Formação do Psicólogo para Atuar na Educação: Concepções de Coordenadores de Curso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000100048 |
Resumo: | Resumo Com a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) nos cursos de Psicologia em 2004, os projetos pedagógicos passaram a incorporá-las considerando as diferentes condições e especificidades de cada curso. A pesquisa interinstitucional aqui relatada investigou como está ocorrendo a apropriação das DCN pelos cursos de Psicologia, focalizando a ênfase em processos educativos. Em Minas Gerais, foram pesquisadas cinco Instituições de Ensino Superior (IES), sendo três privadas e duas públicas. Abordamos aqui as entrevistas com cinco coordenadores de curso e um ex-coordenador, cuja leitura levou à organização destes eixos de análise: caracterização dos participantes; caracterização do curso de psicologia; diretrizes curriculares nacionais; formação do psicólogo e formação do psicólogo para atuação no campo da educação. Foi constatado que os coordenadores de curso são profissionais que se dividem em múltiplas tarefas e vivenciam inúmeros desafios; são um elemento fundamental para a compreensão e apropriação das DCN no cotidiano dos cursos de Psicologia e importantes mediadores entre este documento, o projeto pedagógico, as atividades docentes e as atividades formativas do psicólogo. A apropriação da função de coordenador é um processo que ocorre no transcorrer do próprio trabalho e, neste sentido, destacamos a necessidade de uma formação continuada que o auxilie a lidar com as diferentes demandas do curso. |
id |
CFP-1_2d94b2490f6aac3536bc1ba4c4a7698d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-98932016000100048 |
network_acronym_str |
CFP-1 |
network_name_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação do Psicólogo para Atuar na Educação: Concepções de Coordenadores de CursoCoordenadores de CursoPsicologia EscolarFormação do PsicólogoProjeto Político PedagógicoPsicologia e EducaçãoResumo Com a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) nos cursos de Psicologia em 2004, os projetos pedagógicos passaram a incorporá-las considerando as diferentes condições e especificidades de cada curso. A pesquisa interinstitucional aqui relatada investigou como está ocorrendo a apropriação das DCN pelos cursos de Psicologia, focalizando a ênfase em processos educativos. Em Minas Gerais, foram pesquisadas cinco Instituições de Ensino Superior (IES), sendo três privadas e duas públicas. Abordamos aqui as entrevistas com cinco coordenadores de curso e um ex-coordenador, cuja leitura levou à organização destes eixos de análise: caracterização dos participantes; caracterização do curso de psicologia; diretrizes curriculares nacionais; formação do psicólogo e formação do psicólogo para atuação no campo da educação. Foi constatado que os coordenadores de curso são profissionais que se dividem em múltiplas tarefas e vivenciam inúmeros desafios; são um elemento fundamental para a compreensão e apropriação das DCN no cotidiano dos cursos de Psicologia e importantes mediadores entre este documento, o projeto pedagógico, as atividades docentes e as atividades formativas do psicólogo. A apropriação da função de coordenador é um processo que ocorre no transcorrer do próprio trabalho e, neste sentido, destacamos a necessidade de uma formação continuada que o auxilie a lidar com as diferentes demandas do curso.Conselho Federal de Psicologia2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000100048Psicologia: Ciência e Profissão v.36 n.1 2016reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703001082014info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Silvia Maria Cintra daPeretta,Anabela Almeida Costa e SantosSilva,Larice SantosNasciutti,Fabiana Marques BarbosaNaves,Flaviana FrancoLima,Nayara Portilhopor2016-03-17T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932016000100048Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2016-03-17T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação do Psicólogo para Atuar na Educação: Concepções de Coordenadores de Curso |
title |
Formação do Psicólogo para Atuar na Educação: Concepções de Coordenadores de Curso |
spellingShingle |
Formação do Psicólogo para Atuar na Educação: Concepções de Coordenadores de Curso Silva,Silvia Maria Cintra da Coordenadores de Curso Psicologia Escolar Formação do Psicólogo Projeto Político Pedagógico Psicologia e Educação |
title_short |
Formação do Psicólogo para Atuar na Educação: Concepções de Coordenadores de Curso |
title_full |
Formação do Psicólogo para Atuar na Educação: Concepções de Coordenadores de Curso |
title_fullStr |
Formação do Psicólogo para Atuar na Educação: Concepções de Coordenadores de Curso |
title_full_unstemmed |
Formação do Psicólogo para Atuar na Educação: Concepções de Coordenadores de Curso |
title_sort |
Formação do Psicólogo para Atuar na Educação: Concepções de Coordenadores de Curso |
author |
Silva,Silvia Maria Cintra da |
author_facet |
Silva,Silvia Maria Cintra da Peretta,Anabela Almeida Costa e Santos Silva,Larice Santos Nasciutti,Fabiana Marques Barbosa Naves,Flaviana Franco Lima,Nayara Portilho |
author_role |
author |
author2 |
Peretta,Anabela Almeida Costa e Santos Silva,Larice Santos Nasciutti,Fabiana Marques Barbosa Naves,Flaviana Franco Lima,Nayara Portilho |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Silvia Maria Cintra da Peretta,Anabela Almeida Costa e Santos Silva,Larice Santos Nasciutti,Fabiana Marques Barbosa Naves,Flaviana Franco Lima,Nayara Portilho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Coordenadores de Curso Psicologia Escolar Formação do Psicólogo Projeto Político Pedagógico Psicologia e Educação |
topic |
Coordenadores de Curso Psicologia Escolar Formação do Psicólogo Projeto Político Pedagógico Psicologia e Educação |
description |
Resumo Com a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) nos cursos de Psicologia em 2004, os projetos pedagógicos passaram a incorporá-las considerando as diferentes condições e especificidades de cada curso. A pesquisa interinstitucional aqui relatada investigou como está ocorrendo a apropriação das DCN pelos cursos de Psicologia, focalizando a ênfase em processos educativos. Em Minas Gerais, foram pesquisadas cinco Instituições de Ensino Superior (IES), sendo três privadas e duas públicas. Abordamos aqui as entrevistas com cinco coordenadores de curso e um ex-coordenador, cuja leitura levou à organização destes eixos de análise: caracterização dos participantes; caracterização do curso de psicologia; diretrizes curriculares nacionais; formação do psicólogo e formação do psicólogo para atuação no campo da educação. Foi constatado que os coordenadores de curso são profissionais que se dividem em múltiplas tarefas e vivenciam inúmeros desafios; são um elemento fundamental para a compreensão e apropriação das DCN no cotidiano dos cursos de Psicologia e importantes mediadores entre este documento, o projeto pedagógico, as atividades docentes e as atividades formativas do psicólogo. A apropriação da função de coordenador é um processo que ocorre no transcorrer do próprio trabalho e, neste sentido, destacamos a necessidade de uma formação continuada que o auxilie a lidar com as diferentes demandas do curso. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000100048 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000100048 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1982-3703001082014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Ciência e Profissão v.36 n.1 2016 reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP) instacron:CFP |
instname_str |
Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
instacron_str |
CFP |
institution |
CFP |
reponame_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
collection |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@cfp.org.br |
_version_ |
1754122430516822016 |