas para avaliar o papel do terapeuta e do cliente no processo terapêutico. Este trabalho se propôs a analisar sessões de terapia analítico comportamental em intervenções com transtorno de ansiedade social. Vinte e duas sessões de duas díades terapêuticas foram analisadas e categorizadas de acordo com um sistema de categorização de comportamentos (SiMCCIT). Os resultados foram agrupados em frequência e duração nos três momentos da intervenção: Início (primeiras três sessões), Desenvolvimento (cinco sessões intermediárias) e Encerramento (três sessões finais). Os resultados apontam que o papel da terapeuta foi semelhante em ambos os atendimentos, enquanto que os clientes apresentaram algumas diferenças. Houve flexibilidade da terapeuta em adaptar o procedimento de acordo com a necessidade de cada cliente. Foram discutidos aspectos da interação terapêutica que pela análise das categorias permitiu evidenciar uma forma de agir com clientes com transtorno de ansiedade social.
id CFP-1_197a32be7bb970b58d49f2bc0269702d
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932015000401089
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling A Interação Terapêutica em Intervenções com Universitários com Transtorno de Ansiedade SocialComportamento socialTranstornos fóbicosComportamento verbalResumo Atualmente, muitas pesquisas têm sido conduzidas para avaliar o papel do terapeuta e do cliente no processo terapêutico. Este trabalho se propôs a analisar sessões de terapia analítico comportamental em intervenções com transtorno de ansiedade social. Vinte e duas sessões de duas díades terapêuticas foram analisadas e categorizadas de acordo com um sistema de categorização de comportamentos (SiMCCIT). Os resultados foram agrupados em frequência e duração nos três momentos da intervenção: Início (primeiras três sessões), Desenvolvimento (cinco sessões intermediárias) e Encerramento (três sessões finais). Os resultados apontam que o papel da terapeuta foi semelhante em ambos os atendimentos, enquanto que os clientes apresentaram algumas diferenças. Houve flexibilidade da terapeuta em adaptar o procedimento de acordo com a necessidade de cada cliente. Foram discutidos aspectos da interação terapêutica que pela análise das categorias permitiu evidenciar uma forma de agir com clientes com transtorno de ansiedade social.Conselho Federal de Psicologia2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000401089Psicologia: Ciência e Profissão v.35 n.4 2015reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703000842014info:eu-repo/semantics/openAccessGarcia,Vagner AngeloBolsoni-Silva,Alessandra TuriniNobile,Glaucia Fernanda Galeazzipor2015-12-15T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932015000401089Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2015-12-15T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Interação Terapêutica em Intervenções com Universitários com Transtorno de Ansiedade Social
title A Interação Terapêutica em Intervenções com Universitários com Transtorno de Ansiedade Social
spellingShingle A Interação Terapêutica em Intervenções com Universitários com Transtorno de Ansiedade Social
Garcia,Vagner Angelo
Comportamento social
Transtornos fóbicos
Comportamento verbal
title_short A Interação Terapêutica em Intervenções com Universitários com Transtorno de Ansiedade Social
title_full A Interação Terapêutica em Intervenções com Universitários com Transtorno de Ansiedade Social
title_fullStr A Interação Terapêutica em Intervenções com Universitários com Transtorno de Ansiedade Social
title_full_unstemmed A Interação Terapêutica em Intervenções com Universitários com Transtorno de Ansiedade Social
title_sort A Interação Terapêutica em Intervenções com Universitários com Transtorno de Ansiedade Social
author Garcia,Vagner Angelo
author_facet Garcia,Vagner Angelo
Bolsoni-Silva,Alessandra Turini
Nobile,Glaucia Fernanda Galeazzi
author_role author
author2 Bolsoni-Silva,Alessandra Turini
Nobile,Glaucia Fernanda Galeazzi
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia,Vagner Angelo
Bolsoni-Silva,Alessandra Turini
Nobile,Glaucia Fernanda Galeazzi
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento social
Transtornos fóbicos
Comportamento verbal
topic Comportamento social
Transtornos fóbicos
Comportamento verbal
description Resumo Atualmente, muitas pesquisas têm sido conduzidas para avaliar o papel do terapeuta e do cliente no processo terapêutico. Este trabalho se propôs a analisar sessões de terapia analítico comportamental em intervenções com transtorno de ansiedade social. Vinte e duas sessões de duas díades terapêuticas foram analisadas e categorizadas de acordo com um sistema de categorização de comportamentos (SiMCCIT). Os resultados foram agrupados em frequência e duração nos três momentos da intervenção: Início (primeiras três sessões), Desenvolvimento (cinco sessões intermediárias) e Encerramento (três sessões finais). Os resultados apontam que o papel da terapeuta foi semelhante em ambos os atendimentos, enquanto que os clientes apresentaram algumas diferenças. Houve flexibilidade da terapeuta em adaptar o procedimento de acordo com a necessidade de cada cliente. Foram discutidos aspectos da interação terapêutica que pela análise das categorias permitiu evidenciar uma forma de agir com clientes com transtorno de ansiedade social.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000401089
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000401089
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-3703000842014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.35 n.4 2015
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122430488510464