Classes de comportamentos constituintes da classe geral coordenar processo de mudança organizacional como atribuições de um coordenador de curso de graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Priscilla Lourenço
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93738
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2010
id UFSC_2f87ffa99e5216cd9735bb0fd378f46a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/93738
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Classes de comportamentos constituintes da classe geral coordenar processo de mudança organizacional como atribuições de um coordenador de curso de graduaçãoPsicologiaCoordenadores de cursosResponsabilidade administrativaDesenvolvimento organizacionalTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2010Algumas organizações têm estruturado seus cargos a partir das atribuições daqueles que os exercem. Nem sempre os atributos e atividades permitem identificar a função pela qual o cargo é necessário tanto para a organização quanto para a sociedade. As instituições de ensino superior se comparadas as organizações, também têm seus cargos ocupados por pessoas que executam rotinas de trabalho e não conseguem, muitas vezes identificar qual a função do cargo exercido. Nessas instituições é possível que existam falhas por parte dos dirigentes ao identificarem e detalharem aquilo que precisa ser realizado pelos coordenadores e isso pode ser dificultoso para o coordenador identificar aquilo que se espera que seja feito. A partir da revisão de literatura sobre coordenar cursos de graduação foi possível identificar que os critérios para selecionar pessoas para coordenarem ocorre a partir de indicação, por tempo de serviço na instituição, ou por ter sido bem sucedido em qualquer outra função (não a de coordenador) que desempenhou na instituição. As implicações a partir desse critério de escolha são as mais variadas possíveis, mais principalmente àquelas que atingem diretamente professores, alunos e funcionários que passam a ser orientados e também tem suas funções norteadas pelo exercício do coordenador de curso. Nesse sentido, a necessidade de preparo específico e direcionado ao coordenador principalmente se esse será responsabilizado por planejar, implantar e avaliar um processo de mudança organizacional parece ser um conhecimento que necessita ser produzido. Uma proposta de modificação no ambiente organizacional implica uma modificação de comportamentos das pessoas envolvidas no processo. Sendo o coordenador de curso responsabilizado por planejar, implantar e avaliar o grau e direção de ocorrência das modificações foi possível produzir conhecimento sobre a pergunta de pesquisa: quais as classes de comportamentos constituintes da classe geral "coordenar processos de mudança organizacional" como parte das atribuições de um coordenador de curso de graduação? O método de estudo utilizado para se obter os resultados foi a partir da sistematização e organização de classes de comportamentos que foram obtidas a partir de sentenças gramaticais encontradas nas três fontes investigadas: um texto não publicado e dois livros. Foram descobertas 497 classes de comportamentos constituintes da classe geral "coordenar processos de mudança organizacional". Essas classes de comportamentos foram organizadas em conjuntos compostos por classes de comportamentos de "coordenar", classes de comportamentos de "coordenar cursos de ensino superior" classes de comportamentos constituintes do "processo de mudança" e classes de comportamentos das "funções do administrador". A descoberta dessas classes possibilitou discutir sobre as implicações da função de coordenar processos de mudança organizacional e responder ao problema de pesquisa proposto.Kubo, Olga MitsueUniversidade Federal de Santa CatarinaPinheiro, Priscilla Lourenço2012-10-25T02:56:01Z2012-10-25T02:56:01Z2012-10-25T02:56:01Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis205 p.| ils., tabs.application/pdf287042http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93738porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T06:19:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/93738Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T06:19:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Classes de comportamentos constituintes da classe geral coordenar processo de mudança organizacional como atribuições de um coordenador de curso de graduação
title Classes de comportamentos constituintes da classe geral coordenar processo de mudança organizacional como atribuições de um coordenador de curso de graduação
spellingShingle Classes de comportamentos constituintes da classe geral coordenar processo de mudança organizacional como atribuições de um coordenador de curso de graduação
Pinheiro, Priscilla Lourenço
Psicologia
Coordenadores de cursos
Responsabilidade administrativa
Desenvolvimento organizacional
title_short Classes de comportamentos constituintes da classe geral coordenar processo de mudança organizacional como atribuições de um coordenador de curso de graduação
title_full Classes de comportamentos constituintes da classe geral coordenar processo de mudança organizacional como atribuições de um coordenador de curso de graduação
title_fullStr Classes de comportamentos constituintes da classe geral coordenar processo de mudança organizacional como atribuições de um coordenador de curso de graduação
title_full_unstemmed Classes de comportamentos constituintes da classe geral coordenar processo de mudança organizacional como atribuições de um coordenador de curso de graduação
title_sort Classes de comportamentos constituintes da classe geral coordenar processo de mudança organizacional como atribuições de um coordenador de curso de graduação
author Pinheiro, Priscilla Lourenço
author_facet Pinheiro, Priscilla Lourenço
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kubo, Olga Mitsue
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Priscilla Lourenço
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Coordenadores de cursos
Responsabilidade administrativa
Desenvolvimento organizacional
topic Psicologia
Coordenadores de cursos
Responsabilidade administrativa
Desenvolvimento organizacional
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2010
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-25T02:56:01Z
2012-10-25T02:56:01Z
2012-10-25T02:56:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 287042
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93738
identifier_str_mv 287042
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93738
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 205 p.| ils., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652344874762240