Escuta Clínica, Triagem e Plantão Psicológico em um Serviço-Escola Pernambucano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macêdo,Shirley
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Nunes,Ana Lícia Pessoa, Duarte,Milena Vitor Gama
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000100111
Resumo: Resumo Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender experiências de escuta clínica nas modalidades de triagem e plantão psicológico entre estudantes lotados em um serviço-escola de Pernambuco. Os objetivos específicos foram descrever sentidos dessas experiências, investigar como eles percebiam a formação recebida para ofertarem esses serviços, como também identificar dificuldades enfrentadas nos processos e estratégias utilizadas para dirimi-las. Utilizou-se o método da hermenêutica colaborativa, e 18 colaboradores, subdivididos em quatro grupos de discussão, responderam a uma entrevista aberta com pergunta disparadora. Os resultados foram analisados em uma perspectiva fenomenológica, revelando que os estudantes enfrentavam dificuldades como desarticulação entre teoria e prática, manejo do tempo, angústia e insegurança inicial, além de falta de suporte estrutural recebido pelo serviço-escola para ofertar tais serviços. No entanto era possível a eles desenvolver a escuta, deixando-a fluir na condução dos processos em direção às demandas dos clientes. Diante de estratégias como capacitação ofertada pelo serviço-escola, suporte emocional recebido pelas equipes de supervisão e seus próprios processos pessoais, conseguiam enfrentar as dificuldades encontradas durante a formação, sentindo-se, apesar de tudo, valorizados e reconhecidos pelo serviço prestado. Concluiu-se, principalmente, a importância de inserir estudantes em serviços-escola em práticas anteriormente ao estágio obrigatório e em diversas modalidades de porta de entrada, desde que tais estratégias estejam integradas ao projeto pedagógico do curso, cabendo à instituição oferecer uma formação que, efetivamente, articule teoria e prática nas experiências cotidianas do estudante no processo de vivenciar e aprimorar sua escuta clínica ao tornar-se psicólogo.
id CFP-1_5ff9d3a7df2d6c75fe093694ec11bcf7
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932021000100111
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Escuta Clínica, Triagem e Plantão Psicológico em um Serviço-Escola PernambucanoEscuta ClínicaPesquisa FenomenológicaFormação do PsicólogoTriagemPlantão PsicológicoResumo Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender experiências de escuta clínica nas modalidades de triagem e plantão psicológico entre estudantes lotados em um serviço-escola de Pernambuco. Os objetivos específicos foram descrever sentidos dessas experiências, investigar como eles percebiam a formação recebida para ofertarem esses serviços, como também identificar dificuldades enfrentadas nos processos e estratégias utilizadas para dirimi-las. Utilizou-se o método da hermenêutica colaborativa, e 18 colaboradores, subdivididos em quatro grupos de discussão, responderam a uma entrevista aberta com pergunta disparadora. Os resultados foram analisados em uma perspectiva fenomenológica, revelando que os estudantes enfrentavam dificuldades como desarticulação entre teoria e prática, manejo do tempo, angústia e insegurança inicial, além de falta de suporte estrutural recebido pelo serviço-escola para ofertar tais serviços. No entanto era possível a eles desenvolver a escuta, deixando-a fluir na condução dos processos em direção às demandas dos clientes. Diante de estratégias como capacitação ofertada pelo serviço-escola, suporte emocional recebido pelas equipes de supervisão e seus próprios processos pessoais, conseguiam enfrentar as dificuldades encontradas durante a formação, sentindo-se, apesar de tudo, valorizados e reconhecidos pelo serviço prestado. Concluiu-se, principalmente, a importância de inserir estudantes em serviços-escola em práticas anteriormente ao estágio obrigatório e em diversas modalidades de porta de entrada, desde que tais estratégias estejam integradas ao projeto pedagógico do curso, cabendo à instituição oferecer uma formação que, efetivamente, articule teoria e prática nas experiências cotidianas do estudante no processo de vivenciar e aprimorar sua escuta clínica ao tornar-se psicólogo.Conselho Federal de Psicologia2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000100111Psicologia: Ciência e Profissão v.41 2021reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703003219706info:eu-repo/semantics/openAccessMacêdo,ShirleyNunes,Ana Lícia PessoaDuarte,Milena Vitor Gamapor2021-08-31T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932021000100111Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2021-08-31T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Escuta Clínica, Triagem e Plantão Psicológico em um Serviço-Escola Pernambucano
title Escuta Clínica, Triagem e Plantão Psicológico em um Serviço-Escola Pernambucano
spellingShingle Escuta Clínica, Triagem e Plantão Psicológico em um Serviço-Escola Pernambucano
Macêdo,Shirley
Escuta Clínica
Pesquisa Fenomenológica
Formação do Psicólogo
Triagem
Plantão Psicológico
title_short Escuta Clínica, Triagem e Plantão Psicológico em um Serviço-Escola Pernambucano
title_full Escuta Clínica, Triagem e Plantão Psicológico em um Serviço-Escola Pernambucano
title_fullStr Escuta Clínica, Triagem e Plantão Psicológico em um Serviço-Escola Pernambucano
title_full_unstemmed Escuta Clínica, Triagem e Plantão Psicológico em um Serviço-Escola Pernambucano
title_sort Escuta Clínica, Triagem e Plantão Psicológico em um Serviço-Escola Pernambucano
author Macêdo,Shirley
author_facet Macêdo,Shirley
Nunes,Ana Lícia Pessoa
Duarte,Milena Vitor Gama
author_role author
author2 Nunes,Ana Lícia Pessoa
Duarte,Milena Vitor Gama
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macêdo,Shirley
Nunes,Ana Lícia Pessoa
Duarte,Milena Vitor Gama
dc.subject.por.fl_str_mv Escuta Clínica
Pesquisa Fenomenológica
Formação do Psicólogo
Triagem
Plantão Psicológico
topic Escuta Clínica
Pesquisa Fenomenológica
Formação do Psicólogo
Triagem
Plantão Psicológico
description Resumo Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender experiências de escuta clínica nas modalidades de triagem e plantão psicológico entre estudantes lotados em um serviço-escola de Pernambuco. Os objetivos específicos foram descrever sentidos dessas experiências, investigar como eles percebiam a formação recebida para ofertarem esses serviços, como também identificar dificuldades enfrentadas nos processos e estratégias utilizadas para dirimi-las. Utilizou-se o método da hermenêutica colaborativa, e 18 colaboradores, subdivididos em quatro grupos de discussão, responderam a uma entrevista aberta com pergunta disparadora. Os resultados foram analisados em uma perspectiva fenomenológica, revelando que os estudantes enfrentavam dificuldades como desarticulação entre teoria e prática, manejo do tempo, angústia e insegurança inicial, além de falta de suporte estrutural recebido pelo serviço-escola para ofertar tais serviços. No entanto era possível a eles desenvolver a escuta, deixando-a fluir na condução dos processos em direção às demandas dos clientes. Diante de estratégias como capacitação ofertada pelo serviço-escola, suporte emocional recebido pelas equipes de supervisão e seus próprios processos pessoais, conseguiam enfrentar as dificuldades encontradas durante a formação, sentindo-se, apesar de tudo, valorizados e reconhecidos pelo serviço prestado. Concluiu-se, principalmente, a importância de inserir estudantes em serviços-escola em práticas anteriormente ao estágio obrigatório e em diversas modalidades de porta de entrada, desde que tais estratégias estejam integradas ao projeto pedagógico do curso, cabendo à instituição oferecer uma formação que, efetivamente, articule teoria e prática nas experiências cotidianas do estudante no processo de vivenciar e aprimorar sua escuta clínica ao tornar-se psicólogo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000100111
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000100111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-3703003219706
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.41 2021
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122432251166720