Compreensão da leitura: análise do funcionamento diferencial dos itens de um Teste de Cloze

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Katya Luciane
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Santos,Acácia A. Aparecida Angeli dos, Boruchovitch,Evely, Rueda,Fabian Javier Marín
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000200003
Resumo: Este estudo teve por objetivos investigar o ajuste de um Teste de Cloze ao modelo Rasch e avaliar a dificuldade na resposta ao item em razão do gênero das pessoas (DIF). Participaram da pesquisa 573 alunos das 5ª a 8ª séries do ensino fundamental de escolas públicas estaduais dos estados de São Paulo e Minas Gerais. O teste de Cloze foi aplicado de forma coletiva. A análise do instrumento evidenciou um bom ajuste ao modelo Rasch, bem como os itens foram respondidos conforme o padrão esperado, demonstrando um bom ajuste, também. Quanto ao DIF, apenas três itens indicaram diferenciar o gênero. Com base nos dados, identificou-se que houve equilíbrio nas respostas dadas pelos meninos e meninas.
id UFRGS-5_818a7f9bcf65118819adff3e0ce8f378
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722012000200003
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Compreensão da leitura: análise do funcionamento diferencial dos itens de um Teste de ClozeTeoria de resposta ao itemtécnica de Clozecompreensão em leituraEste estudo teve por objetivos investigar o ajuste de um Teste de Cloze ao modelo Rasch e avaliar a dificuldade na resposta ao item em razão do gênero das pessoas (DIF). Participaram da pesquisa 573 alunos das 5ª a 8ª séries do ensino fundamental de escolas públicas estaduais dos estados de São Paulo e Minas Gerais. O teste de Cloze foi aplicado de forma coletiva. A análise do instrumento evidenciou um bom ajuste ao modelo Rasch, bem como os itens foram respondidos conforme o padrão esperado, demonstrando um bom ajuste, também. Quanto ao DIF, apenas três itens indicaram diferenciar o gênero. Com base nos dados, identificou-se que houve equilíbrio nas respostas dadas pelos meninos e meninas.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000200003Psicologia: Reflexão e Crítica v.25 n.2 2012reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722012000200003info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Katya LucianeSantos,Acácia A. Aparecida Angeli dosBoruchovitch,EvelyRueda,Fabian Javier Marínpor2012-07-26T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722012000200003Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2012-07-26T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Compreensão da leitura: análise do funcionamento diferencial dos itens de um Teste de Cloze
title Compreensão da leitura: análise do funcionamento diferencial dos itens de um Teste de Cloze
spellingShingle Compreensão da leitura: análise do funcionamento diferencial dos itens de um Teste de Cloze
Oliveira,Katya Luciane
Teoria de resposta ao item
técnica de Cloze
compreensão em leitura
title_short Compreensão da leitura: análise do funcionamento diferencial dos itens de um Teste de Cloze
title_full Compreensão da leitura: análise do funcionamento diferencial dos itens de um Teste de Cloze
title_fullStr Compreensão da leitura: análise do funcionamento diferencial dos itens de um Teste de Cloze
title_full_unstemmed Compreensão da leitura: análise do funcionamento diferencial dos itens de um Teste de Cloze
title_sort Compreensão da leitura: análise do funcionamento diferencial dos itens de um Teste de Cloze
author Oliveira,Katya Luciane
author_facet Oliveira,Katya Luciane
Santos,Acácia A. Aparecida Angeli dos
Boruchovitch,Evely
Rueda,Fabian Javier Marín
author_role author
author2 Santos,Acácia A. Aparecida Angeli dos
Boruchovitch,Evely
Rueda,Fabian Javier Marín
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Katya Luciane
Santos,Acácia A. Aparecida Angeli dos
Boruchovitch,Evely
Rueda,Fabian Javier Marín
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria de resposta ao item
técnica de Cloze
compreensão em leitura
topic Teoria de resposta ao item
técnica de Cloze
compreensão em leitura
description Este estudo teve por objetivos investigar o ajuste de um Teste de Cloze ao modelo Rasch e avaliar a dificuldade na resposta ao item em razão do gênero das pessoas (DIF). Participaram da pesquisa 573 alunos das 5ª a 8ª séries do ensino fundamental de escolas públicas estaduais dos estados de São Paulo e Minas Gerais. O teste de Cloze foi aplicado de forma coletiva. A análise do instrumento evidenciou um bom ajuste ao modelo Rasch, bem como os itens foram respondidos conforme o padrão esperado, demonstrando um bom ajuste, também. Quanto ao DIF, apenas três itens indicaram diferenciar o gênero. Com base nos dados, identificou-se que houve equilíbrio nas respostas dadas pelos meninos e meninas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000200003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722012000200003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.25 n.2 2012
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134864844161024