Compreensão em Leitura no Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Katya Luciane de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos,Acácia Aparecida Angeli dos, Rosa,Milena Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000300546
Resumo: Resumo O objetivo deste estudo foi explorar a habilidade de compreensão de leitura de alunos do ensino fundamental de diferentes estados e escolas. Participaram 1316 alunos de escolas públicas dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Foi utilizado um texto de 83 vocábulos, preparado segundo a técnica de Cloze, em sua versão tradicional, em que se omitem todos os quintos vocábulos do texto. A aplicação foi coletiva, e os dados, submetidos à estatística descritiva e inferencial. Identificou-se que o nível de habilidade detectado foi o instrucional e houve diferenças relativas aos estados comparados e o tipo de escola. Os dados são discutidos em termos de suas implicações para a área de avaliação psicoeducacional.
id CFP-1_4281da0f1d5de64c411ce770d96d7570
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932016000300546
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Compreensão em Leitura no Ensino FundamentalLeituraTécnica de ClozeHabilidade para LeituraResumo O objetivo deste estudo foi explorar a habilidade de compreensão de leitura de alunos do ensino fundamental de diferentes estados e escolas. Participaram 1316 alunos de escolas públicas dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Foi utilizado um texto de 83 vocábulos, preparado segundo a técnica de Cloze, em sua versão tradicional, em que se omitem todos os quintos vocábulos do texto. A aplicação foi coletiva, e os dados, submetidos à estatística descritiva e inferencial. Identificou-se que o nível de habilidade detectado foi o instrucional e houve diferenças relativas aos estados comparados e o tipo de escola. Os dados são discutidos em termos de suas implicações para a área de avaliação psicoeducacional.Conselho Federal de Psicologia2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000300546Psicologia: Ciência e Profissão v.36 n.3 2016reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703001172014info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Katya Luciane deSantos,Acácia Aparecida Angeli dosRosa,Milena Teixeirapor2016-09-21T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932016000300546Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2016-09-21T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Compreensão em Leitura no Ensino Fundamental
title Compreensão em Leitura no Ensino Fundamental
spellingShingle Compreensão em Leitura no Ensino Fundamental
Oliveira,Katya Luciane de
Leitura
Técnica de Cloze
Habilidade para Leitura
title_short Compreensão em Leitura no Ensino Fundamental
title_full Compreensão em Leitura no Ensino Fundamental
title_fullStr Compreensão em Leitura no Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Compreensão em Leitura no Ensino Fundamental
title_sort Compreensão em Leitura no Ensino Fundamental
author Oliveira,Katya Luciane de
author_facet Oliveira,Katya Luciane de
Santos,Acácia Aparecida Angeli dos
Rosa,Milena Teixeira
author_role author
author2 Santos,Acácia Aparecida Angeli dos
Rosa,Milena Teixeira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Katya Luciane de
Santos,Acácia Aparecida Angeli dos
Rosa,Milena Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Técnica de Cloze
Habilidade para Leitura
topic Leitura
Técnica de Cloze
Habilidade para Leitura
description Resumo O objetivo deste estudo foi explorar a habilidade de compreensão de leitura de alunos do ensino fundamental de diferentes estados e escolas. Participaram 1316 alunos de escolas públicas dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Foi utilizado um texto de 83 vocábulos, preparado segundo a técnica de Cloze, em sua versão tradicional, em que se omitem todos os quintos vocábulos do texto. A aplicação foi coletiva, e os dados, submetidos à estatística descritiva e inferencial. Identificou-se que o nível de habilidade detectado foi o instrucional e houve diferenças relativas aos estados comparados e o tipo de escola. Os dados são discutidos em termos de suas implicações para a área de avaliação psicoeducacional.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000300546
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000300546
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-3703001172014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.36 n.3 2016
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122430574493696