Trilha das Funções Orgânicas: Um Jogo Didático para o Ensino de Química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1026 |
Resumo: | O Ensino de Química aplicado nas escolas é identificado como tradicional, abstrato e descontextualizado, desestimulando, assim, o interesse de muitos estudantes pela disciplina de Química. O presente trabalho teve como objetivo elaborar, aplicar e analisar a contribuição do jogo didático “Trilha das Funções Orgânicas” como uma ferramenta pedagógica para auxiliar no estudo das funções orgânicas de forma lúdica e interativa. Este trabalho foi realizado através de uma pesquisa de natureza descritiva, de cunho qualiquantitativo, de campo e desenvolvida com 21 alunos de uma turma de 3o ano do ensino médio na E.E.F.M. Professor Paulo Freire, localizada em Fortaleza-CE. Um dos instrumentos utilizados para avaliar o uso do jogo foi um questionário aplicado após a utilização desse jogo em sala de aula. Os resultados obtidos através das observações e do questionário aplicado indicaram que o jogo atuou como um instrumento facilitador e eficiente na compreensão do referido conteúdo. Constatou-se ainda que, o uso do jogo didático “Trilha das Funções Orgânicas” proporcionou a participação e a interação entre os alunos, podendo potencializar a promoção de uma aprendizagem prazerosa e eficaz. Entretanto, o educador deve ter a capacidade de conhecer e identificar as vantagens e desvantagens na proposta da aplicação de jogos na sua prática de ensino, adaptando-os aos conteúdos a serem abordados e à realidade da escola. |
id |
IFCE-1_36cad2a90f63e6d94b10691fe5cec4eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1026 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Trilha das Funções Orgânicas: Um Jogo Didático para o Ensino de QuímicaO Ensino de Química aplicado nas escolas é identificado como tradicional, abstrato e descontextualizado, desestimulando, assim, o interesse de muitos estudantes pela disciplina de Química. O presente trabalho teve como objetivo elaborar, aplicar e analisar a contribuição do jogo didático “Trilha das Funções Orgânicas” como uma ferramenta pedagógica para auxiliar no estudo das funções orgânicas de forma lúdica e interativa. Este trabalho foi realizado através de uma pesquisa de natureza descritiva, de cunho qualiquantitativo, de campo e desenvolvida com 21 alunos de uma turma de 3o ano do ensino médio na E.E.F.M. Professor Paulo Freire, localizada em Fortaleza-CE. Um dos instrumentos utilizados para avaliar o uso do jogo foi um questionário aplicado após a utilização desse jogo em sala de aula. Os resultados obtidos através das observações e do questionário aplicado indicaram que o jogo atuou como um instrumento facilitador e eficiente na compreensão do referido conteúdo. Constatou-se ainda que, o uso do jogo didático “Trilha das Funções Orgânicas” proporcionou a participação e a interação entre os alunos, podendo potencializar a promoção de uma aprendizagem prazerosa e eficaz. Entretanto, o educador deve ter a capacidade de conhecer e identificar as vantagens e desvantagens na proposta da aplicação de jogos na sua prática de ensino, adaptando-os aos conteúdos a serem abordados e à realidade da escola. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Borges, Eciângela ErnestoAlmeida, Maria Mozarina Beserrade Lima, Isaías Batistade Sousa, Paulo Henrique Machado2017-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/102610.21439/conexoes.v10i4.1026Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 133-1402176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1026/844info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T12:53:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1026Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T12:53:25Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trilha das Funções Orgânicas: Um Jogo Didático para o Ensino de Química |
title |
Trilha das Funções Orgânicas: Um Jogo Didático para o Ensino de Química |
spellingShingle |
Trilha das Funções Orgânicas: Um Jogo Didático para o Ensino de Química Borges, Eciângela Ernesto |
title_short |
Trilha das Funções Orgânicas: Um Jogo Didático para o Ensino de Química |
title_full |
Trilha das Funções Orgânicas: Um Jogo Didático para o Ensino de Química |
title_fullStr |
Trilha das Funções Orgânicas: Um Jogo Didático para o Ensino de Química |
title_full_unstemmed |
Trilha das Funções Orgânicas: Um Jogo Didático para o Ensino de Química |
title_sort |
Trilha das Funções Orgânicas: Um Jogo Didático para o Ensino de Química |
author |
Borges, Eciângela Ernesto |
author_facet |
Borges, Eciângela Ernesto Almeida, Maria Mozarina Beserra de Lima, Isaías Batista de Sousa, Paulo Henrique Machado |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Maria Mozarina Beserra de Lima, Isaías Batista de Sousa, Paulo Henrique Machado |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Eciângela Ernesto Almeida, Maria Mozarina Beserra de Lima, Isaías Batista de Sousa, Paulo Henrique Machado |
description |
O Ensino de Química aplicado nas escolas é identificado como tradicional, abstrato e descontextualizado, desestimulando, assim, o interesse de muitos estudantes pela disciplina de Química. O presente trabalho teve como objetivo elaborar, aplicar e analisar a contribuição do jogo didático “Trilha das Funções Orgânicas” como uma ferramenta pedagógica para auxiliar no estudo das funções orgânicas de forma lúdica e interativa. Este trabalho foi realizado através de uma pesquisa de natureza descritiva, de cunho qualiquantitativo, de campo e desenvolvida com 21 alunos de uma turma de 3o ano do ensino médio na E.E.F.M. Professor Paulo Freire, localizada em Fortaleza-CE. Um dos instrumentos utilizados para avaliar o uso do jogo foi um questionário aplicado após a utilização desse jogo em sala de aula. Os resultados obtidos através das observações e do questionário aplicado indicaram que o jogo atuou como um instrumento facilitador e eficiente na compreensão do referido conteúdo. Constatou-se ainda que, o uso do jogo didático “Trilha das Funções Orgânicas” proporcionou a participação e a interação entre os alunos, podendo potencializar a promoção de uma aprendizagem prazerosa e eficaz. Entretanto, o educador deve ter a capacidade de conhecer e identificar as vantagens e desvantagens na proposta da aplicação de jogos na sua prática de ensino, adaptando-os aos conteúdos a serem abordados e à realidade da escola. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-06 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1026 10.21439/conexoes.v10i4.1026 |
url |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1026 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v10i4.1026 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1026/844 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 133-140 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1757994111556648960 |