Habilidades sociais parentais e o relacionamento entre pais e filho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Estudo (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722006000100009 |
Resumo: | O presente estudo teve por objetivos: (a) comparar/correlacionar indicadores do repertório de habilidades sociais e do envolvimento dos pais na educação dos filhos e (b) comparar mães e pais nos dois conjuntos de medidas. Participaram deste estudo 22 mães e 13 pais que tinham um filho na 1ªsérie. Ambos os pais preencheram o questionário Qualidade da Interação Familiarna Visão dos Pais e o Inventário deHabilidades Sociais (IHS-Del-Prette). A análise dos dados indicou que não houve diferença na intensidade do envolvimento de mães e pais com os filhos e que os cônjuges com maior repertório de habilidades sociais apresentaram maior envolvimento na educação dos filhos. Tais resultados são tomados como sugestivos da importância do repertório de habilidades sociais educativas dos pais para maximizar o desenvolvimento infantil e da necessidade de programas nessa área junto aos pais, visando melhorar a qualidade de seu relacionamento com os filhos. |
id |
PUC_RIO-24_50aa436625111f567e02e0e4c99965da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-73722006000100009 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-24 |
network_name_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Habilidades sociais parentais e o relacionamento entre pais e filhohabilidades sociaishabilidades sociais educativasrelacionamento pais-filhosO presente estudo teve por objetivos: (a) comparar/correlacionar indicadores do repertório de habilidades sociais e do envolvimento dos pais na educação dos filhos e (b) comparar mães e pais nos dois conjuntos de medidas. Participaram deste estudo 22 mães e 13 pais que tinham um filho na 1ªsérie. Ambos os pais preencheram o questionário Qualidade da Interação Familiarna Visão dos Pais e o Inventário deHabilidades Sociais (IHS-Del-Prette). A análise dos dados indicou que não houve diferença na intensidade do envolvimento de mães e pais com os filhos e que os cônjuges com maior repertório de habilidades sociais apresentaram maior envolvimento na educação dos filhos. Tais resultados são tomados como sugestivos da importância do repertório de habilidades sociais educativas dos pais para maximizar o desenvolvimento infantil e da necessidade de programas nessa área junto aos pais, visando melhorar a qualidade de seu relacionamento com os filhos.Universidade Estadual de Maringá2006-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722006000100009Psicologia em Estudo v.11 n.1 2006reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722006000100009info:eu-repo/semantics/openAccessCia,FabianaPereira,Camila de SousaDel Prette,Zilda Aparecida PereiraDel Prette,Almirpor2006-09-25T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722006000100009Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2006-09-25T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Habilidades sociais parentais e o relacionamento entre pais e filho |
title |
Habilidades sociais parentais e o relacionamento entre pais e filho |
spellingShingle |
Habilidades sociais parentais e o relacionamento entre pais e filho Cia,Fabiana habilidades sociais habilidades sociais educativas relacionamento pais-filhos |
title_short |
Habilidades sociais parentais e o relacionamento entre pais e filho |
title_full |
Habilidades sociais parentais e o relacionamento entre pais e filho |
title_fullStr |
Habilidades sociais parentais e o relacionamento entre pais e filho |
title_full_unstemmed |
Habilidades sociais parentais e o relacionamento entre pais e filho |
title_sort |
Habilidades sociais parentais e o relacionamento entre pais e filho |
author |
Cia,Fabiana |
author_facet |
Cia,Fabiana Pereira,Camila de Sousa Del Prette,Zilda Aparecida Pereira Del Prette,Almir |
author_role |
author |
author2 |
Pereira,Camila de Sousa Del Prette,Zilda Aparecida Pereira Del Prette,Almir |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cia,Fabiana Pereira,Camila de Sousa Del Prette,Zilda Aparecida Pereira Del Prette,Almir |
dc.subject.por.fl_str_mv |
habilidades sociais habilidades sociais educativas relacionamento pais-filhos |
topic |
habilidades sociais habilidades sociais educativas relacionamento pais-filhos |
description |
O presente estudo teve por objetivos: (a) comparar/correlacionar indicadores do repertório de habilidades sociais e do envolvimento dos pais na educação dos filhos e (b) comparar mães e pais nos dois conjuntos de medidas. Participaram deste estudo 22 mães e 13 pais que tinham um filho na 1ªsérie. Ambos os pais preencheram o questionário Qualidade da Interação Familiarna Visão dos Pais e o Inventário deHabilidades Sociais (IHS-Del-Prette). A análise dos dados indicou que não houve diferença na intensidade do envolvimento de mães e pais com os filhos e que os cônjuges com maior repertório de habilidades sociais apresentaram maior envolvimento na educação dos filhos. Tais resultados são tomados como sugestivos da importância do repertório de habilidades sociais educativas dos pais para maximizar o desenvolvimento infantil e da necessidade de programas nessa área junto aos pais, visando melhorar a qualidade de seu relacionamento com os filhos. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722006000100009 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722006000100009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-73722006000100009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo v.11 n.1 2006 reponame:Psicologia em Estudo (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
collection |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsi@uem.br |
_version_ |
1752127903804424192 |