Como a Criança Percebe o Cirurgião-Dentista: um Estudo por meio do Desenho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caitano,Helen Kaysa Cabral
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lima,Álisson Thiago, Viana,Murilo Áquila de Oliveira, Cirilo,Lívia Sales, Massoni,Andreza Cristina de Lima Targino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932022000100242
Resumo: Resumo O objetivo deste estudo foi verificar, por meio de desenhos, como o cirurgião-dentista e o ambiente odontológico são percebidos por crianças de dois municípios paraibanos de portes populacionais diferentes, bem como o impacto de uma intervenção com práticas de promoção de saúde bucal nesta percepção. A amostra foi constituída por 89 estudantes entre 7 e 12 anos, sendo 40 crianças da zona urbana da cidade de maior porte populacional (Campina Grande, PB) e 49 da zona rural, município de menor porte populacional (Queimadas, PB). A interpretação dos desenhos foi feita por duas examinadoras de forma independente através de um roteiro para interpretação, além da aplicação do coeficiente Kappa, a fim de se verificar o nível de concordância. Obteve-se um valor de Kappa igual a 1. Como análise geral, apesar de não se verificar associação significativa ao nível de 5%, as crianças da zona rural elaboraram maior número de desenhos que transmitiram uma impressão geral negativa em comparação àquelas da zona urbana e, posteriormente às ações de promoção da saúde, não houve uma melhora na percepção da situação odontológica através dos desenhos. O cirurgião-dentista e o ambiente odontológico são vistos de forma negativa pelas crianças de ambas as localidades, em sua grande maioria, não havendo diferenças expressivas entre os dois grupos. Assim, demonstra-se a necessidade de compreensão do verdadeiro aspecto que define a construção dessa imagem, incentivando atendimentos que fortaleçam o vínculo paciente-profissional para desmistificação da imagem negativa do profissional.
id CFP-1_cc57601be4ff9c35c935a0920073a58d
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932022000100242
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Como a Criança Percebe o Cirurgião-Dentista: um Estudo por meio do DesenhoOdontologiaCriançasInterpretação de DesenhoResumo O objetivo deste estudo foi verificar, por meio de desenhos, como o cirurgião-dentista e o ambiente odontológico são percebidos por crianças de dois municípios paraibanos de portes populacionais diferentes, bem como o impacto de uma intervenção com práticas de promoção de saúde bucal nesta percepção. A amostra foi constituída por 89 estudantes entre 7 e 12 anos, sendo 40 crianças da zona urbana da cidade de maior porte populacional (Campina Grande, PB) e 49 da zona rural, município de menor porte populacional (Queimadas, PB). A interpretação dos desenhos foi feita por duas examinadoras de forma independente através de um roteiro para interpretação, além da aplicação do coeficiente Kappa, a fim de se verificar o nível de concordância. Obteve-se um valor de Kappa igual a 1. Como análise geral, apesar de não se verificar associação significativa ao nível de 5%, as crianças da zona rural elaboraram maior número de desenhos que transmitiram uma impressão geral negativa em comparação àquelas da zona urbana e, posteriormente às ações de promoção da saúde, não houve uma melhora na percepção da situação odontológica através dos desenhos. O cirurgião-dentista e o ambiente odontológico são vistos de forma negativa pelas crianças de ambas as localidades, em sua grande maioria, não havendo diferenças expressivas entre os dois grupos. Assim, demonstra-se a necessidade de compreensão do verdadeiro aspecto que define a construção dessa imagem, incentivando atendimentos que fortaleçam o vínculo paciente-profissional para desmistificação da imagem negativa do profissional.Conselho Federal de Psicologia2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932022000100242Psicologia: Ciência e Profissão v.42 2022reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703003236928info:eu-repo/semantics/openAccessCaitano,Helen Kaysa CabralLima,Álisson ThiagoViana,Murilo Áquila de OliveiraCirilo,Lívia SalesMassoni,Andreza Cristina de Lima Targinopor2022-11-09T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932022000100242Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2022-11-09T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Como a Criança Percebe o Cirurgião-Dentista: um Estudo por meio do Desenho
title Como a Criança Percebe o Cirurgião-Dentista: um Estudo por meio do Desenho
spellingShingle Como a Criança Percebe o Cirurgião-Dentista: um Estudo por meio do Desenho
Caitano,Helen Kaysa Cabral
Odontologia
Crianças
Interpretação de Desenho
title_short Como a Criança Percebe o Cirurgião-Dentista: um Estudo por meio do Desenho
title_full Como a Criança Percebe o Cirurgião-Dentista: um Estudo por meio do Desenho
title_fullStr Como a Criança Percebe o Cirurgião-Dentista: um Estudo por meio do Desenho
title_full_unstemmed Como a Criança Percebe o Cirurgião-Dentista: um Estudo por meio do Desenho
title_sort Como a Criança Percebe o Cirurgião-Dentista: um Estudo por meio do Desenho
author Caitano,Helen Kaysa Cabral
author_facet Caitano,Helen Kaysa Cabral
Lima,Álisson Thiago
Viana,Murilo Áquila de Oliveira
Cirilo,Lívia Sales
Massoni,Andreza Cristina de Lima Targino
author_role author
author2 Lima,Álisson Thiago
Viana,Murilo Áquila de Oliveira
Cirilo,Lívia Sales
Massoni,Andreza Cristina de Lima Targino
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caitano,Helen Kaysa Cabral
Lima,Álisson Thiago
Viana,Murilo Áquila de Oliveira
Cirilo,Lívia Sales
Massoni,Andreza Cristina de Lima Targino
dc.subject.por.fl_str_mv Odontologia
Crianças
Interpretação de Desenho
topic Odontologia
Crianças
Interpretação de Desenho
description Resumo O objetivo deste estudo foi verificar, por meio de desenhos, como o cirurgião-dentista e o ambiente odontológico são percebidos por crianças de dois municípios paraibanos de portes populacionais diferentes, bem como o impacto de uma intervenção com práticas de promoção de saúde bucal nesta percepção. A amostra foi constituída por 89 estudantes entre 7 e 12 anos, sendo 40 crianças da zona urbana da cidade de maior porte populacional (Campina Grande, PB) e 49 da zona rural, município de menor porte populacional (Queimadas, PB). A interpretação dos desenhos foi feita por duas examinadoras de forma independente através de um roteiro para interpretação, além da aplicação do coeficiente Kappa, a fim de se verificar o nível de concordância. Obteve-se um valor de Kappa igual a 1. Como análise geral, apesar de não se verificar associação significativa ao nível de 5%, as crianças da zona rural elaboraram maior número de desenhos que transmitiram uma impressão geral negativa em comparação àquelas da zona urbana e, posteriormente às ações de promoção da saúde, não houve uma melhora na percepção da situação odontológica através dos desenhos. O cirurgião-dentista e o ambiente odontológico são vistos de forma negativa pelas crianças de ambas as localidades, em sua grande maioria, não havendo diferenças expressivas entre os dois grupos. Assim, demonstra-se a necessidade de compreensão do verdadeiro aspecto que define a construção dessa imagem, incentivando atendimentos que fortaleçam o vínculo paciente-profissional para desmistificação da imagem negativa do profissional.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932022000100242
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932022000100242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-3703003236928
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.42 2022
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122432968392704