Compreensão de leitura em alunos de sétima e oitava séries do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Katya Luciane de
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Boruchovitch,Evely, Santos,Acácia Aparecida Angeli dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572007000100005
Resumo: A leitura está presente em todos os momentos na escola. Há diversas situações durante o dia que requerem o uso dessa habilidade. Explorar as diferenças na compreensão em leitura, considerando o gênero, tipo de escola e série escolar, de estudantes das 7ª e 8ª séries do ensino fundamental foi o objetivo desta pesquisa. Participaram 206 estudantes matriculados nas 7ª e 8ª séries do ensino fundamental de escolas públicas e particulares. A compreensão textual foi medida por meio da técnica de Cloze. Os resultados indicaram diferença estatisticamente significativa na leitura dos estudantes em razão do gênero, do tipo de escola (pública e privada) e da série escolar.
id ABRAPEE-1_294e644a36580f62951373416cf98511
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572007000100005
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Compreensão de leitura em alunos de sétima e oitava séries do ensino fundamentalLeituraHabilidade em leituraTeste de ClozeA leitura está presente em todos os momentos na escola. Há diversas situações durante o dia que requerem o uso dessa habilidade. Explorar as diferenças na compreensão em leitura, considerando o gênero, tipo de escola e série escolar, de estudantes das 7ª e 8ª séries do ensino fundamental foi o objetivo desta pesquisa. Participaram 206 estudantes matriculados nas 7ª e 8ª séries do ensino fundamental de escolas públicas e particulares. A compreensão textual foi medida por meio da técnica de Cloze. Os resultados indicaram diferença estatisticamente significativa na leitura dos estudantes em razão do gênero, do tipo de escola (pública e privada) e da série escolar.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2007-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572007000100005Psicologia Escolar e Educacional v.11 n.1 2007reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572007000100005info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Katya Luciane deBoruchovitch,EvelySantos,Acácia Aparecida Angeli dospor2010-11-04T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572007000100005Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2010-11-04T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Compreensão de leitura em alunos de sétima e oitava séries do ensino fundamental
title Compreensão de leitura em alunos de sétima e oitava séries do ensino fundamental
spellingShingle Compreensão de leitura em alunos de sétima e oitava séries do ensino fundamental
Oliveira,Katya Luciane de
Leitura
Habilidade em leitura
Teste de Cloze
title_short Compreensão de leitura em alunos de sétima e oitava séries do ensino fundamental
title_full Compreensão de leitura em alunos de sétima e oitava séries do ensino fundamental
title_fullStr Compreensão de leitura em alunos de sétima e oitava séries do ensino fundamental
title_full_unstemmed Compreensão de leitura em alunos de sétima e oitava séries do ensino fundamental
title_sort Compreensão de leitura em alunos de sétima e oitava séries do ensino fundamental
author Oliveira,Katya Luciane de
author_facet Oliveira,Katya Luciane de
Boruchovitch,Evely
Santos,Acácia Aparecida Angeli dos
author_role author
author2 Boruchovitch,Evely
Santos,Acácia Aparecida Angeli dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Katya Luciane de
Boruchovitch,Evely
Santos,Acácia Aparecida Angeli dos
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Habilidade em leitura
Teste de Cloze
topic Leitura
Habilidade em leitura
Teste de Cloze
description A leitura está presente em todos os momentos na escola. Há diversas situações durante o dia que requerem o uso dessa habilidade. Explorar as diferenças na compreensão em leitura, considerando o gênero, tipo de escola e série escolar, de estudantes das 7ª e 8ª séries do ensino fundamental foi o objetivo desta pesquisa. Participaram 206 estudantes matriculados nas 7ª e 8ª séries do ensino fundamental de escolas públicas e particulares. A compreensão textual foi medida por meio da técnica de Cloze. Os resultados indicaram diferença estatisticamente significativa na leitura dos estudantes em razão do gênero, do tipo de escola (pública e privada) e da série escolar.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572007000100005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572007000100005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572007000100005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.11 n.1 2007
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212604896608256