A formação do aluno na graduação em Psicologia pela Pedagogia de Paulo Freire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares,Luciana Loyola Madeira
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Verissimo,Luiz José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932010000300011
Resumo: O presente artigo consiste em um estudo teórico sobre os processos intersubjetivos na formação universitária do estudante da graduação em Psicologia. Consideramos a relação entre professor e aluno base formadora para a atitude ética do futuro psicólogo, entendido este como agente de transformação. Discutimos como os processos relacionais vividos em sala de aula entre professor e aluno propiciam a experiência transformadora e ética no próprio aluno por meio da afirmação e da confirmação de sua condição subjetiva. Tomamos a noção de produção de subjetividade em sua gênese a partir do encontro dialógico, e apresentamos a dialogicidade como recurso de intervenção do professor diante do contexto da formação universitária do estudante de Psicologia. Fizemos uma costura teórica entre diferentes autores, em uma interlocução que terá como eixo principal a perspectiva de educação libertadora proposta por Paulo Freire em sua abordagem dialógica.
id CFP-1_73b35954f29d77c2e5d67fcee6e47d0b
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932010000300011
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling A formação do aluno na graduação em Psicologia pela Pedagogia de Paulo FreireRelação entre professor e alunoDialogicidadeGraduação em PsicologiaEducação libertadoraO presente artigo consiste em um estudo teórico sobre os processos intersubjetivos na formação universitária do estudante da graduação em Psicologia. Consideramos a relação entre professor e aluno base formadora para a atitude ética do futuro psicólogo, entendido este como agente de transformação. Discutimos como os processos relacionais vividos em sala de aula entre professor e aluno propiciam a experiência transformadora e ética no próprio aluno por meio da afirmação e da confirmação de sua condição subjetiva. Tomamos a noção de produção de subjetividade em sua gênese a partir do encontro dialógico, e apresentamos a dialogicidade como recurso de intervenção do professor diante do contexto da formação universitária do estudante de Psicologia. Fizemos uma costura teórica entre diferentes autores, em uma interlocução que terá como eixo principal a perspectiva de educação libertadora proposta por Paulo Freire em sua abordagem dialógica.Conselho Federal de Psicologia2010-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932010000300011Psicologia: Ciência e Profissão v.30 n.3 2010reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/S1414-98932010000300011info:eu-repo/semantics/openAccessSoares,Luciana Loyola MadeiraVerissimo,Luiz Josépor2011-06-17T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932010000300011Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2011-06-17T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação do aluno na graduação em Psicologia pela Pedagogia de Paulo Freire
title A formação do aluno na graduação em Psicologia pela Pedagogia de Paulo Freire
spellingShingle A formação do aluno na graduação em Psicologia pela Pedagogia de Paulo Freire
Soares,Luciana Loyola Madeira
Relação entre professor e aluno
Dialogicidade
Graduação em Psicologia
Educação libertadora
title_short A formação do aluno na graduação em Psicologia pela Pedagogia de Paulo Freire
title_full A formação do aluno na graduação em Psicologia pela Pedagogia de Paulo Freire
title_fullStr A formação do aluno na graduação em Psicologia pela Pedagogia de Paulo Freire
title_full_unstemmed A formação do aluno na graduação em Psicologia pela Pedagogia de Paulo Freire
title_sort A formação do aluno na graduação em Psicologia pela Pedagogia de Paulo Freire
author Soares,Luciana Loyola Madeira
author_facet Soares,Luciana Loyola Madeira
Verissimo,Luiz José
author_role author
author2 Verissimo,Luiz José
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares,Luciana Loyola Madeira
Verissimo,Luiz José
dc.subject.por.fl_str_mv Relação entre professor e aluno
Dialogicidade
Graduação em Psicologia
Educação libertadora
topic Relação entre professor e aluno
Dialogicidade
Graduação em Psicologia
Educação libertadora
description O presente artigo consiste em um estudo teórico sobre os processos intersubjetivos na formação universitária do estudante da graduação em Psicologia. Consideramos a relação entre professor e aluno base formadora para a atitude ética do futuro psicólogo, entendido este como agente de transformação. Discutimos como os processos relacionais vividos em sala de aula entre professor e aluno propiciam a experiência transformadora e ética no próprio aluno por meio da afirmação e da confirmação de sua condição subjetiva. Tomamos a noção de produção de subjetividade em sua gênese a partir do encontro dialógico, e apresentamos a dialogicidade como recurso de intervenção do professor diante do contexto da formação universitária do estudante de Psicologia. Fizemos uma costura teórica entre diferentes autores, em uma interlocução que terá como eixo principal a perspectiva de educação libertadora proposta por Paulo Freire em sua abordagem dialógica.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932010000300011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932010000300011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-98932010000300011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.30 n.3 2010
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122428907257856