Sensibilizar professores para o desenvolvimento de carreira dos alunos: relato de uma experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Íris M.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Taveira,Maria do Céu, Neves,Lúcia F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932014000200018
Resumo: A literatura destaca a importância de realizar sessões de sensibilização dos professores para promover a sua influência positiva e intencional, enquanto docentes, nas trajetórias de carreira dos alunos. Este artigo relata uma experiência de realização de uma sessão de sensibilização junto a professores da educação básica de um agrupamento de escolas no noroeste de Portugal. Procurou-se esclarecer o conceito de desenvolvimento de carreira junto dos professores, conscientizá-los para o papel da escola no desenvolvimento de carreira dos alunos e estimular a dinamização de atividades promotoras desse processo. Apresenta-se a estrutura da sessão, as estratégias adotadas para alcançar os objetivos propostos e as reflexões partilhadas e debatidas pelos professores. As apreciações dos intervenientes quanto à sessão de sensibilização mostraram-se favoráveis. Esta experiência ilustra a importância de realizar sessões de sensibilização dos professores nesse domínio, as quais podem sustentar a promoção do desenvolvimento de carreira dos alunos, ao longo da escolaridade.
id CFP-1_372593231ddf83f6b184252fb1188286
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932014000200018
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Sensibilizar professores para o desenvolvimento de carreira dos alunos: relato de uma experiênciaDesenvolvimento profissionalEstudantes de ensino fundamentalEducaçãoSensibilizaçãoA literatura destaca a importância de realizar sessões de sensibilização dos professores para promover a sua influência positiva e intencional, enquanto docentes, nas trajetórias de carreira dos alunos. Este artigo relata uma experiência de realização de uma sessão de sensibilização junto a professores da educação básica de um agrupamento de escolas no noroeste de Portugal. Procurou-se esclarecer o conceito de desenvolvimento de carreira junto dos professores, conscientizá-los para o papel da escola no desenvolvimento de carreira dos alunos e estimular a dinamização de atividades promotoras desse processo. Apresenta-se a estrutura da sessão, as estratégias adotadas para alcançar os objetivos propostos e as reflexões partilhadas e debatidas pelos professores. As apreciações dos intervenientes quanto à sessão de sensibilização mostraram-se favoráveis. Esta experiência ilustra a importância de realizar sessões de sensibilização dos professores nesse domínio, as quais podem sustentar a promoção do desenvolvimento de carreira dos alunos, ao longo da escolaridade.Conselho Federal de Psicologia2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932014000200018Psicologia: Ciência e Profissão v.34 n.2 2014reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703001612013info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Íris M.Taveira,Maria do CéuNeves,Lúcia F.por2015-04-22T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932014000200018Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2015-04-22T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sensibilizar professores para o desenvolvimento de carreira dos alunos: relato de uma experiência
title Sensibilizar professores para o desenvolvimento de carreira dos alunos: relato de uma experiência
spellingShingle Sensibilizar professores para o desenvolvimento de carreira dos alunos: relato de uma experiência
Oliveira,Íris M.
Desenvolvimento profissional
Estudantes de ensino fundamental
Educação
Sensibilização
title_short Sensibilizar professores para o desenvolvimento de carreira dos alunos: relato de uma experiência
title_full Sensibilizar professores para o desenvolvimento de carreira dos alunos: relato de uma experiência
title_fullStr Sensibilizar professores para o desenvolvimento de carreira dos alunos: relato de uma experiência
title_full_unstemmed Sensibilizar professores para o desenvolvimento de carreira dos alunos: relato de uma experiência
title_sort Sensibilizar professores para o desenvolvimento de carreira dos alunos: relato de uma experiência
author Oliveira,Íris M.
author_facet Oliveira,Íris M.
Taveira,Maria do Céu
Neves,Lúcia F.
author_role author
author2 Taveira,Maria do Céu
Neves,Lúcia F.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Íris M.
Taveira,Maria do Céu
Neves,Lúcia F.
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento profissional
Estudantes de ensino fundamental
Educação
Sensibilização
topic Desenvolvimento profissional
Estudantes de ensino fundamental
Educação
Sensibilização
description A literatura destaca a importância de realizar sessões de sensibilização dos professores para promover a sua influência positiva e intencional, enquanto docentes, nas trajetórias de carreira dos alunos. Este artigo relata uma experiência de realização de uma sessão de sensibilização junto a professores da educação básica de um agrupamento de escolas no noroeste de Portugal. Procurou-se esclarecer o conceito de desenvolvimento de carreira junto dos professores, conscientizá-los para o papel da escola no desenvolvimento de carreira dos alunos e estimular a dinamização de atividades promotoras desse processo. Apresenta-se a estrutura da sessão, as estratégias adotadas para alcançar os objetivos propostos e as reflexões partilhadas e debatidas pelos professores. As apreciações dos intervenientes quanto à sessão de sensibilização mostraram-se favoráveis. Esta experiência ilustra a importância de realizar sessões de sensibilização dos professores nesse domínio, as quais podem sustentar a promoção do desenvolvimento de carreira dos alunos, ao longo da escolaridade.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932014000200018
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932014000200018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-3703001612013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.34 n.2 2014
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122430085857280