A formação do aluno na graduação em Psicologia pela Pedagogia de Paulo Freire
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932010000300011 |
Resumo: | O presente artigo consiste em um estudo teórico sobre os processos intersubjetivos na formação universitária do estudante da graduação em Psicologia. Consideramos a relação entre professor e aluno base formadora para a atitude ética do futuro psicólogo, entendido este como agente de transformação. Discutimos como os processos relacionais vividos em sala de aula entre professor e aluno propiciam a experiência transformadora e ética no próprio aluno por meio da afirmação e da confirmação de sua condição subjetiva. Tomamos a noção de produção de subjetividade em sua gênese a partir do encontro dialógico, e apresentamos a dialogicidade como recurso de intervenção do professor diante do contexto da formação universitária do estudante de Psicologia. Fizemos uma costura teórica entre diferentes autores, em uma interlocução que terá como eixo principal a perspectiva de educação libertadora proposta por Paulo Freire em sua abordagem dialógica. |
id |
CFP-1_73b35954f29d77c2e5d67fcee6e47d0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-98932010000300011 |
network_acronym_str |
CFP-1 |
network_name_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação do aluno na graduação em Psicologia pela Pedagogia de Paulo FreireRelação entre professor e alunoDialogicidadeGraduação em PsicologiaEducação libertadoraO presente artigo consiste em um estudo teórico sobre os processos intersubjetivos na formação universitária do estudante da graduação em Psicologia. Consideramos a relação entre professor e aluno base formadora para a atitude ética do futuro psicólogo, entendido este como agente de transformação. Discutimos como os processos relacionais vividos em sala de aula entre professor e aluno propiciam a experiência transformadora e ética no próprio aluno por meio da afirmação e da confirmação de sua condição subjetiva. Tomamos a noção de produção de subjetividade em sua gênese a partir do encontro dialógico, e apresentamos a dialogicidade como recurso de intervenção do professor diante do contexto da formação universitária do estudante de Psicologia. Fizemos uma costura teórica entre diferentes autores, em uma interlocução que terá como eixo principal a perspectiva de educação libertadora proposta por Paulo Freire em sua abordagem dialógica.Conselho Federal de Psicologia2010-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932010000300011Psicologia: Ciência e Profissão v.30 n.3 2010reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/S1414-98932010000300011info:eu-repo/semantics/openAccessSoares,Luciana Loyola MadeiraVerissimo,Luiz Josépor2011-06-17T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932010000300011Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2011-06-17T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação do aluno na graduação em Psicologia pela Pedagogia de Paulo Freire |
title |
A formação do aluno na graduação em Psicologia pela Pedagogia de Paulo Freire |
spellingShingle |
A formação do aluno na graduação em Psicologia pela Pedagogia de Paulo Freire Soares,Luciana Loyola Madeira Relação entre professor e aluno Dialogicidade Graduação em Psicologia Educação libertadora |
title_short |
A formação do aluno na graduação em Psicologia pela Pedagogia de Paulo Freire |
title_full |
A formação do aluno na graduação em Psicologia pela Pedagogia de Paulo Freire |
title_fullStr |
A formação do aluno na graduação em Psicologia pela Pedagogia de Paulo Freire |
title_full_unstemmed |
A formação do aluno na graduação em Psicologia pela Pedagogia de Paulo Freire |
title_sort |
A formação do aluno na graduação em Psicologia pela Pedagogia de Paulo Freire |
author |
Soares,Luciana Loyola Madeira |
author_facet |
Soares,Luciana Loyola Madeira Verissimo,Luiz José |
author_role |
author |
author2 |
Verissimo,Luiz José |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares,Luciana Loyola Madeira Verissimo,Luiz José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relação entre professor e aluno Dialogicidade Graduação em Psicologia Educação libertadora |
topic |
Relação entre professor e aluno Dialogicidade Graduação em Psicologia Educação libertadora |
description |
O presente artigo consiste em um estudo teórico sobre os processos intersubjetivos na formação universitária do estudante da graduação em Psicologia. Consideramos a relação entre professor e aluno base formadora para a atitude ética do futuro psicólogo, entendido este como agente de transformação. Discutimos como os processos relacionais vividos em sala de aula entre professor e aluno propiciam a experiência transformadora e ética no próprio aluno por meio da afirmação e da confirmação de sua condição subjetiva. Tomamos a noção de produção de subjetividade em sua gênese a partir do encontro dialógico, e apresentamos a dialogicidade como recurso de intervenção do professor diante do contexto da formação universitária do estudante de Psicologia. Fizemos uma costura teórica entre diferentes autores, em uma interlocução que terá como eixo principal a perspectiva de educação libertadora proposta por Paulo Freire em sua abordagem dialógica. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932010000300011 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932010000300011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-98932010000300011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Ciência e Profissão v.30 n.3 2010 reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP) instacron:CFP |
instname_str |
Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
instacron_str |
CFP |
institution |
CFP |
reponame_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
collection |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@cfp.org.br |
_version_ |
1754122428907257856 |