Uma Interpretação Molar da Dor Crônica na Fibromialgia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza,Bruna de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Laurenti,Carolina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932017000200363
Resumo: Resumo A fibromialgia (FM) é uma síndrome reumatológica caracterizada por dor crônica de etiologia desconhecida, configurando-se como uma problemática teórico-prática na área da saúde. A Análise do Comportamento pode contribuir com o estudo desta síndrome, possibilitando uma análise funcional da dor crônica, em termos das possíveis variáveis contextuais relacionadas à sua origem e manutenção no âmbito da FM. Considerando isso, esta pesquisa empírico-exploratória objetivou operacionalizar a dor crônica na FM em termos de contingências. Para tanto, a análise das contingências foi orientada por uma perspectiva molar, investigando a dor como uma classe de comportamentos constituída ao longo da história de vida do indivíduo. Para obtenção das informações, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito mulheres diagnosticadas com FM que frequentavam um hospital universitário no estado do Paraná. As informações foram sistematizadas e interpretadas à luz dos conceitos da Análise do Comportamento. Os resultados indicam que a dor crônica na FM é uma classe comportamental, envolvendo elementos respondentes (mobilização biológica à resposta de estresse e resposta nociceptiva) e operantes (reclamações, absenteísmo no trabalho, isolamento social). Além disso, essa classe tem como antecedentes situações de incontrolabilidade e de limitação corporal, e, como consequências: atenção social e evitação tanto da reprovação social quanto da realização malfeita de tarefas. Esses resultados complementam a literatura analítico-comportamental nacional sobre a FM; fornecem subsídios teóricos para a elaboração de tratamentos psicoterápicos, bem como para o manejo da relação médico-paciente, de modo a torná-la mais efetiva.
id CFP-1_cfb4949c43ba4ac65aa1a350987a0f5e
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932017000200363
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Uma Interpretação Molar da Dor Crônica na FibromialgiaFibromialgiaDorAnálise FuncionalResumo A fibromialgia (FM) é uma síndrome reumatológica caracterizada por dor crônica de etiologia desconhecida, configurando-se como uma problemática teórico-prática na área da saúde. A Análise do Comportamento pode contribuir com o estudo desta síndrome, possibilitando uma análise funcional da dor crônica, em termos das possíveis variáveis contextuais relacionadas à sua origem e manutenção no âmbito da FM. Considerando isso, esta pesquisa empírico-exploratória objetivou operacionalizar a dor crônica na FM em termos de contingências. Para tanto, a análise das contingências foi orientada por uma perspectiva molar, investigando a dor como uma classe de comportamentos constituída ao longo da história de vida do indivíduo. Para obtenção das informações, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito mulheres diagnosticadas com FM que frequentavam um hospital universitário no estado do Paraná. As informações foram sistematizadas e interpretadas à luz dos conceitos da Análise do Comportamento. Os resultados indicam que a dor crônica na FM é uma classe comportamental, envolvendo elementos respondentes (mobilização biológica à resposta de estresse e resposta nociceptiva) e operantes (reclamações, absenteísmo no trabalho, isolamento social). Além disso, essa classe tem como antecedentes situações de incontrolabilidade e de limitação corporal, e, como consequências: atenção social e evitação tanto da reprovação social quanto da realização malfeita de tarefas. Esses resultados complementam a literatura analítico-comportamental nacional sobre a FM; fornecem subsídios teóricos para a elaboração de tratamentos psicoterápicos, bem como para o manejo da relação médico-paciente, de modo a torná-la mais efetiva.Conselho Federal de Psicologia2017-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932017000200363Psicologia: Ciência e Profissão v.37 n.2 2017reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703001102016info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Bruna deLaurenti,Carolinapor2017-06-13T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932017000200363Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2017-06-13T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma Interpretação Molar da Dor Crônica na Fibromialgia
title Uma Interpretação Molar da Dor Crônica na Fibromialgia
spellingShingle Uma Interpretação Molar da Dor Crônica na Fibromialgia
Souza,Bruna de
Fibromialgia
Dor
Análise Funcional
title_short Uma Interpretação Molar da Dor Crônica na Fibromialgia
title_full Uma Interpretação Molar da Dor Crônica na Fibromialgia
title_fullStr Uma Interpretação Molar da Dor Crônica na Fibromialgia
title_full_unstemmed Uma Interpretação Molar da Dor Crônica na Fibromialgia
title_sort Uma Interpretação Molar da Dor Crônica na Fibromialgia
author Souza,Bruna de
author_facet Souza,Bruna de
Laurenti,Carolina
author_role author
author2 Laurenti,Carolina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza,Bruna de
Laurenti,Carolina
dc.subject.por.fl_str_mv Fibromialgia
Dor
Análise Funcional
topic Fibromialgia
Dor
Análise Funcional
description Resumo A fibromialgia (FM) é uma síndrome reumatológica caracterizada por dor crônica de etiologia desconhecida, configurando-se como uma problemática teórico-prática na área da saúde. A Análise do Comportamento pode contribuir com o estudo desta síndrome, possibilitando uma análise funcional da dor crônica, em termos das possíveis variáveis contextuais relacionadas à sua origem e manutenção no âmbito da FM. Considerando isso, esta pesquisa empírico-exploratória objetivou operacionalizar a dor crônica na FM em termos de contingências. Para tanto, a análise das contingências foi orientada por uma perspectiva molar, investigando a dor como uma classe de comportamentos constituída ao longo da história de vida do indivíduo. Para obtenção das informações, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito mulheres diagnosticadas com FM que frequentavam um hospital universitário no estado do Paraná. As informações foram sistematizadas e interpretadas à luz dos conceitos da Análise do Comportamento. Os resultados indicam que a dor crônica na FM é uma classe comportamental, envolvendo elementos respondentes (mobilização biológica à resposta de estresse e resposta nociceptiva) e operantes (reclamações, absenteísmo no trabalho, isolamento social). Além disso, essa classe tem como antecedentes situações de incontrolabilidade e de limitação corporal, e, como consequências: atenção social e evitação tanto da reprovação social quanto da realização malfeita de tarefas. Esses resultados complementam a literatura analítico-comportamental nacional sobre a FM; fornecem subsídios teóricos para a elaboração de tratamentos psicoterápicos, bem como para o manejo da relação médico-paciente, de modo a torná-la mais efetiva.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932017000200363
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932017000200363
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-3703001102016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.37 n.2 2017
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122430907940864