As relações sociais para Jean Piaget: implicações para a educação escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Treviso, Vanessa Cristina [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90280
Resumo: No presente estudo buscamos investigar as relações sociais para Piaget e as implicações dessa concepção para a educação escolar. É uma pesquisa de cunho teórico-bibliográfico, que partiu da hipótese de que Piaget naturalizou as relações sociais para a elaboração de sua teoria acerca do desenvolvimento do ser humano. Nosso referencial teórico sustenta que o homem é um ser social, isto é, são as relações sociais que definem suas dimensões biológica e psicológica. Assim, constatamos que Piaget tem uma concepção biológica de indivíduo, da sociedade e das relações sociais e, isso implica consequências para a área da educação escolar. No caso do Brasil alguns dos documentos oficiais sobre educação se baseiam no pensamento piagetiano sobre a formação do indivíduo. Dessa maneira, observamos que entre os principais problemas para a educação escolar está o fato que o aluno passa a aprender a aprender e, o professor tem sua função secundarizada, ele se transforma em um mero orientador no processo educativo
id UNSP_6d5cc149305ea32fd1bede299f3f784e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90280
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As relações sociais para Jean Piaget: implicações para a educação escolarPiaget, Jean 1896-1980NaturalizaçãoEducaçãoRelações humanasEducationNo presente estudo buscamos investigar as relações sociais para Piaget e as implicações dessa concepção para a educação escolar. É uma pesquisa de cunho teórico-bibliográfico, que partiu da hipótese de que Piaget naturalizou as relações sociais para a elaboração de sua teoria acerca do desenvolvimento do ser humano. Nosso referencial teórico sustenta que o homem é um ser social, isto é, são as relações sociais que definem suas dimensões biológica e psicológica. Assim, constatamos que Piaget tem uma concepção biológica de indivíduo, da sociedade e das relações sociais e, isso implica consequências para a área da educação escolar. No caso do Brasil alguns dos documentos oficiais sobre educação se baseiam no pensamento piagetiano sobre a formação do indivíduo. Dessa maneira, observamos que entre os principais problemas para a educação escolar está o fato que o aluno passa a aprender a aprender e, o professor tem sua função secundarizada, ele se transforma em um mero orientador no processo educativoIn the present study we seek to investigate the social relations for Piaget and the implications of this conception for school education. It is a research-theoretical character bibliographic, which based on the hypothesis that Piaget naturalized citizen the social relations for the elaboration of his theory about the development of the human being. Our theoretical referential maintains that man is a social being, that is, are social relations that define your biological and psychological dimensions. Thus, we find that Piaget has a biological conception of person, society and of social relations, and it implies consequences for the area of school education. In Brazil, for example, some of official documents on education are based on what Piaget thought about the formation of the individual. Thus, it is observed that among the main problems for school education is the fact that the student begins to learn how to learn, the teacher has sidelined its function, becomes a mere entertainer in the educational processUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, José Luís Vieira de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Treviso, Vanessa Cristina [UNESP]2014-06-11T19:24:22Z2014-06-11T19:24:22Z2013-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis73 f.application/pdfTREVISO, Vanessa Cristina. As relações sociais para Jean Piaget: implicações para a educação escolar. 2013. 73 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2013.http://hdl.handle.net/11449/90280000710166treviso_vc_me_arafcl.pdf33004030079P2Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T13:54:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90280Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:48:36.623589Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As relações sociais para Jean Piaget: implicações para a educação escolar
title As relações sociais para Jean Piaget: implicações para a educação escolar
spellingShingle As relações sociais para Jean Piaget: implicações para a educação escolar
Treviso, Vanessa Cristina [UNESP]
Piaget, Jean 1896-1980
Naturalização
Educação
Relações humanas
Education
title_short As relações sociais para Jean Piaget: implicações para a educação escolar
title_full As relações sociais para Jean Piaget: implicações para a educação escolar
title_fullStr As relações sociais para Jean Piaget: implicações para a educação escolar
title_full_unstemmed As relações sociais para Jean Piaget: implicações para a educação escolar
title_sort As relações sociais para Jean Piaget: implicações para a educação escolar
author Treviso, Vanessa Cristina [UNESP]
author_facet Treviso, Vanessa Cristina [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, José Luís Vieira de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Treviso, Vanessa Cristina [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Piaget, Jean 1896-1980
Naturalização
Educação
Relações humanas
Education
topic Piaget, Jean 1896-1980
Naturalização
Educação
Relações humanas
Education
description No presente estudo buscamos investigar as relações sociais para Piaget e as implicações dessa concepção para a educação escolar. É uma pesquisa de cunho teórico-bibliográfico, que partiu da hipótese de que Piaget naturalizou as relações sociais para a elaboração de sua teoria acerca do desenvolvimento do ser humano. Nosso referencial teórico sustenta que o homem é um ser social, isto é, são as relações sociais que definem suas dimensões biológica e psicológica. Assim, constatamos que Piaget tem uma concepção biológica de indivíduo, da sociedade e das relações sociais e, isso implica consequências para a área da educação escolar. No caso do Brasil alguns dos documentos oficiais sobre educação se baseiam no pensamento piagetiano sobre a formação do indivíduo. Dessa maneira, observamos que entre os principais problemas para a educação escolar está o fato que o aluno passa a aprender a aprender e, o professor tem sua função secundarizada, ele se transforma em um mero orientador no processo educativo
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-28
2014-06-11T19:24:22Z
2014-06-11T19:24:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TREVISO, Vanessa Cristina. As relações sociais para Jean Piaget: implicações para a educação escolar. 2013. 73 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/90280
000710166
treviso_vc_me_arafcl.pdf
33004030079P2
identifier_str_mv TREVISO, Vanessa Cristina. As relações sociais para Jean Piaget: implicações para a educação escolar. 2013. 73 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2013.
000710166
treviso_vc_me_arafcl.pdf
33004030079P2
url http://hdl.handle.net/11449/90280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 73 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128861423009792