Os livros didáticos Domani e Magari em contexto ítalo-brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/457 |
Resumo: | Trabalhar com aspectos culturais em sala de aula é uma forma de aquisição de uma segunda cultura, de desenvolvimento e conhecimento intercultural. É preciso compreender os fatores históricos, geográficos e sociais, os quais, consequentemente, delineiam as variedades linguísticas e a cultura de uma comunidade. É necessário, ainda, entender como se configura o comportamento em relação à variedade minoritária italiana e à cultura desses grupos, assim como as diferenças históricas, linguísticas da língua italiana como língua estrangeira (língua padrão) e as variedades linguísticas italianas distintas, daquela ensinada na escola como língua oficial. Para que o professor contemple e respeite os aspectos culturais em sala de aula e desenvolva a formação intercultural do estudante, de uma forma crítica e reflexiva, ele precisa ir além das limitações do livro didático, o qual tem caráter amplo e por isso não considera todas as especificidades de um determinado contexto. Nesse sentido, será apresentada uma análise dos livros didáticos de italiano como língua estrangeira Domani e Magari, ambos da Alma Edizioni, utilizados para o ensino formal em Cascavel/PR, assim como aspectos socioculturais, históricos e linguísticos da comunidade. Para isso, a Linguística Aplicada será relacionada à Sociolinguística, a estudos culturais e históricos. |
id |
CLAEC-1_06db4f067f54e77f1dfd3e4262e34634 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/457 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Os livros didáticos Domani e Magari em contexto ítalo-brasileiroEnsino interculturalMaterial didáticoVariação linguísticaTrabalhar com aspectos culturais em sala de aula é uma forma de aquisição de uma segunda cultura, de desenvolvimento e conhecimento intercultural. É preciso compreender os fatores históricos, geográficos e sociais, os quais, consequentemente, delineiam as variedades linguísticas e a cultura de uma comunidade. É necessário, ainda, entender como se configura o comportamento em relação à variedade minoritária italiana e à cultura desses grupos, assim como as diferenças históricas, linguísticas da língua italiana como língua estrangeira (língua padrão) e as variedades linguísticas italianas distintas, daquela ensinada na escola como língua oficial. Para que o professor contemple e respeite os aspectos culturais em sala de aula e desenvolva a formação intercultural do estudante, de uma forma crítica e reflexiva, ele precisa ir além das limitações do livro didático, o qual tem caráter amplo e por isso não considera todas as especificidades de um determinado contexto. Nesse sentido, será apresentada uma análise dos livros didáticos de italiano como língua estrangeira Domani e Magari, ambos da Alma Edizioni, utilizados para o ensino formal em Cascavel/PR, assim como aspectos socioculturais, históricos e linguísticos da comunidade. Para isso, a Linguística Aplicada será relacionada à Sociolinguística, a estudos culturais e históricos.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/45710.23899/relacult.v3i3.457RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 3 (2017): Edição Especial - I SEMLACult2525-787010.23899/relacult.v3i3reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/457/233Copyright (c) 2018 Wania Cristiane Beloniinfo:eu-repo/semantics/openAccessBeloni, Wania Cristiane2019-05-06T01:38:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/457Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:02RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os livros didáticos Domani e Magari em contexto ítalo-brasileiro |
title |
Os livros didáticos Domani e Magari em contexto ítalo-brasileiro |
spellingShingle |
Os livros didáticos Domani e Magari em contexto ítalo-brasileiro Beloni, Wania Cristiane Ensino intercultural Material didático Variação linguística |
title_short |
Os livros didáticos Domani e Magari em contexto ítalo-brasileiro |
title_full |
Os livros didáticos Domani e Magari em contexto ítalo-brasileiro |
title_fullStr |
Os livros didáticos Domani e Magari em contexto ítalo-brasileiro |
title_full_unstemmed |
Os livros didáticos Domani e Magari em contexto ítalo-brasileiro |
title_sort |
Os livros didáticos Domani e Magari em contexto ítalo-brasileiro |
author |
Beloni, Wania Cristiane |
author_facet |
Beloni, Wania Cristiane |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Beloni, Wania Cristiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino intercultural Material didático Variação linguística |
topic |
Ensino intercultural Material didático Variação linguística |
description |
Trabalhar com aspectos culturais em sala de aula é uma forma de aquisição de uma segunda cultura, de desenvolvimento e conhecimento intercultural. É preciso compreender os fatores históricos, geográficos e sociais, os quais, consequentemente, delineiam as variedades linguísticas e a cultura de uma comunidade. É necessário, ainda, entender como se configura o comportamento em relação à variedade minoritária italiana e à cultura desses grupos, assim como as diferenças históricas, linguísticas da língua italiana como língua estrangeira (língua padrão) e as variedades linguísticas italianas distintas, daquela ensinada na escola como língua oficial. Para que o professor contemple e respeite os aspectos culturais em sala de aula e desenvolva a formação intercultural do estudante, de uma forma crítica e reflexiva, ele precisa ir além das limitações do livro didático, o qual tem caráter amplo e por isso não considera todas as especificidades de um determinado contexto. Nesse sentido, será apresentada uma análise dos livros didáticos de italiano como língua estrangeira Domani e Magari, ambos da Alma Edizioni, utilizados para o ensino formal em Cascavel/PR, assim como aspectos socioculturais, históricos e linguísticos da comunidade. Para isso, a Linguística Aplicada será relacionada à Sociolinguística, a estudos culturais e históricos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/457 10.23899/relacult.v3i3.457 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/457 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v3i3.457 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/457/233 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Wania Cristiane Beloni info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Wania Cristiane Beloni |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 3 (2017): Edição Especial - I SEMLACult 2525-7870 10.23899/relacult.v3i3 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042488744640512 |