Acompanhamento de pré-escolares agressivos: adaptação na escola e relação professor-aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Picado,Juliana da Rocha
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Rose,Tânia Maria Santana de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932009000100011
Resumo: Estudo teve como objetivos: 1) verificar problemas de comportamento e aproveitamento acadêmico em um grupo de 11 alunos na fase final da pré-escola que foram indicados como agressivos no início da mesma; 2) avaliar a qualidade da relação professor-aluno da amostra. Instrumentos utilizados: TRF - teacher’s report form, entrevista sobre desempenho acadêmico e adaptação escolar e entrevista sobre qualidade da relação professor-aluno. Os resultados mostram que 63,5% dos alunos apresentam de um a quatro problemas externalizantes e/ou internalizantes. Os altos índices de comportamentos agressivos permanecem entre 45% dos alunos. Apenas 2 das 11 relações professor-aluno estudadas apresentam em alto grau os elementos positivos avaliados pela entrevista. Conclui-se que a maioria das crianças está exposta a fatores de risco, sem evidências claras de rede protetora suficiente para minimizar tais efeitos. Discute-se a possível trajetória a ser seguida pelas crianças e as possibilidades de ações em conjunto que poderiam reverter esse quadro.
id CFP-1_6cb2055c1599869711c0ddcfa5811994
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932009000100011
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Acompanhamento de pré-escolares agressivos: adaptação na escola e relação professor-alunoEstudo de acompanhamentoPré-escolaresAgressividadeRelação professor-alunoEstudo teve como objetivos: 1) verificar problemas de comportamento e aproveitamento acadêmico em um grupo de 11 alunos na fase final da pré-escola que foram indicados como agressivos no início da mesma; 2) avaliar a qualidade da relação professor-aluno da amostra. Instrumentos utilizados: TRF - teacher’s report form, entrevista sobre desempenho acadêmico e adaptação escolar e entrevista sobre qualidade da relação professor-aluno. Os resultados mostram que 63,5% dos alunos apresentam de um a quatro problemas externalizantes e/ou internalizantes. Os altos índices de comportamentos agressivos permanecem entre 45% dos alunos. Apenas 2 das 11 relações professor-aluno estudadas apresentam em alto grau os elementos positivos avaliados pela entrevista. Conclui-se que a maioria das crianças está exposta a fatores de risco, sem evidências claras de rede protetora suficiente para minimizar tais efeitos. Discute-se a possível trajetória a ser seguida pelas crianças e as possibilidades de ações em conjunto que poderiam reverter esse quadro.Conselho Federal de Psicologia2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932009000100011Psicologia: Ciência e Profissão v.29 n.1 2009reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/S1414-98932009000100011info:eu-repo/semantics/openAccessPicado,Juliana da RochaRose,Tânia Maria Santana depor2012-06-19T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932009000100011Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2012-06-19T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Acompanhamento de pré-escolares agressivos: adaptação na escola e relação professor-aluno
title Acompanhamento de pré-escolares agressivos: adaptação na escola e relação professor-aluno
spellingShingle Acompanhamento de pré-escolares agressivos: adaptação na escola e relação professor-aluno
Picado,Juliana da Rocha
Estudo de acompanhamento
Pré-escolares
Agressividade
Relação professor-aluno
title_short Acompanhamento de pré-escolares agressivos: adaptação na escola e relação professor-aluno
title_full Acompanhamento de pré-escolares agressivos: adaptação na escola e relação professor-aluno
title_fullStr Acompanhamento de pré-escolares agressivos: adaptação na escola e relação professor-aluno
title_full_unstemmed Acompanhamento de pré-escolares agressivos: adaptação na escola e relação professor-aluno
title_sort Acompanhamento de pré-escolares agressivos: adaptação na escola e relação professor-aluno
author Picado,Juliana da Rocha
author_facet Picado,Juliana da Rocha
Rose,Tânia Maria Santana de
author_role author
author2 Rose,Tânia Maria Santana de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Picado,Juliana da Rocha
Rose,Tânia Maria Santana de
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo de acompanhamento
Pré-escolares
Agressividade
Relação professor-aluno
topic Estudo de acompanhamento
Pré-escolares
Agressividade
Relação professor-aluno
description Estudo teve como objetivos: 1) verificar problemas de comportamento e aproveitamento acadêmico em um grupo de 11 alunos na fase final da pré-escola que foram indicados como agressivos no início da mesma; 2) avaliar a qualidade da relação professor-aluno da amostra. Instrumentos utilizados: TRF - teacher’s report form, entrevista sobre desempenho acadêmico e adaptação escolar e entrevista sobre qualidade da relação professor-aluno. Os resultados mostram que 63,5% dos alunos apresentam de um a quatro problemas externalizantes e/ou internalizantes. Os altos índices de comportamentos agressivos permanecem entre 45% dos alunos. Apenas 2 das 11 relações professor-aluno estudadas apresentam em alto grau os elementos positivos avaliados pela entrevista. Conclui-se que a maioria das crianças está exposta a fatores de risco, sem evidências claras de rede protetora suficiente para minimizar tais efeitos. Discute-se a possível trajetória a ser seguida pelas crianças e as possibilidades de ações em conjunto que poderiam reverter esse quadro.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932009000100011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932009000100011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-98932009000100011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.29 n.1 2009
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122428538159104