Sensibilizar professores para o desenvolvimento de carreira dos alunos: relato de uma experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932014000200018 |
Resumo: | A literatura destaca a importância de realizar sessões de sensibilização dos professores para promover a sua influência positiva e intencional, enquanto docentes, nas trajetórias de carreira dos alunos. Este artigo relata uma experiência de realização de uma sessão de sensibilização junto a professores da educação básica de um agrupamento de escolas no noroeste de Portugal. Procurou-se esclarecer o conceito de desenvolvimento de carreira junto dos professores, conscientizá-los para o papel da escola no desenvolvimento de carreira dos alunos e estimular a dinamização de atividades promotoras desse processo. Apresenta-se a estrutura da sessão, as estratégias adotadas para alcançar os objetivos propostos e as reflexões partilhadas e debatidas pelos professores. As apreciações dos intervenientes quanto à sessão de sensibilização mostraram-se favoráveis. Esta experiência ilustra a importância de realizar sessões de sensibilização dos professores nesse domínio, as quais podem sustentar a promoção do desenvolvimento de carreira dos alunos, ao longo da escolaridade. |
id |
CFP-1_372593231ddf83f6b184252fb1188286 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-98932014000200018 |
network_acronym_str |
CFP-1 |
network_name_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sensibilizar professores para o desenvolvimento de carreira dos alunos: relato de uma experiênciaDesenvolvimento profissionalEstudantes de ensino fundamentalEducaçãoSensibilizaçãoA literatura destaca a importância de realizar sessões de sensibilização dos professores para promover a sua influência positiva e intencional, enquanto docentes, nas trajetórias de carreira dos alunos. Este artigo relata uma experiência de realização de uma sessão de sensibilização junto a professores da educação básica de um agrupamento de escolas no noroeste de Portugal. Procurou-se esclarecer o conceito de desenvolvimento de carreira junto dos professores, conscientizá-los para o papel da escola no desenvolvimento de carreira dos alunos e estimular a dinamização de atividades promotoras desse processo. Apresenta-se a estrutura da sessão, as estratégias adotadas para alcançar os objetivos propostos e as reflexões partilhadas e debatidas pelos professores. As apreciações dos intervenientes quanto à sessão de sensibilização mostraram-se favoráveis. Esta experiência ilustra a importância de realizar sessões de sensibilização dos professores nesse domínio, as quais podem sustentar a promoção do desenvolvimento de carreira dos alunos, ao longo da escolaridade.Conselho Federal de Psicologia2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932014000200018Psicologia: Ciência e Profissão v.34 n.2 2014reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703001612013info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Íris M.Taveira,Maria do CéuNeves,Lúcia F.por2015-04-22T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932014000200018Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2015-04-22T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sensibilizar professores para o desenvolvimento de carreira dos alunos: relato de uma experiência |
title |
Sensibilizar professores para o desenvolvimento de carreira dos alunos: relato de uma experiência |
spellingShingle |
Sensibilizar professores para o desenvolvimento de carreira dos alunos: relato de uma experiência Oliveira,Íris M. Desenvolvimento profissional Estudantes de ensino fundamental Educação Sensibilização |
title_short |
Sensibilizar professores para o desenvolvimento de carreira dos alunos: relato de uma experiência |
title_full |
Sensibilizar professores para o desenvolvimento de carreira dos alunos: relato de uma experiência |
title_fullStr |
Sensibilizar professores para o desenvolvimento de carreira dos alunos: relato de uma experiência |
title_full_unstemmed |
Sensibilizar professores para o desenvolvimento de carreira dos alunos: relato de uma experiência |
title_sort |
Sensibilizar professores para o desenvolvimento de carreira dos alunos: relato de uma experiência |
author |
Oliveira,Íris M. |
author_facet |
Oliveira,Íris M. Taveira,Maria do Céu Neves,Lúcia F. |
author_role |
author |
author2 |
Taveira,Maria do Céu Neves,Lúcia F. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira,Íris M. Taveira,Maria do Céu Neves,Lúcia F. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento profissional Estudantes de ensino fundamental Educação Sensibilização |
topic |
Desenvolvimento profissional Estudantes de ensino fundamental Educação Sensibilização |
description |
A literatura destaca a importância de realizar sessões de sensibilização dos professores para promover a sua influência positiva e intencional, enquanto docentes, nas trajetórias de carreira dos alunos. Este artigo relata uma experiência de realização de uma sessão de sensibilização junto a professores da educação básica de um agrupamento de escolas no noroeste de Portugal. Procurou-se esclarecer o conceito de desenvolvimento de carreira junto dos professores, conscientizá-los para o papel da escola no desenvolvimento de carreira dos alunos e estimular a dinamização de atividades promotoras desse processo. Apresenta-se a estrutura da sessão, as estratégias adotadas para alcançar os objetivos propostos e as reflexões partilhadas e debatidas pelos professores. As apreciações dos intervenientes quanto à sessão de sensibilização mostraram-se favoráveis. Esta experiência ilustra a importância de realizar sessões de sensibilização dos professores nesse domínio, as quais podem sustentar a promoção do desenvolvimento de carreira dos alunos, ao longo da escolaridade. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932014000200018 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932014000200018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1982-3703001612013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Ciência e Profissão v.34 n.2 2014 reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP) instacron:CFP |
instname_str |
Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
instacron_str |
CFP |
institution |
CFP |
reponame_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
collection |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@cfp.org.br |
_version_ |
1754122430085857280 |