Habilidades sociais parentais e o relacionamento entre pais e filho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cia,Fabiana
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Pereira,Camila de Sousa, Del Prette,Zilda Aparecida Pereira, Del Prette,Almir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Estudo (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722006000100009
Resumo: O presente estudo teve por objetivos: (a) comparar/correlacionar indicadores do repertório de habilidades sociais e do envolvimento dos pais na educação dos filhos e (b) comparar mães e pais nos dois conjuntos de medidas. Participaram deste estudo 22 mães e 13 pais que tinham um filho na 1ªsérie. Ambos os pais preencheram o questionário Qualidade da Interação Familiarna Visão dos Pais e o Inventário deHabilidades Sociais (IHS-Del-Prette). A análise dos dados indicou que não houve diferença na intensidade do envolvimento de mães e pais com os filhos e que os cônjuges com maior repertório de habilidades sociais apresentaram maior envolvimento na educação dos filhos. Tais resultados são tomados como sugestivos da importância do repertório de habilidades sociais educativas dos pais para maximizar o desenvolvimento infantil e da necessidade de programas nessa área junto aos pais, visando melhorar a qualidade de seu relacionamento com os filhos.
id PUC_RIO-24_50aa436625111f567e02e0e4c99965da
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-73722006000100009
network_acronym_str PUC_RIO-24
network_name_str Psicologia em Estudo (Online)
repository_id_str
spelling Habilidades sociais parentais e o relacionamento entre pais e filhohabilidades sociaishabilidades sociais educativasrelacionamento pais-filhosO presente estudo teve por objetivos: (a) comparar/correlacionar indicadores do repertório de habilidades sociais e do envolvimento dos pais na educação dos filhos e (b) comparar mães e pais nos dois conjuntos de medidas. Participaram deste estudo 22 mães e 13 pais que tinham um filho na 1ªsérie. Ambos os pais preencheram o questionário Qualidade da Interação Familiarna Visão dos Pais e o Inventário deHabilidades Sociais (IHS-Del-Prette). A análise dos dados indicou que não houve diferença na intensidade do envolvimento de mães e pais com os filhos e que os cônjuges com maior repertório de habilidades sociais apresentaram maior envolvimento na educação dos filhos. Tais resultados são tomados como sugestivos da importância do repertório de habilidades sociais educativas dos pais para maximizar o desenvolvimento infantil e da necessidade de programas nessa área junto aos pais, visando melhorar a qualidade de seu relacionamento com os filhos.Universidade Estadual de Maringá2006-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722006000100009Psicologia em Estudo v.11 n.1 2006reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722006000100009info:eu-repo/semantics/openAccessCia,FabianaPereira,Camila de SousaDel Prette,Zilda Aparecida PereiraDel Prette,Almirpor2006-09-25T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722006000100009Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2006-09-25T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Habilidades sociais parentais e o relacionamento entre pais e filho
title Habilidades sociais parentais e o relacionamento entre pais e filho
spellingShingle Habilidades sociais parentais e o relacionamento entre pais e filho
Cia,Fabiana
habilidades sociais
habilidades sociais educativas
relacionamento pais-filhos
title_short Habilidades sociais parentais e o relacionamento entre pais e filho
title_full Habilidades sociais parentais e o relacionamento entre pais e filho
title_fullStr Habilidades sociais parentais e o relacionamento entre pais e filho
title_full_unstemmed Habilidades sociais parentais e o relacionamento entre pais e filho
title_sort Habilidades sociais parentais e o relacionamento entre pais e filho
author Cia,Fabiana
author_facet Cia,Fabiana
Pereira,Camila de Sousa
Del Prette,Zilda Aparecida Pereira
Del Prette,Almir
author_role author
author2 Pereira,Camila de Sousa
Del Prette,Zilda Aparecida Pereira
Del Prette,Almir
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cia,Fabiana
Pereira,Camila de Sousa
Del Prette,Zilda Aparecida Pereira
Del Prette,Almir
dc.subject.por.fl_str_mv habilidades sociais
habilidades sociais educativas
relacionamento pais-filhos
topic habilidades sociais
habilidades sociais educativas
relacionamento pais-filhos
description O presente estudo teve por objetivos: (a) comparar/correlacionar indicadores do repertório de habilidades sociais e do envolvimento dos pais na educação dos filhos e (b) comparar mães e pais nos dois conjuntos de medidas. Participaram deste estudo 22 mães e 13 pais que tinham um filho na 1ªsérie. Ambos os pais preencheram o questionário Qualidade da Interação Familiarna Visão dos Pais e o Inventário deHabilidades Sociais (IHS-Del-Prette). A análise dos dados indicou que não houve diferença na intensidade do envolvimento de mães e pais com os filhos e que os cônjuges com maior repertório de habilidades sociais apresentaram maior envolvimento na educação dos filhos. Tais resultados são tomados como sugestivos da importância do repertório de habilidades sociais educativas dos pais para maximizar o desenvolvimento infantil e da necessidade de programas nessa área junto aos pais, visando melhorar a qualidade de seu relacionamento com os filhos.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722006000100009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722006000100009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-73722006000100009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo v.11 n.1 2006
reponame:Psicologia em Estudo (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:PUC_RIO
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Psicologia em Estudo (Online)
collection Psicologia em Estudo (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv revpsi@uem.br
_version_ 1752127903804424192