Como atuam psicólogos na educação pública paulista? um estudo sobre suas práticas e concepções
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932013000400003 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo analisar de que maneira concepções e práticas desenvolvidas pelos psicólogos da rede pública frente às queixas escolares vêm incorporando discussões recentes, oriundas da Psicologia escolar e educacional, e que destacam a importância das dimensões histórico-culturais na constituição do fenômeno educativo. Serão apresentados dados obtidos por meio de questionários respondidos por 108 psicólogos que atuam em 45 Secretarias de Educação paulistas. As análises realizadas permitem considerar que as práticas e as concepções dos psicólogos mesclam elementos tradicionais de compreensão do fenômeno educativo com visões mais críticas sobre o processo de escolarização. A atuação desses profissionais, dentre outros aspectos, revela elementos que expressam dimensões de sua formação profissional, das políticas públicas municipais, das concepções de educação que cada administração possui, da história de constituição do serviço, da disponibilidade de cada escola e de seus gestores para aceitar um trabalho institucional e do reconhecimento da função de psicólogo escolar. |
id |
CFP-1_bba266c4c3411369b5a6f257fd67d62b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-98932013000400003 |
network_acronym_str |
CFP-1 |
network_name_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Como atuam psicólogos na educação pública paulista? um estudo sobre suas práticas e concepçõesAtuação do psicólogoPsicologia escolarEducaçãoEnsino públicoEste artigo tem por objetivo analisar de que maneira concepções e práticas desenvolvidas pelos psicólogos da rede pública frente às queixas escolares vêm incorporando discussões recentes, oriundas da Psicologia escolar e educacional, e que destacam a importância das dimensões histórico-culturais na constituição do fenômeno educativo. Serão apresentados dados obtidos por meio de questionários respondidos por 108 psicólogos que atuam em 45 Secretarias de Educação paulistas. As análises realizadas permitem considerar que as práticas e as concepções dos psicólogos mesclam elementos tradicionais de compreensão do fenômeno educativo com visões mais críticas sobre o processo de escolarização. A atuação desses profissionais, dentre outros aspectos, revela elementos que expressam dimensões de sua formação profissional, das políticas públicas municipais, das concepções de educação que cada administração possui, da história de constituição do serviço, da disponibilidade de cada escola e de seus gestores para aceitar um trabalho institucional e do reconhecimento da função de psicólogo escolar.Conselho Federal de Psicologia2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932013000400003Psicologia: Ciência e Profissão v.33 n.4 2013reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/S1414-98932013000400003info:eu-repo/semantics/openAccessYamamoto,KátiaSantos,Aline de Araújo LeiteGalafassi,CamilaPasqualini,Mariana GuimarãesSouza,Marilene Proença Rebello depor2016-09-05T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932013000400003Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2016-09-05T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como atuam psicólogos na educação pública paulista? um estudo sobre suas práticas e concepções |
title |
Como atuam psicólogos na educação pública paulista? um estudo sobre suas práticas e concepções |
spellingShingle |
Como atuam psicólogos na educação pública paulista? um estudo sobre suas práticas e concepções Yamamoto,Kátia Atuação do psicólogo Psicologia escolar Educação Ensino público |
title_short |
Como atuam psicólogos na educação pública paulista? um estudo sobre suas práticas e concepções |
title_full |
Como atuam psicólogos na educação pública paulista? um estudo sobre suas práticas e concepções |
title_fullStr |
Como atuam psicólogos na educação pública paulista? um estudo sobre suas práticas e concepções |
title_full_unstemmed |
Como atuam psicólogos na educação pública paulista? um estudo sobre suas práticas e concepções |
title_sort |
Como atuam psicólogos na educação pública paulista? um estudo sobre suas práticas e concepções |
author |
Yamamoto,Kátia |
author_facet |
Yamamoto,Kátia Santos,Aline de Araújo Leite Galafassi,Camila Pasqualini,Mariana Guimarães Souza,Marilene Proença Rebello de |
author_role |
author |
author2 |
Santos,Aline de Araújo Leite Galafassi,Camila Pasqualini,Mariana Guimarães Souza,Marilene Proença Rebello de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Yamamoto,Kátia Santos,Aline de Araújo Leite Galafassi,Camila Pasqualini,Mariana Guimarães Souza,Marilene Proença Rebello de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atuação do psicólogo Psicologia escolar Educação Ensino público |
topic |
Atuação do psicólogo Psicologia escolar Educação Ensino público |
description |
Este artigo tem por objetivo analisar de que maneira concepções e práticas desenvolvidas pelos psicólogos da rede pública frente às queixas escolares vêm incorporando discussões recentes, oriundas da Psicologia escolar e educacional, e que destacam a importância das dimensões histórico-culturais na constituição do fenômeno educativo. Serão apresentados dados obtidos por meio de questionários respondidos por 108 psicólogos que atuam em 45 Secretarias de Educação paulistas. As análises realizadas permitem considerar que as práticas e as concepções dos psicólogos mesclam elementos tradicionais de compreensão do fenômeno educativo com visões mais críticas sobre o processo de escolarização. A atuação desses profissionais, dentre outros aspectos, revela elementos que expressam dimensões de sua formação profissional, das políticas públicas municipais, das concepções de educação que cada administração possui, da história de constituição do serviço, da disponibilidade de cada escola e de seus gestores para aceitar um trabalho institucional e do reconhecimento da função de psicólogo escolar. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932013000400003 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932013000400003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-98932013000400003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Ciência e Profissão v.33 n.4 2013 reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP) instacron:CFP |
instname_str |
Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
instacron_str |
CFP |
institution |
CFP |
reponame_str |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
collection |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@cfp.org.br |
_version_ |
1754122429740875776 |