CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DO JOGO “QUAL A RESPOSTA?”: UMA REVISÃO DO CONTEÚDO FUNÇÕES ORGÂNICAS NO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | A Barriguda: Revista Científica |
Texto Completo: | http://abarriguda.org.br/revista/index.php/revistaabarrigudaarepb/article/view/292 |
Resumo: | Este trabalho teve como desígnio mostrar que a utilização de jogos no ensino de Química pode ser uma alternativa viável em sala de aula, auxiliando a aprendizagem no que se refere à abstração afetiva de novos conceitos químicos, além da melhoria significativa do aspecto disciplinar em sala de aula. Através da aplicação do jogo “Qual a resposta?” como forma de revisão do conteúdo e avaliação de aprendizagem. Observou-se resultados satisfatórios na aprendizagem dos alunos do 2º ano do ensino médio, referente ao conteúdo funções inorgânicas: ácidos, bases, sais e óxidos. |
id |
CIPED-2_5a1bf39914bf73b0cdb8e219f8826946 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.abarriguda.org.br:article/292 |
network_acronym_str |
CIPED-2 |
network_name_str |
A Barriguda: Revista Científica |
spelling |
CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DO JOGO “QUAL A RESPOSTA?”: UMA REVISÃO DO CONTEÚDO FUNÇÕES ORGÂNICAS NO 2º ANO DO ENSINO MÉDIOCONTEXTING CHEMISTRY TEACHING THROUGH THE GAME "WHAT'S THE ANSWER?": A REVIEW OF THE CONTENT ORGANIC FUNCTIONS IN THE 2ND YEAR OF MIDDLE SCHOOLEste trabalho teve como desígnio mostrar que a utilização de jogos no ensino de Química pode ser uma alternativa viável em sala de aula, auxiliando a aprendizagem no que se refere à abstração afetiva de novos conceitos químicos, além da melhoria significativa do aspecto disciplinar em sala de aula. Através da aplicação do jogo “Qual a resposta?” como forma de revisão do conteúdo e avaliação de aprendizagem. Observou-se resultados satisfatórios na aprendizagem dos alunos do 2º ano do ensino médio, referente ao conteúdo funções inorgânicas: ácidos, bases, sais e óxidos.The purpose of this study was to show that the use of games in the teaching of Chemistry can be a viable alternative in the classroom, aiding learning in the affective abstraction of new chemical concepts, as well as the significant improvement of the disciplinary aspect in the classroom. Through the application of the game "What is the answer?" as a way of content review and evaluation of learning. It was observed satisfactory results in the learning of the students of the second year of high school, referring to the content inorganic functions: acids, bases, salts and oxides.A Barriguda: Revista CientíficaSilva, Crisley Daniela daFigueirôa, Juliana AndrezaSouza, Maria Josileide da SilvaSilva, Claudiana Maria daSá, Cíntia Lopes Soares Gomes deAugusto Filha, Vera Lúcia da Silva2016-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://abarriguda.org.br/revista/index.php/revistaabarrigudaarepb/article/view/29210.24864/arepb.v6i2.292A Barriguda: Revista Científica; v. 6, n. 2 (2016): A BARRIGUDA: REVISTA CIENTÍFICA (maio-agosto); 218-2292236-669510.24864/arepb.v6i2reponame:A Barriguda: Revista Científicainstname:Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Direito (CIPED)instacron:CIPEDporhttp://abarriguda.org.br/revista/index.php/revistaabarrigudaarepb/article/view/292/162Direitos autorais 2017 A Barriguda: Revista Científicainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:14:50Zoai:ojs.abarriguda.org.br:article/292Revistahttp://abarriguda.org.br/revista/index.php/revistaabarrigudaarepb/oai2236-6695opendoar:null2020-08-05 09:14:52.753A Barriguda: Revista Científica - Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Direito (CIPED)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DO JOGO “QUAL A RESPOSTA?”: UMA REVISÃO DO CONTEÚDO FUNÇÕES ORGÂNICAS NO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO CONTEXTING CHEMISTRY TEACHING THROUGH THE GAME "WHAT'S THE ANSWER?": A REVIEW OF THE CONTENT ORGANIC FUNCTIONS IN THE 2ND YEAR OF MIDDLE SCHOOL |
title |
CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DO JOGO “QUAL A RESPOSTA?”: UMA REVISÃO DO CONTEÚDO FUNÇÕES ORGÂNICAS NO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO |
spellingShingle |
CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DO JOGO “QUAL A RESPOSTA?”: UMA REVISÃO DO CONTEÚDO FUNÇÕES ORGÂNICAS NO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO Silva, Crisley Daniela da |
title_short |
CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DO JOGO “QUAL A RESPOSTA?”: UMA REVISÃO DO CONTEÚDO FUNÇÕES ORGÂNICAS NO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO |
title_full |
CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DO JOGO “QUAL A RESPOSTA?”: UMA REVISÃO DO CONTEÚDO FUNÇÕES ORGÂNICAS NO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DO JOGO “QUAL A RESPOSTA?”: UMA REVISÃO DO CONTEÚDO FUNÇÕES ORGÂNICAS NO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DO JOGO “QUAL A RESPOSTA?”: UMA REVISÃO DO CONTEÚDO FUNÇÕES ORGÂNICAS NO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO |
title_sort |
CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DO JOGO “QUAL A RESPOSTA?”: UMA REVISÃO DO CONTEÚDO FUNÇÕES ORGÂNICAS NO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO |
author |
Silva, Crisley Daniela da |
author_facet |
Silva, Crisley Daniela da Figueirôa, Juliana Andreza Souza, Maria Josileide da Silva Silva, Claudiana Maria da Sá, Cíntia Lopes Soares Gomes de Augusto Filha, Vera Lúcia da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Figueirôa, Juliana Andreza Souza, Maria Josileide da Silva Silva, Claudiana Maria da Sá, Cíntia Lopes Soares Gomes de Augusto Filha, Vera Lúcia da Silva |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Crisley Daniela da Figueirôa, Juliana Andreza Souza, Maria Josileide da Silva Silva, Claudiana Maria da Sá, Cíntia Lopes Soares Gomes de Augusto Filha, Vera Lúcia da Silva |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este trabalho teve como desígnio mostrar que a utilização de jogos no ensino de Química pode ser uma alternativa viável em sala de aula, auxiliando a aprendizagem no que se refere à abstração afetiva de novos conceitos químicos, além da melhoria significativa do aspecto disciplinar em sala de aula. Através da aplicação do jogo “Qual a resposta?” como forma de revisão do conteúdo e avaliação de aprendizagem. Observou-se resultados satisfatórios na aprendizagem dos alunos do 2º ano do ensino médio, referente ao conteúdo funções inorgânicas: ácidos, bases, sais e óxidos. The purpose of this study was to show that the use of games in the teaching of Chemistry can be a viable alternative in the classroom, aiding learning in the affective abstraction of new chemical concepts, as well as the significant improvement of the disciplinary aspect in the classroom. Through the application of the game "What is the answer?" as a way of content review and evaluation of learning. It was observed satisfactory results in the learning of the students of the second year of high school, referring to the content inorganic functions: acids, bases, salts and oxides. |
description |
Este trabalho teve como desígnio mostrar que a utilização de jogos no ensino de Química pode ser uma alternativa viável em sala de aula, auxiliando a aprendizagem no que se refere à abstração afetiva de novos conceitos químicos, além da melhoria significativa do aspecto disciplinar em sala de aula. Através da aplicação do jogo “Qual a resposta?” como forma de revisão do conteúdo e avaliação de aprendizagem. Observou-se resultados satisfatórios na aprendizagem dos alunos do 2º ano do ensino médio, referente ao conteúdo funções inorgânicas: ácidos, bases, sais e óxidos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://abarriguda.org.br/revista/index.php/revistaabarrigudaarepb/article/view/292 10.24864/arepb.v6i2.292 |
url |
http://abarriguda.org.br/revista/index.php/revistaabarrigudaarepb/article/view/292 |
identifier_str_mv |
10.24864/arepb.v6i2.292 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://abarriguda.org.br/revista/index.php/revistaabarrigudaarepb/article/view/292/162 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 A Barriguda: Revista Científica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 A Barriguda: Revista Científica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
A Barriguda: Revista Científica |
publisher.none.fl_str_mv |
A Barriguda: Revista Científica |
dc.source.none.fl_str_mv |
A Barriguda: Revista Científica; v. 6, n. 2 (2016): A BARRIGUDA: REVISTA CIENTÍFICA (maio-agosto); 218-229 2236-6695 10.24864/arepb.v6i2 reponame:A Barriguda: Revista Científica instname:Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Direito (CIPED) instacron:CIPED |
reponame_str |
A Barriguda: Revista Científica |
collection |
A Barriguda: Revista Científica |
instname_str |
Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Direito (CIPED) |
instacron_str |
CIPED |
institution |
CIPED |
repository.name.fl_str_mv |
A Barriguda: Revista Científica - Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Direito (CIPED) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1677549764671963136 |