Diálogos Bourdieu - Piaget: implicações para a Psicologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932013000100007 |
Resumo: | Este trabalho de revisão tem como objetivo refletir sobre algumas contribuições de trabalhos de Bourdieu e Piaget para a Psicologia a partir da análise das inter-relações entre os conceitos de habitus e de estrutura. Destacam-se alguns aspectos relevantes dos trabalhos dos autores e evidencia-se a importância das relações humanas no contexto social para a formação da autonomia moral e intelectual dos sujeitos. O estudo demonstra que há uma inter-relação entre os autores e sugere que a formação do sujeito perpassa por relações sociais, relacionais e educacionais que apresentam reflexos na formação da cognição, além de contribuir para uma epistemologia da cognição entrelaçada com os contextos sociais e educativos. |
id |
CFP-1_55082ba6e7b36299f6fe3ba3fb36f3bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-98932013000100007 |
network_acronym_str |
CFP-1 |
network_name_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Diálogos Bourdieu - Piaget: implicações para a PsicologiaFormação do indivíduoRelações interpessoaisPsicologia escolarDesenvolvimento cognitivoBourdieu, Pierre (1930-2002)Piaget, Jean (1896-1980)Este trabalho de revisão tem como objetivo refletir sobre algumas contribuições de trabalhos de Bourdieu e Piaget para a Psicologia a partir da análise das inter-relações entre os conceitos de habitus e de estrutura. Destacam-se alguns aspectos relevantes dos trabalhos dos autores e evidencia-se a importância das relações humanas no contexto social para a formação da autonomia moral e intelectual dos sujeitos. O estudo demonstra que há uma inter-relação entre os autores e sugere que a formação do sujeito perpassa por relações sociais, relacionais e educacionais que apresentam reflexos na formação da cognição, além de contribuir para uma epistemologia da cognição entrelaçada com os contextos sociais e educativos.Conselho Federal de Psicologia2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932013000100007Psicologia: Ciência e Profissão v.33 n.1 2013reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/S1414-98932013000100007info:eu-repo/semantics/openAccessGutierrez,Denise Machado DuranMascarenhas,Suely Aparecida do NascimentoSilva,Gisele Cristina Resende Fernandes dapor2015-07-28T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932013000100007Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2015-07-28T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diálogos Bourdieu - Piaget: implicações para a Psicologia |
title |
Diálogos Bourdieu - Piaget: implicações para a Psicologia |
spellingShingle |
Diálogos Bourdieu - Piaget: implicações para a Psicologia Gutierrez,Denise Machado Duran Formação do indivíduo Relações interpessoais Psicologia escolar Desenvolvimento cognitivo Bourdieu, Pierre (1930-2002) Piaget, Jean (1896-1980) |
title_short |
Diálogos Bourdieu - Piaget: implicações para a Psicologia |
title_full |
Diálogos Bourdieu - Piaget: implicações para a Psicologia |
title_fullStr |
Diálogos Bourdieu - Piaget: implicações para a Psicologia |
title_full_unstemmed |
Diálogos Bourdieu - Piaget: implicações para a Psicologia |
title_sort |
Diálogos Bourdieu - Piaget: implicações para a Psicologia |
author |
Gutierrez,Denise Machado Duran |
author_facet |
Gutierrez,Denise Machado Duran Mascarenhas,Suely Aparecida do Nascimento Silva,Gisele Cristina Resende Fernandes da |
author_role |
author |
author2 |
Mascarenhas,Suely Aparecida do Nascimento Silva,Gisele Cristina Resende Fernandes da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gutierrez,Denise Machado Duran Mascarenhas,Suely Aparecida do Nascimento Silva,Gisele Cristina Resende Fernandes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação do indivíduo Relações interpessoais Psicologia escolar Desenvolvimento cognitivo Bourdieu, Pierre (1930-2002) Piaget, Jean (1896-1980) |
topic |
Formação do indivíduo Relações interpessoais Psicologia escolar Desenvolvimento cognitivo Bourdieu, Pierre (1930-2002) Piaget, Jean (1896-1980) |
description |
Este trabalho de revisão tem como objetivo refletir sobre algumas contribuições de trabalhos de Bourdieu e Piaget para a Psicologia a partir da análise das inter-relações entre os conceitos de habitus e de estrutura. Destacam-se alguns aspectos relevantes dos trabalhos dos autores e evidencia-se a importância das relações humanas no contexto social para a formação da autonomia moral e intelectual dos sujeitos. O estudo demonstra que há uma inter-relação entre os autores e sugere que a formação do sujeito perpassa por relações sociais, relacionais e educacionais que apresentam reflexos na formação da cognição, além de contribuir para uma epistemologia da cognição entrelaçada com os contextos sociais e educativos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932013000100007 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932013000100007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-98932013000100007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Ciência e Profissão v.33 n.1 2013 reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP) instacron:CFP |
instname_str |
Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
instacron_str |
CFP |
institution |
CFP |
reponame_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
collection |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@cfp.org.br |
_version_ |
1754122429661184000 |