Concepções e práticas de psicólogos escolares junto a docentes de escolas públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aquino,Fabíola de Sousa Braz
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Lins,Raphaela Priscilla Santos, Cavalcante,Lorena de Almeida, Gomes,Aline Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000100071
Resumo: Esta pesquisa objetivou identificar as ações dos psicólogos escolares junto a professores de escolas públicas de João Pessoa (PB). Considerou-se que o trabalho do psicólogo com docentes favorece o processo de ensino-aprendizagem e contribui na mediação das relações interpessoais no interior da escola. Para tanto, foram entrevistados doze psicólogos de escolas públicas da primeira fase do Ensino Fundamental. Os resultados demonstraram que os psicólogos entrevistados atuam orientados por um embasamento teórico marcadamente clínico, embora também tenham sido identificados relatos de ações em torno de projetos e oficinas, trabalhos com a equipe pedagógica e intervenções em sala de aula. Os resultados deste estudo reafirmam a importância de uma atuação contextualizada por parte dos psicólogos escolares e a necessidade de uma formação continuada do professor na perspectiva do desenvolvimento de competências que contribuam para os processos de ensino e aprendizagem.
id ABRAPEE-1_5bd5aba4340d8d43c701fb40da467d36
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572015000100071
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Concepções e práticas de psicólogos escolares junto a docentes de escolas públicasPsicologia Escolartrabalho docenteatuaçãoEsta pesquisa objetivou identificar as ações dos psicólogos escolares junto a professores de escolas públicas de João Pessoa (PB). Considerou-se que o trabalho do psicólogo com docentes favorece o processo de ensino-aprendizagem e contribui na mediação das relações interpessoais no interior da escola. Para tanto, foram entrevistados doze psicólogos de escolas públicas da primeira fase do Ensino Fundamental. Os resultados demonstraram que os psicólogos entrevistados atuam orientados por um embasamento teórico marcadamente clínico, embora também tenham sido identificados relatos de ações em torno de projetos e oficinas, trabalhos com a equipe pedagógica e intervenções em sala de aula. Os resultados deste estudo reafirmam a importância de uma atuação contextualizada por parte dos psicólogos escolares e a necessidade de uma formação continuada do professor na perspectiva do desenvolvimento de competências que contribuam para os processos de ensino e aprendizagem.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2015-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000100071Psicologia Escolar e Educacional v.19 n.1 2015reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-3539/2015/0191799info:eu-repo/semantics/openAccessAquino,Fabíola de Sousa BrazLins,Raphaela Priscilla SantosCavalcante,Lorena de AlmeidaGomes,Aline Rodriguespor2015-09-10T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572015000100071Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2015-09-10T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções e práticas de psicólogos escolares junto a docentes de escolas públicas
title Concepções e práticas de psicólogos escolares junto a docentes de escolas públicas
spellingShingle Concepções e práticas de psicólogos escolares junto a docentes de escolas públicas
Aquino,Fabíola de Sousa Braz
Psicologia Escolar
trabalho docente
atuação
title_short Concepções e práticas de psicólogos escolares junto a docentes de escolas públicas
title_full Concepções e práticas de psicólogos escolares junto a docentes de escolas públicas
title_fullStr Concepções e práticas de psicólogos escolares junto a docentes de escolas públicas
title_full_unstemmed Concepções e práticas de psicólogos escolares junto a docentes de escolas públicas
title_sort Concepções e práticas de psicólogos escolares junto a docentes de escolas públicas
author Aquino,Fabíola de Sousa Braz
author_facet Aquino,Fabíola de Sousa Braz
Lins,Raphaela Priscilla Santos
Cavalcante,Lorena de Almeida
Gomes,Aline Rodrigues
author_role author
author2 Lins,Raphaela Priscilla Santos
Cavalcante,Lorena de Almeida
Gomes,Aline Rodrigues
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aquino,Fabíola de Sousa Braz
Lins,Raphaela Priscilla Santos
Cavalcante,Lorena de Almeida
Gomes,Aline Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia Escolar
trabalho docente
atuação
topic Psicologia Escolar
trabalho docente
atuação
description Esta pesquisa objetivou identificar as ações dos psicólogos escolares junto a professores de escolas públicas de João Pessoa (PB). Considerou-se que o trabalho do psicólogo com docentes favorece o processo de ensino-aprendizagem e contribui na mediação das relações interpessoais no interior da escola. Para tanto, foram entrevistados doze psicólogos de escolas públicas da primeira fase do Ensino Fundamental. Os resultados demonstraram que os psicólogos entrevistados atuam orientados por um embasamento teórico marcadamente clínico, embora também tenham sido identificados relatos de ações em torno de projetos e oficinas, trabalhos com a equipe pedagógica e intervenções em sala de aula. Os resultados deste estudo reafirmam a importância de uma atuação contextualizada por parte dos psicólogos escolares e a necessidade de uma formação continuada do professor na perspectiva do desenvolvimento de competências que contribuam para os processos de ensino e aprendizagem.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000100071
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000100071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-3539/2015/0191799
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.19 n.1 2015
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212606117150720