Compreensão de leitura em alunos de sétima e oitava séries do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572007000100005 |
Resumo: | A leitura está presente em todos os momentos na escola. Há diversas situações durante o dia que requerem o uso dessa habilidade. Explorar as diferenças na compreensão em leitura, considerando o gênero, tipo de escola e série escolar, de estudantes das 7ª e 8ª séries do ensino fundamental foi o objetivo desta pesquisa. Participaram 206 estudantes matriculados nas 7ª e 8ª séries do ensino fundamental de escolas públicas e particulares. A compreensão textual foi medida por meio da técnica de Cloze. Os resultados indicaram diferença estatisticamente significativa na leitura dos estudantes em razão do gênero, do tipo de escola (pública e privada) e da série escolar. |
id |
ABRAPEE-1_294e644a36580f62951373416cf98511 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572007000100005 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Compreensão de leitura em alunos de sétima e oitava séries do ensino fundamentalLeituraHabilidade em leituraTeste de ClozeA leitura está presente em todos os momentos na escola. Há diversas situações durante o dia que requerem o uso dessa habilidade. Explorar as diferenças na compreensão em leitura, considerando o gênero, tipo de escola e série escolar, de estudantes das 7ª e 8ª séries do ensino fundamental foi o objetivo desta pesquisa. Participaram 206 estudantes matriculados nas 7ª e 8ª séries do ensino fundamental de escolas públicas e particulares. A compreensão textual foi medida por meio da técnica de Cloze. Os resultados indicaram diferença estatisticamente significativa na leitura dos estudantes em razão do gênero, do tipo de escola (pública e privada) e da série escolar.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2007-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572007000100005Psicologia Escolar e Educacional v.11 n.1 2007reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572007000100005info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Katya Luciane deBoruchovitch,EvelySantos,Acácia Aparecida Angeli dospor2010-11-04T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572007000100005Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2010-11-04T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compreensão de leitura em alunos de sétima e oitava séries do ensino fundamental |
title |
Compreensão de leitura em alunos de sétima e oitava séries do ensino fundamental |
spellingShingle |
Compreensão de leitura em alunos de sétima e oitava séries do ensino fundamental Oliveira,Katya Luciane de Leitura Habilidade em leitura Teste de Cloze |
title_short |
Compreensão de leitura em alunos de sétima e oitava séries do ensino fundamental |
title_full |
Compreensão de leitura em alunos de sétima e oitava séries do ensino fundamental |
title_fullStr |
Compreensão de leitura em alunos de sétima e oitava séries do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Compreensão de leitura em alunos de sétima e oitava séries do ensino fundamental |
title_sort |
Compreensão de leitura em alunos de sétima e oitava séries do ensino fundamental |
author |
Oliveira,Katya Luciane de |
author_facet |
Oliveira,Katya Luciane de Boruchovitch,Evely Santos,Acácia Aparecida Angeli dos |
author_role |
author |
author2 |
Boruchovitch,Evely Santos,Acácia Aparecida Angeli dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira,Katya Luciane de Boruchovitch,Evely Santos,Acácia Aparecida Angeli dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Habilidade em leitura Teste de Cloze |
topic |
Leitura Habilidade em leitura Teste de Cloze |
description |
A leitura está presente em todos os momentos na escola. Há diversas situações durante o dia que requerem o uso dessa habilidade. Explorar as diferenças na compreensão em leitura, considerando o gênero, tipo de escola e série escolar, de estudantes das 7ª e 8ª séries do ensino fundamental foi o objetivo desta pesquisa. Participaram 206 estudantes matriculados nas 7ª e 8ª séries do ensino fundamental de escolas públicas e particulares. A compreensão textual foi medida por meio da técnica de Cloze. Os resultados indicaram diferença estatisticamente significativa na leitura dos estudantes em razão do gênero, do tipo de escola (pública e privada) e da série escolar. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572007000100005 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572007000100005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-85572007000100005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.11 n.1 2007 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212604896608256 |