Trilha das Funções Orgânicas: Um Jogo Didático para o Ensino de Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Eciângela Ernesto
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Almeida, Maria Mozarina Beserra, de Lima, Isaías Batista, de Sousa, Paulo Henrique Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1026
Resumo: O Ensino de Química aplicado nas escolas é identificado como tradicional, abstrato e descontextualizado, desestimulando, assim, o interesse de muitos estudantes pela disciplina de Química. O presente trabalho teve como objetivo elaborar, aplicar e analisar a contribuição do jogo didático “Trilha das Funções Orgânicas” como uma ferramenta pedagógica para auxiliar no estudo das funções orgânicas de forma lúdica e interativa. Este trabalho foi realizado através de uma pesquisa de natureza descritiva, de cunho qualiquantitativo, de campo e desenvolvida com 21 alunos de uma turma de 3o ano do ensino médio na E.E.F.M. Professor Paulo Freire, localizada em Fortaleza-CE. Um dos instrumentos utilizados para avaliar o uso do jogo foi um questionário aplicado após a utilização desse jogo em sala de aula. Os resultados obtidos através das observações e do questionário aplicado indicaram que o jogo atuou como um instrumento facilitador e eficiente na compreensão do referido conteúdo. Constatou-se ainda que, o uso do jogo didático “Trilha das Funções Orgânicas” proporcionou a participação e a interação entre os alunos, podendo potencializar a promoção de uma aprendizagem prazerosa e eficaz. Entretanto, o educador deve ter a capacidade de conhecer e identificar as vantagens e desvantagens na proposta da aplicação de jogos na sua prática de ensino, adaptando-os aos conteúdos a serem abordados e à realidade da escola. 
id IFCE-1_2a0cb9248c876b2274630b4705591438
oai_identifier_str oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1026
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling Trilha das Funções Orgânicas: Um Jogo Didático para o Ensino de QuímicaO Ensino de Química aplicado nas escolas é identificado como tradicional, abstrato e descontextualizado, desestimulando, assim, o interesse de muitos estudantes pela disciplina de Química. O presente trabalho teve como objetivo elaborar, aplicar e analisar a contribuição do jogo didático “Trilha das Funções Orgânicas” como uma ferramenta pedagógica para auxiliar no estudo das funções orgânicas de forma lúdica e interativa. Este trabalho foi realizado através de uma pesquisa de natureza descritiva, de cunho qualiquantitativo, de campo e desenvolvida com 21 alunos de uma turma de 3o ano do ensino médio na E.E.F.M. Professor Paulo Freire, localizada em Fortaleza-CE. Um dos instrumentos utilizados para avaliar o uso do jogo foi um questionário aplicado após a utilização desse jogo em sala de aula. Os resultados obtidos através das observações e do questionário aplicado indicaram que o jogo atuou como um instrumento facilitador e eficiente na compreensão do referido conteúdo. Constatou-se ainda que, o uso do jogo didático “Trilha das Funções Orgânicas” proporcionou a participação e a interação entre os alunos, podendo potencializar a promoção de uma aprendizagem prazerosa e eficaz. Entretanto, o educador deve ter a capacidade de conhecer e identificar as vantagens e desvantagens na proposta da aplicação de jogos na sua prática de ensino, adaptando-os aos conteúdos a serem abordados e à realidade da escola. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2017-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/102610.21439/conexoes.v10i4.1026Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 10 No. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 133-140Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 10 Núm. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 133-140Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 10 No 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 133-140Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 10 N. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 133-140Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 10 n. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 133-140Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 10 编号 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 133-1402176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1026/844Borges, Eciângela ErnestoAlmeida, Maria Mozarina Beserrade Lima, Isaías Batistade Sousa, Paulo Henrique Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T09:53:25Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1026Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T09:53:25Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv Trilha das Funções Orgânicas: Um Jogo Didático para o Ensino de Química
title Trilha das Funções Orgânicas: Um Jogo Didático para o Ensino de Química
spellingShingle Trilha das Funções Orgânicas: Um Jogo Didático para o Ensino de Química
Borges, Eciângela Ernesto
title_short Trilha das Funções Orgânicas: Um Jogo Didático para o Ensino de Química
title_full Trilha das Funções Orgânicas: Um Jogo Didático para o Ensino de Química
title_fullStr Trilha das Funções Orgânicas: Um Jogo Didático para o Ensino de Química
title_full_unstemmed Trilha das Funções Orgânicas: Um Jogo Didático para o Ensino de Química
title_sort Trilha das Funções Orgânicas: Um Jogo Didático para o Ensino de Química
author Borges, Eciângela Ernesto
author_facet Borges, Eciângela Ernesto
Almeida, Maria Mozarina Beserra
de Lima, Isaías Batista
de Sousa, Paulo Henrique Machado
author_role author
author2 Almeida, Maria Mozarina Beserra
de Lima, Isaías Batista
de Sousa, Paulo Henrique Machado
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Eciângela Ernesto
Almeida, Maria Mozarina Beserra
de Lima, Isaías Batista
de Sousa, Paulo Henrique Machado
description O Ensino de Química aplicado nas escolas é identificado como tradicional, abstrato e descontextualizado, desestimulando, assim, o interesse de muitos estudantes pela disciplina de Química. O presente trabalho teve como objetivo elaborar, aplicar e analisar a contribuição do jogo didático “Trilha das Funções Orgânicas” como uma ferramenta pedagógica para auxiliar no estudo das funções orgânicas de forma lúdica e interativa. Este trabalho foi realizado através de uma pesquisa de natureza descritiva, de cunho qualiquantitativo, de campo e desenvolvida com 21 alunos de uma turma de 3o ano do ensino médio na E.E.F.M. Professor Paulo Freire, localizada em Fortaleza-CE. Um dos instrumentos utilizados para avaliar o uso do jogo foi um questionário aplicado após a utilização desse jogo em sala de aula. Os resultados obtidos através das observações e do questionário aplicado indicaram que o jogo atuou como um instrumento facilitador e eficiente na compreensão do referido conteúdo. Constatou-se ainda que, o uso do jogo didático “Trilha das Funções Orgânicas” proporcionou a participação e a interação entre os alunos, podendo potencializar a promoção de uma aprendizagem prazerosa e eficaz. Entretanto, o educador deve ter a capacidade de conhecer e identificar as vantagens e desvantagens na proposta da aplicação de jogos na sua prática de ensino, adaptando-os aos conteúdos a serem abordados e à realidade da escola. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1026
10.21439/conexoes.v10i4.1026
url https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1026
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v10i4.1026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1026/844
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 10 No. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 133-140
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 10 Núm. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 133-140
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 10 No 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 133-140
Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 10 N. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 133-140
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 10 n. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 133-140
Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 10 编号 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 133-140
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1797042065191731200