Habilidades sociais e o envolvimento entre pais e filhos com deficiência intelectual
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932011000100010 |
Resumo: | Este artigo pretende abordar o tema das habilidades sociais relacionando-o ao envolvimento entre pais e filhos com deficiência intelectual. O portador de deficiência intelectual é um sujeito que necessita aprimorar suas relações interpessoais para desenvolver-se satisfatoriamente, de forma a conquistar mais autonomia e satisfação pessoal e melhor qualidade de vida. Muitos autores destacam a importância de um repertório adequado de habilidades sociais dos pais estabelecendo um ambiente familiar acolhedor e propício para o desenvolvimento pleno dos filhos. Esse ambiente pode influenciar na qualidade do envolvimento com os filhos, transformando esses pais em modelos de comportamento social e colaborando ainda para que os filhos tenham um desempenho social mais autônomo e inclusivo. Há, entretanto, o estresse e as variáveis sociodemográficas, que, com a chegada de um filho com deficiência, podem determinar a incompetência social desses pais para a conquista de espaços mais harmoniosos destinados a receber esse filho. |
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