Ecologia e Mobilização Social: um Desafio para a Psicologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho,Paulo Roberto de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Mansano,Sonia Regina Vargas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932019000100145
Resumo: Diversos foram os documentos elaborados por ocasião das conferências nacionais e internacionais sobre o meio ambiente. Parte desses documentos serviu como referência para que nações elaborassem políticas públicas de proteção e fiscalização ambiental. Entretanto, os resultados dessa produção documental ainda deixam muito a desejar diante dos índices que medem o avanço predatório de exploração da natureza em escala mundial. O objetivo do presente estudo teórico e documental consiste em analisar documentos elaborados em conferências internacionais sobre meio ambiente e seus desdobramentos na vida das cidades, com enfoque na problemática da subjetividade e, mais especificamente, do desejo. Na parte teórica, investiga-se a noção de sustentabilidade, mostrando que a preocupação com a natureza envolve as relações entre a população e as cidades. Na parte documental, são analisados fragmentos do documento chamado Agenda 21 no que se refere especificamente à conexão entre sustentabilidade, espaço urbano e mobilização social. Como resultado, constata-se o quanto as cidades estão diante do desafio de construir modos de vida sustentáveis que tem seu maior diferencial nas relações sociais e afetivas. Portanto, a mobilização coletiva e desejante das populações voltada para a preservação ecológica converte-se em um desafio a ser enfrentado também pela Psicologia.
id CFP-1_9d375c4270afca0eb3be77acc1396b1e
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932019000100145
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Ecologia e Mobilização Social: um Desafio para a PsicologiaAgenda 21SustentabilidadeEspaço urbanoSubjetividadePsicologiaDiversos foram os documentos elaborados por ocasião das conferências nacionais e internacionais sobre o meio ambiente. Parte desses documentos serviu como referência para que nações elaborassem políticas públicas de proteção e fiscalização ambiental. Entretanto, os resultados dessa produção documental ainda deixam muito a desejar diante dos índices que medem o avanço predatório de exploração da natureza em escala mundial. O objetivo do presente estudo teórico e documental consiste em analisar documentos elaborados em conferências internacionais sobre meio ambiente e seus desdobramentos na vida das cidades, com enfoque na problemática da subjetividade e, mais especificamente, do desejo. Na parte teórica, investiga-se a noção de sustentabilidade, mostrando que a preocupação com a natureza envolve as relações entre a população e as cidades. Na parte documental, são analisados fragmentos do documento chamado Agenda 21 no que se refere especificamente à conexão entre sustentabilidade, espaço urbano e mobilização social. Como resultado, constata-se o quanto as cidades estão diante do desafio de construir modos de vida sustentáveis que tem seu maior diferencial nas relações sociais e afetivas. Portanto, a mobilização coletiva e desejante das populações voltada para a preservação ecológica converte-se em um desafio a ser enfrentado também pela Psicologia.Conselho Federal de Psicologia2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932019000100145Psicologia: Ciência e Profissão v.39 2019reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703003188690info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho,Paulo Roberto deMansano,Sonia Regina Vargaspor2019-11-25T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932019000100145Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2019-11-25T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ecologia e Mobilização Social: um Desafio para a Psicologia
title Ecologia e Mobilização Social: um Desafio para a Psicologia
spellingShingle Ecologia e Mobilização Social: um Desafio para a Psicologia
Carvalho,Paulo Roberto de
Agenda 21
Sustentabilidade
Espaço urbano
Subjetividade
Psicologia
title_short Ecologia e Mobilização Social: um Desafio para a Psicologia
title_full Ecologia e Mobilização Social: um Desafio para a Psicologia
title_fullStr Ecologia e Mobilização Social: um Desafio para a Psicologia
title_full_unstemmed Ecologia e Mobilização Social: um Desafio para a Psicologia
title_sort Ecologia e Mobilização Social: um Desafio para a Psicologia
author Carvalho,Paulo Roberto de
author_facet Carvalho,Paulo Roberto de
Mansano,Sonia Regina Vargas
author_role author
author2 Mansano,Sonia Regina Vargas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho,Paulo Roberto de
Mansano,Sonia Regina Vargas
dc.subject.por.fl_str_mv Agenda 21
Sustentabilidade
Espaço urbano
Subjetividade
Psicologia
topic Agenda 21
Sustentabilidade
Espaço urbano
Subjetividade
Psicologia
description Diversos foram os documentos elaborados por ocasião das conferências nacionais e internacionais sobre o meio ambiente. Parte desses documentos serviu como referência para que nações elaborassem políticas públicas de proteção e fiscalização ambiental. Entretanto, os resultados dessa produção documental ainda deixam muito a desejar diante dos índices que medem o avanço predatório de exploração da natureza em escala mundial. O objetivo do presente estudo teórico e documental consiste em analisar documentos elaborados em conferências internacionais sobre meio ambiente e seus desdobramentos na vida das cidades, com enfoque na problemática da subjetividade e, mais especificamente, do desejo. Na parte teórica, investiga-se a noção de sustentabilidade, mostrando que a preocupação com a natureza envolve as relações entre a população e as cidades. Na parte documental, são analisados fragmentos do documento chamado Agenda 21 no que se refere especificamente à conexão entre sustentabilidade, espaço urbano e mobilização social. Como resultado, constata-se o quanto as cidades estão diante do desafio de construir modos de vida sustentáveis que tem seu maior diferencial nas relações sociais e afetivas. Portanto, a mobilização coletiva e desejante das populações voltada para a preservação ecológica converte-se em um desafio a ser enfrentado também pela Psicologia.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932019000100145
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932019000100145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-3703003188690
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.39 2019
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122431738413056