Habilidades Sociais e Problemas de Comportamento de Crianças com Altas Habilidades/Superdotação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000100109 |
Resumo: | Resumo O estudo das habilidades sociais contribui para a compreensão das relações interpessoais, embora ainda haja poucos estudos que relacionem esse tema a crianças com altas habilidades/superdotação (AH/SD). Portanto, os objetivos deste estudo foram: a) descrever e comparar as habilidades sociais de crianças com AH/SD sob o ponto de vista da criança e de seus respectivos pais/responsáveis e professoras; b) descrever e comparar as habilidades sociais e os problemas de comportamento de crianças com AH/SD sob o ponto de vista de seus pais/responsáveis e professoras, considerando o sexo e comparando a importância das habilidades sociais para os dois grupos; e c) descrever a competência acadêmica das crianças segundo as professoras. Participaram dez pais/responsáveis, oito professoras e dez crianças estudantes do ensino fundamental identificados com AH/SD. Os participantes responderam ao questionário Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS) versão para pais, professores e alunos, e ao Questionário de Respostas Socialmente Habilidosas (QRSH), versão para pais e professores. Os resultados apontaram que as crianças apresentaram habilidades sociais acima da média para seus pais e professores, e abaixo da média no autorrelato das crianças. Entretanto, há indicativos de necessidade de atenção preventiva e de intervenção nos fatores que apresentaram déficits sociais de acordo com o relato dos três grupos de participantes em: autocontrole/civilidade; cooperação/empatia; assertividade/desenvoltura social; problemas de comportamento externalizantes e internalizantes; e hiperatividade. Tais dados possibilitam que sejam programadas intervenções preventivas, conforme indicação dos pais/responsáveis e professoras, condizentes com a necessidade apontada pelas próprias crianças para a promoção de habilidades sociais. |
id |
CFP-1_70657aa9f792bd2e2915fc5d67f960c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-98932021000100109 |
network_acronym_str |
CFP-1 |
network_name_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Habilidades Sociais e Problemas de Comportamento de Crianças com Altas Habilidades/SuperdotaçãoAltas HabilidadesSuperdotaçãoHabilidades SociaisProblemas de ComportamentoMúltiplos InformantesResumo O estudo das habilidades sociais contribui para a compreensão das relações interpessoais, embora ainda haja poucos estudos que relacionem esse tema a crianças com altas habilidades/superdotação (AH/SD). Portanto, os objetivos deste estudo foram: a) descrever e comparar as habilidades sociais de crianças com AH/SD sob o ponto de vista da criança e de seus respectivos pais/responsáveis e professoras; b) descrever e comparar as habilidades sociais e os problemas de comportamento de crianças com AH/SD sob o ponto de vista de seus pais/responsáveis e professoras, considerando o sexo e comparando a importância das habilidades sociais para os dois grupos; e c) descrever a competência acadêmica das crianças segundo as professoras. Participaram dez pais/responsáveis, oito professoras e dez crianças estudantes do ensino fundamental identificados com AH/SD. Os participantes responderam ao questionário Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS) versão para pais, professores e alunos, e ao Questionário de Respostas Socialmente Habilidosas (QRSH), versão para pais e professores. Os resultados apontaram que as crianças apresentaram habilidades sociais acima da média para seus pais e professores, e abaixo da média no autorrelato das crianças. Entretanto, há indicativos de necessidade de atenção preventiva e de intervenção nos fatores que apresentaram déficits sociais de acordo com o relato dos três grupos de participantes em: autocontrole/civilidade; cooperação/empatia; assertividade/desenvoltura social; problemas de comportamento externalizantes e internalizantes; e hiperatividade. Tais dados possibilitam que sejam programadas intervenções preventivas, conforme indicação dos pais/responsáveis e professoras, condizentes com a necessidade apontada pelas próprias crianças para a promoção de habilidades sociais.Conselho Federal de Psicologia2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000100109Psicologia: Ciência e Profissão v.41 2021reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703003219590info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Ana Paula deCapellini,Vera Lucia Messias FialhoRodrigues,Olga Maria Piazentin RolimBolsoni-Silva,Alessandra Turinipor2021-08-31T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932021000100109Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2021-08-31T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Habilidades Sociais e Problemas de Comportamento de Crianças com Altas Habilidades/Superdotação |
title |
Habilidades Sociais e Problemas de Comportamento de Crianças com Altas Habilidades/Superdotação |
spellingShingle |
Habilidades Sociais e Problemas de Comportamento de Crianças com Altas Habilidades/Superdotação Oliveira,Ana Paula de Altas Habilidades Superdotação Habilidades Sociais Problemas de Comportamento Múltiplos Informantes |
title_short |
Habilidades Sociais e Problemas de Comportamento de Crianças com Altas Habilidades/Superdotação |
title_full |
Habilidades Sociais e Problemas de Comportamento de Crianças com Altas Habilidades/Superdotação |
title_fullStr |
Habilidades Sociais e Problemas de Comportamento de Crianças com Altas Habilidades/Superdotação |
title_full_unstemmed |
Habilidades Sociais e Problemas de Comportamento de Crianças com Altas Habilidades/Superdotação |
title_sort |
Habilidades Sociais e Problemas de Comportamento de Crianças com Altas Habilidades/Superdotação |
author |
Oliveira,Ana Paula de |
author_facet |
Oliveira,Ana Paula de Capellini,Vera Lucia Messias Fialho Rodrigues,Olga Maria Piazentin Rolim Bolsoni-Silva,Alessandra Turini |
author_role |
author |
author2 |
Capellini,Vera Lucia Messias Fialho Rodrigues,Olga Maria Piazentin Rolim Bolsoni-Silva,Alessandra Turini |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira,Ana Paula de Capellini,Vera Lucia Messias Fialho Rodrigues,Olga Maria Piazentin Rolim Bolsoni-Silva,Alessandra Turini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Altas Habilidades Superdotação Habilidades Sociais Problemas de Comportamento Múltiplos Informantes |
topic |
Altas Habilidades Superdotação Habilidades Sociais Problemas de Comportamento Múltiplos Informantes |
description |
Resumo O estudo das habilidades sociais contribui para a compreensão das relações interpessoais, embora ainda haja poucos estudos que relacionem esse tema a crianças com altas habilidades/superdotação (AH/SD). Portanto, os objetivos deste estudo foram: a) descrever e comparar as habilidades sociais de crianças com AH/SD sob o ponto de vista da criança e de seus respectivos pais/responsáveis e professoras; b) descrever e comparar as habilidades sociais e os problemas de comportamento de crianças com AH/SD sob o ponto de vista de seus pais/responsáveis e professoras, considerando o sexo e comparando a importância das habilidades sociais para os dois grupos; e c) descrever a competência acadêmica das crianças segundo as professoras. Participaram dez pais/responsáveis, oito professoras e dez crianças estudantes do ensino fundamental identificados com AH/SD. Os participantes responderam ao questionário Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS) versão para pais, professores e alunos, e ao Questionário de Respostas Socialmente Habilidosas (QRSH), versão para pais e professores. Os resultados apontaram que as crianças apresentaram habilidades sociais acima da média para seus pais e professores, e abaixo da média no autorrelato das crianças. Entretanto, há indicativos de necessidade de atenção preventiva e de intervenção nos fatores que apresentaram déficits sociais de acordo com o relato dos três grupos de participantes em: autocontrole/civilidade; cooperação/empatia; assertividade/desenvoltura social; problemas de comportamento externalizantes e internalizantes; e hiperatividade. Tais dados possibilitam que sejam programadas intervenções preventivas, conforme indicação dos pais/responsáveis e professoras, condizentes com a necessidade apontada pelas próprias crianças para a promoção de habilidades sociais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000100109 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000100109 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1982-3703003219590 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Ciência e Profissão v.41 2021 reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP) instacron:CFP |
instname_str |
Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
instacron_str |
CFP |
institution |
CFP |
reponame_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
collection |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@cfp.org.br |
_version_ |
1754122432248020992 |