Diálogos Bourdieu - Piaget: implicações para a Psicologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gutierrez,Denise Machado Duran
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Mascarenhas,Suely Aparecida do Nascimento, Silva,Gisele Cristina Resende Fernandes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932013000100007
Resumo: Este trabalho de revisão tem como objetivo refletir sobre algumas contribuições de trabalhos de Bourdieu e Piaget para a Psicologia a partir da análise das inter-relações entre os conceitos de habitus e de estrutura. Destacam-se alguns aspectos relevantes dos trabalhos dos autores e evidencia-se a importância das relações humanas no contexto social para a formação da autonomia moral e intelectual dos sujeitos. O estudo demonstra que há uma inter-relação entre os autores e sugere que a formação do sujeito perpassa por relações sociais, relacionais e educacionais que apresentam reflexos na formação da cognição, além de contribuir para uma epistemologia da cognição entrelaçada com os contextos sociais e educativos.
id CFP-1_55082ba6e7b36299f6fe3ba3fb36f3bd
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932013000100007
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Diálogos Bourdieu - Piaget: implicações para a PsicologiaFormação do indivíduoRelações interpessoaisPsicologia escolarDesenvolvimento cognitivoBourdieu, Pierre (1930-2002)Piaget, Jean (1896-1980)Este trabalho de revisão tem como objetivo refletir sobre algumas contribuições de trabalhos de Bourdieu e Piaget para a Psicologia a partir da análise das inter-relações entre os conceitos de habitus e de estrutura. Destacam-se alguns aspectos relevantes dos trabalhos dos autores e evidencia-se a importância das relações humanas no contexto social para a formação da autonomia moral e intelectual dos sujeitos. O estudo demonstra que há uma inter-relação entre os autores e sugere que a formação do sujeito perpassa por relações sociais, relacionais e educacionais que apresentam reflexos na formação da cognição, além de contribuir para uma epistemologia da cognição entrelaçada com os contextos sociais e educativos.Conselho Federal de Psicologia2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932013000100007Psicologia: Ciência e Profissão v.33 n.1 2013reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/S1414-98932013000100007info:eu-repo/semantics/openAccessGutierrez,Denise Machado DuranMascarenhas,Suely Aparecida do NascimentoSilva,Gisele Cristina Resende Fernandes dapor2015-07-28T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932013000100007Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2015-07-28T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogos Bourdieu - Piaget: implicações para a Psicologia
title Diálogos Bourdieu - Piaget: implicações para a Psicologia
spellingShingle Diálogos Bourdieu - Piaget: implicações para a Psicologia
Gutierrez,Denise Machado Duran
Formação do indivíduo
Relações interpessoais
Psicologia escolar
Desenvolvimento cognitivo
Bourdieu, Pierre (1930-2002)
Piaget, Jean (1896-1980)
title_short Diálogos Bourdieu - Piaget: implicações para a Psicologia
title_full Diálogos Bourdieu - Piaget: implicações para a Psicologia
title_fullStr Diálogos Bourdieu - Piaget: implicações para a Psicologia
title_full_unstemmed Diálogos Bourdieu - Piaget: implicações para a Psicologia
title_sort Diálogos Bourdieu - Piaget: implicações para a Psicologia
author Gutierrez,Denise Machado Duran
author_facet Gutierrez,Denise Machado Duran
Mascarenhas,Suely Aparecida do Nascimento
Silva,Gisele Cristina Resende Fernandes da
author_role author
author2 Mascarenhas,Suely Aparecida do Nascimento
Silva,Gisele Cristina Resende Fernandes da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gutierrez,Denise Machado Duran
Mascarenhas,Suely Aparecida do Nascimento
Silva,Gisele Cristina Resende Fernandes da
dc.subject.por.fl_str_mv Formação do indivíduo
Relações interpessoais
Psicologia escolar
Desenvolvimento cognitivo
Bourdieu, Pierre (1930-2002)
Piaget, Jean (1896-1980)
topic Formação do indivíduo
Relações interpessoais
Psicologia escolar
Desenvolvimento cognitivo
Bourdieu, Pierre (1930-2002)
Piaget, Jean (1896-1980)
description Este trabalho de revisão tem como objetivo refletir sobre algumas contribuições de trabalhos de Bourdieu e Piaget para a Psicologia a partir da análise das inter-relações entre os conceitos de habitus e de estrutura. Destacam-se alguns aspectos relevantes dos trabalhos dos autores e evidencia-se a importância das relações humanas no contexto social para a formação da autonomia moral e intelectual dos sujeitos. O estudo demonstra que há uma inter-relação entre os autores e sugere que a formação do sujeito perpassa por relações sociais, relacionais e educacionais que apresentam reflexos na formação da cognição, além de contribuir para uma epistemologia da cognição entrelaçada com os contextos sociais e educativos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932013000100007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932013000100007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-98932013000100007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.33 n.1 2013
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122429661184000