Psicologia escolar no Brasil e no Maranhão : percursos históricos e tendências atuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/27548 https://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572009000100008 |
Resumo: | Discute-se o cenário atual da Psicologia Escolar no Maranhão, tendo como parâmetro as transformações ocorridas nas últimas décadas em âmbito nacional. Foi realizado um estudo bibliográfico sobre o tema, a partir do qual se levantaram reflexões sobre o histórico e as tendências atuais no âmbito da formação e atuação do psicólogo escolar no estado. Considera-se que no Maranhão necessita-se da contribuição de psicólogos escolares que, seguros de seu papel e intencionalidade, construam uma identidade profissional comprometida com as transformações sociais do contexto local, o que começa a se efetivar através do aprimoramento da formação na área. |
id |
UNB_7f7095bae7c32dacf367f01087467738 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/27548 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Psicologia escolar no Brasil e no Maranhão : percursos históricos e tendências atuaisSchool psychology in Brazil and in the State of Maranhão : history and current trendsPsicología escolar en Brasil y en Maranhão : recorridos históricos y tendenciasPsicologia escolarPsicólogos - formaçãoPsicólogos - atuaçãoDiscute-se o cenário atual da Psicologia Escolar no Maranhão, tendo como parâmetro as transformações ocorridas nas últimas décadas em âmbito nacional. Foi realizado um estudo bibliográfico sobre o tema, a partir do qual se levantaram reflexões sobre o histórico e as tendências atuais no âmbito da formação e atuação do psicólogo escolar no estado. Considera-se que no Maranhão necessita-se da contribuição de psicólogos escolares que, seguros de seu papel e intencionalidade, construam uma identidade profissional comprometida com as transformações sociais do contexto local, o que começa a se efetivar através do aprimoramento da formação na área.This paper presents a discussion on the current scenario in School Psychology in the State of Maranhão. We use, as parameter, the transformations that occurred throughout the country in the last decades. . A bibliographic study on the subject has been carried out and used for later reflections about the history and current trends regarding the training and work of school psychologists in the State of Maranhão. We concluded that Maranhão needs the contribution of school psychologists who are certain of their role and intentions so they can build their professional identity with commitment to local social transformations, which starts with the improvement of expertise in the area.Se discute el escenario actual de la Psicología Escolar en el estado de Maranhão, usando como parámetro las transformaciones de las últimas décadas en el ámbito nacional. Fue realizado un estudio bibliográfico sobre el tema, a partir del cual se levantaron reflexiones sobre la historia y las tendencias actuales en el ámbito de la formación y actuación del psicólogo escolar en el estado. Se considera que en Maranhão es necesaria la contribución de psicólogos escolares que, seguros de su papel e intencionalidad, construyan una identidad profesional comprometida con las transformaciones sociales del contexto local, lo que comienza a hacerse efectivo a través del perfeccionamiento de la formación en el área.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2017-12-07T04:52:13Z2017-12-07T04:52:13Z2009-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCARVALHO, Tatiana Oliveira de; MARINHO-ARAUJO, Claisy Maria. Psicologia escolar no Brasil e no Maranhão: percursos históricos e tendências atuais. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 13, n. 1, p. 65-73, jan./jun. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85572009000100008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572009000100008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 25 jan. 2021.http://repositorio.unb.br/handle/10482/27548https://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572009000100008Psicologia Escolar e Educacional - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572009000100008&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 25 jan. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Tatiana Oliveira deAraújo, Claisy Maria Marinhoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:46:58Zoai:repositorio.unb.br:10482/27548Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:46:58Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Psicologia escolar no Brasil e no Maranhão : percursos históricos e tendências atuais School psychology in Brazil and in the State of Maranhão : history and current trends Psicología escolar en Brasil y en Maranhão : recorridos históricos y tendencias |
title |
Psicologia escolar no Brasil e no Maranhão : percursos históricos e tendências atuais |
spellingShingle |
Psicologia escolar no Brasil e no Maranhão : percursos históricos e tendências atuais Carvalho, Tatiana Oliveira de Psicologia escolar Psicólogos - formação Psicólogos - atuação |
title_short |
Psicologia escolar no Brasil e no Maranhão : percursos históricos e tendências atuais |
title_full |
Psicologia escolar no Brasil e no Maranhão : percursos históricos e tendências atuais |
title_fullStr |
Psicologia escolar no Brasil e no Maranhão : percursos históricos e tendências atuais |
title_full_unstemmed |
Psicologia escolar no Brasil e no Maranhão : percursos históricos e tendências atuais |
title_sort |
Psicologia escolar no Brasil e no Maranhão : percursos históricos e tendências atuais |
author |
Carvalho, Tatiana Oliveira de |
author_facet |
Carvalho, Tatiana Oliveira de Araújo, Claisy Maria Marinho |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Claisy Maria Marinho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Tatiana Oliveira de Araújo, Claisy Maria Marinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia escolar Psicólogos - formação Psicólogos - atuação |
topic |
Psicologia escolar Psicólogos - formação Psicólogos - atuação |
description |
Discute-se o cenário atual da Psicologia Escolar no Maranhão, tendo como parâmetro as transformações ocorridas nas últimas décadas em âmbito nacional. Foi realizado um estudo bibliográfico sobre o tema, a partir do qual se levantaram reflexões sobre o histórico e as tendências atuais no âmbito da formação e atuação do psicólogo escolar no estado. Considera-se que no Maranhão necessita-se da contribuição de psicólogos escolares que, seguros de seu papel e intencionalidade, construam uma identidade profissional comprometida com as transformações sociais do contexto local, o que começa a se efetivar através do aprimoramento da formação na área. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-06 2017-12-07T04:52:13Z 2017-12-07T04:52:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CARVALHO, Tatiana Oliveira de; MARINHO-ARAUJO, Claisy Maria. Psicologia escolar no Brasil e no Maranhão: percursos históricos e tendências atuais. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 13, n. 1, p. 65-73, jan./jun. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85572009000100008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572009000100008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 25 jan. 2021. http://repositorio.unb.br/handle/10482/27548 https://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572009000100008 |
identifier_str_mv |
CARVALHO, Tatiana Oliveira de; MARINHO-ARAUJO, Claisy Maria. Psicologia escolar no Brasil e no Maranhão: percursos históricos e tendências atuais. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 13, n. 1, p. 65-73, jan./jun. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85572009000100008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572009000100008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 25 jan. 2021. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/27548 https://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572009000100008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508289652686848 |