Interculturalidade no ensino de física na educação escolar indígena: a construção do livro didático para uma aprendizagem significativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lins, Leonardo Diego
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11896/1190
Resumo: Esta tese constitui uma reflexão acerca do papel do ensino da Física no contexto escolar indígena e da elaboração de um material didático intercultural da disciplina, balizado pela teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel. Isso se deu a partir de pesquisa colaborativa envolvendo professores e estudantes indígenas da comunidade Pataxó do Extremo Sul da Bahia. A respeito da composição desta tese, em função da especificidade das ações requeridas pelas diversas etapas de desenvolvimento, foi necessário dividi-la em três momentos. No primeiro, caracterizei os principais conceitos presentes na Física, bem como estudos detalhados de todos os capítulos dos livros didáticos do Ensino Médio de Física utilizados na Escola Indígena Pataxó de Coroa Vermelha. Em seguida, a produção de livro didático intercultural de Física, pautado na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, construído com participação efetiva dos professores e alunos indígenas. E por fim, a aplicação desse novo material didático com o propósito de apontar falhas na sua concepção, para que pudessem ser sanadas antes da versão final. A análise foi realizada por meio de dois parâmetros: desempenho e atitude, pretendendo-se chegar a conclusões sobre as questões abordadas. Nesse sentido, a compatibilidade entre o material didático idealizado e o contexto local, tendo como proposta a interculturalidade e o estudo da Física, mostraram-se fundamentais para uma aprendizagem significativa dos processos físicos voltados aos alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Ao mesmo tempo, a relação entre professor, aluno e comunidade, representou o diferencial de uma educação intercultural em todo sistema escolar indígena.
id UNEB-8_f0d649f279181678af91cf563d5d1e8e
oai_identifier_str oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/1190
network_acronym_str UNEB-8
network_name_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository_id_str
spelling Interculturalidade no ensino de física na educação escolar indígena: a construção do livro didático para uma aprendizagem significativaInterculturalidadeEnsino de FísicaMaterial didáticoAprendizagemEsta tese constitui uma reflexão acerca do papel do ensino da Física no contexto escolar indígena e da elaboração de um material didático intercultural da disciplina, balizado pela teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel. Isso se deu a partir de pesquisa colaborativa envolvendo professores e estudantes indígenas da comunidade Pataxó do Extremo Sul da Bahia. A respeito da composição desta tese, em função da especificidade das ações requeridas pelas diversas etapas de desenvolvimento, foi necessário dividi-la em três momentos. No primeiro, caracterizei os principais conceitos presentes na Física, bem como estudos detalhados de todos os capítulos dos livros didáticos do Ensino Médio de Física utilizados na Escola Indígena Pataxó de Coroa Vermelha. Em seguida, a produção de livro didático intercultural de Física, pautado na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, construído com participação efetiva dos professores e alunos indígenas. E por fim, a aplicação desse novo material didático com o propósito de apontar falhas na sua concepção, para que pudessem ser sanadas antes da versão final. A análise foi realizada por meio de dois parâmetros: desempenho e atitude, pretendendo-se chegar a conclusões sobre as questões abordadas. Nesse sentido, a compatibilidade entre o material didático idealizado e o contexto local, tendo como proposta a interculturalidade e o estudo da Física, mostraram-se fundamentais para uma aprendizagem significativa dos processos físicos voltados aos alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Ao mesmo tempo, a relação entre professor, aluno e comunidade, representou o diferencial de uma educação intercultural em todo sistema escolar indígena.This thesis is a reflection on the role of physics teaching in the indigenous school context and the elaboration of an intercultural didactic material of the discipline, based on David Ausubel's theory of meaningful learning. This was based on collaborative research involving indigenous teachers and students from the Pataxó community in the extreme south of Bahia. Regarding the composition of this thesis, due to the specificity of the actions required by the various stages of development, it was necessary to divide it into three moments. In the first one, I characterized the main concepts present in physics, as well as detailed studies of all the chapters of the high school textbooks used in the Pataxó Indigenous School in Coroa Vermelha. Next, the production of Intercultural textbook of Physics, based on the theory of meaningful learning of Ausubel, built with effective participation of indigenous teachers and students. And finally, the application of this new didactic material with the purpose of pointing out faults in its conception, so that they could be remedied before the final version. The analysis was performed through two parameters: performance and attitude, aiming to reach conclusions about the issues addressed. In this sense, the compatibility between the idealized didactic material and the local context, having as a proposal the interculturality and the study of Physics, proved to be fundamental for a meaningful learning of the physical processes directed to the students of the first year of High School. At the same time, the relationship between teacher, student and community represented the differential of an intercultural education in every indigenous school system.Messeder, Marcos Luciano LopesGoldfarb, José LuizHohenfeld, Dielson PereiraPacheco, Sandra Simone Queiroz de MoraisQueiroz, Delcele MascarenhasLins, Leonardo Diego2019-08-20T19:06:28Z2019-08-20T19:06:28Z2019-03-19info:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfLINS, Leonardo Diego. Interculturalidade no ensino de física na educação escolar indígena: a construção do livro didático para uma aprendizagem significativa. Orientador: Marcos Luciano Lopes Messeder. 2019. 209 fls : il. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduc). Departamento de Educação, Campus I, Universidade do Estado da Bahia. Salvador, 2019.http://hdl.handle.net/20.500.11896/1190porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-06-03T12:12:08Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/1190Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-06-03T12:12:08Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Interculturalidade no ensino de física na educação escolar indígena: a construção do livro didático para uma aprendizagem significativa
title Interculturalidade no ensino de física na educação escolar indígena: a construção do livro didático para uma aprendizagem significativa
spellingShingle Interculturalidade no ensino de física na educação escolar indígena: a construção do livro didático para uma aprendizagem significativa
Lins, Leonardo Diego
Interculturalidade
Ensino de Física
Material didático
Aprendizagem
title_short Interculturalidade no ensino de física na educação escolar indígena: a construção do livro didático para uma aprendizagem significativa
title_full Interculturalidade no ensino de física na educação escolar indígena: a construção do livro didático para uma aprendizagem significativa
title_fullStr Interculturalidade no ensino de física na educação escolar indígena: a construção do livro didático para uma aprendizagem significativa
title_full_unstemmed Interculturalidade no ensino de física na educação escolar indígena: a construção do livro didático para uma aprendizagem significativa
title_sort Interculturalidade no ensino de física na educação escolar indígena: a construção do livro didático para uma aprendizagem significativa
author Lins, Leonardo Diego
author_facet Lins, Leonardo Diego
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Messeder, Marcos Luciano Lopes
Goldfarb, José Luiz
Hohenfeld, Dielson Pereira
Pacheco, Sandra Simone Queiroz de Morais
Queiroz, Delcele Mascarenhas
dc.contributor.author.fl_str_mv Lins, Leonardo Diego
dc.subject.por.fl_str_mv Interculturalidade
Ensino de Física
Material didático
Aprendizagem
topic Interculturalidade
Ensino de Física
Material didático
Aprendizagem
description Esta tese constitui uma reflexão acerca do papel do ensino da Física no contexto escolar indígena e da elaboração de um material didático intercultural da disciplina, balizado pela teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel. Isso se deu a partir de pesquisa colaborativa envolvendo professores e estudantes indígenas da comunidade Pataxó do Extremo Sul da Bahia. A respeito da composição desta tese, em função da especificidade das ações requeridas pelas diversas etapas de desenvolvimento, foi necessário dividi-la em três momentos. No primeiro, caracterizei os principais conceitos presentes na Física, bem como estudos detalhados de todos os capítulos dos livros didáticos do Ensino Médio de Física utilizados na Escola Indígena Pataxó de Coroa Vermelha. Em seguida, a produção de livro didático intercultural de Física, pautado na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, construído com participação efetiva dos professores e alunos indígenas. E por fim, a aplicação desse novo material didático com o propósito de apontar falhas na sua concepção, para que pudessem ser sanadas antes da versão final. A análise foi realizada por meio de dois parâmetros: desempenho e atitude, pretendendo-se chegar a conclusões sobre as questões abordadas. Nesse sentido, a compatibilidade entre o material didático idealizado e o contexto local, tendo como proposta a interculturalidade e o estudo da Física, mostraram-se fundamentais para uma aprendizagem significativa dos processos físicos voltados aos alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Ao mesmo tempo, a relação entre professor, aluno e comunidade, representou o diferencial de uma educação intercultural em todo sistema escolar indígena.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-20T19:06:28Z
2019-08-20T19:06:28Z
2019-03-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LINS, Leonardo Diego. Interculturalidade no ensino de física na educação escolar indígena: a construção do livro didático para uma aprendizagem significativa. Orientador: Marcos Luciano Lopes Messeder. 2019. 209 fls : il. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduc). Departamento de Educação, Campus I, Universidade do Estado da Bahia. Salvador, 2019.
http://hdl.handle.net/20.500.11896/1190
identifier_str_mv LINS, Leonardo Diego. Interculturalidade no ensino de física na educação escolar indígena: a construção do livro didático para uma aprendizagem significativa. Orientador: Marcos Luciano Lopes Messeder. 2019. 209 fls : il. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduc). Departamento de Educação, Campus I, Universidade do Estado da Bahia. Salvador, 2019.
url http://hdl.handle.net/20.500.11896/1190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
collection Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository.name.fl_str_mv Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br
_version_ 1802131149081804800