LEITURA CRÍTICA COMO UMA EXPERIÊNCIA PARA ALÉM DO TEXTO: IMPLÍCITOS E INFERÊNCIAS COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO E METACOGNIÇÃO NO PROCESSO EDUCACIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Bruno Humberto
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lima, Celso Albuquerque
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/654
Resumo: O trabalho perpassa primordialmente a visão de construção de sentidos na aquisição do conhecimento por meio do texto, e não meramente a obrigatoriedade do ensino normativo-prescritivo de língua, nem a doutrinação de gêneros textuais no processo educacional. Como caminho de sugestão para o ensino, frente à necessidade de reformulação das práticas pedagógicas de letramento, escolhemos trabalhar em slides por meio de uma crônica, de Rubem Braga, inicialmente a partir da abordagem ortodoxa e convencional. Por isso, em seguida, apresentamos dados atuais de proficiência da Prova Brasil, como reflexo do procedimento cristalizado no ensino de língua. Finalmente, sugerimos, com o mesmo texto, questões com práticas e experiências de letramento, o qual visa à construção de sentidos, em níveis de conhecimento de mundo, conhecimento textual e conhecimento linguístico, por meio de três níveis de leitura: sensorial, emocional e racional. A abordagem, portanto, dessa apresentação propõe caminhos para que o ensino de língua promova criatividade, criticidade e sensibilidade ao cidadão. Para isso, apontamos ao final do trabalho um experimento da aplicabilidade de teorias em turmas de ensino fundamental de segundo ciclo da Escola Municipal Ministro Alcides Carneiro, em Campo Grande, Rio de Janeiro; com resultados e considerações coletados dos alunos, como realização e proposição de práticas de letramento na construção de capacidades cognitivas, linguístico-discursivas e metacognitivas no ensino de língua materna, a partir dos implícitos e inferências.
id CLAEC-1_07aaf7f54d315e2c6250464606d9b1f5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/654
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling LEITURA CRÍTICA COMO UMA EXPERIÊNCIA PARA ALÉM DO TEXTO: IMPLÍCITOS E INFERÊNCIAS COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO E METACOGNIÇÃO NO PROCESSO EDUCACIONALLinguísticaTextoMetacognição.O trabalho perpassa primordialmente a visão de construção de sentidos na aquisição do conhecimento por meio do texto, e não meramente a obrigatoriedade do ensino normativo-prescritivo de língua, nem a doutrinação de gêneros textuais no processo educacional. Como caminho de sugestão para o ensino, frente à necessidade de reformulação das práticas pedagógicas de letramento, escolhemos trabalhar em slides por meio de uma crônica, de Rubem Braga, inicialmente a partir da abordagem ortodoxa e convencional. Por isso, em seguida, apresentamos dados atuais de proficiência da Prova Brasil, como reflexo do procedimento cristalizado no ensino de língua. Finalmente, sugerimos, com o mesmo texto, questões com práticas e experiências de letramento, o qual visa à construção de sentidos, em níveis de conhecimento de mundo, conhecimento textual e conhecimento linguístico, por meio de três níveis de leitura: sensorial, emocional e racional. A abordagem, portanto, dessa apresentação propõe caminhos para que o ensino de língua promova criatividade, criticidade e sensibilidade ao cidadão. Para isso, apontamos ao final do trabalho um experimento da aplicabilidade de teorias em turmas de ensino fundamental de segundo ciclo da Escola Municipal Ministro Alcides Carneiro, em Campo Grande, Rio de Janeiro; com resultados e considerações coletados dos alunos, como realização e proposição de práticas de letramento na construção de capacidades cognitivas, linguístico-discursivas e metacognitivas no ensino de língua materna, a partir dos implícitos e inferências.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2018-08-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/65410.23899/relacult.v4i1.654RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 n. 1 (2018)2525-787010.23899/relacult.v4i1reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/654/495Copyright (c) 2018 Bruno Humberto da Silva, Celso Albuquerque Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Bruno HumbertoLima, Celso Albuquerque2019-07-18T15:32:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/654Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-07-18T15:32:46RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv LEITURA CRÍTICA COMO UMA EXPERIÊNCIA PARA ALÉM DO TEXTO: IMPLÍCITOS E INFERÊNCIAS COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO E METACOGNIÇÃO NO PROCESSO EDUCACIONAL
title LEITURA CRÍTICA COMO UMA EXPERIÊNCIA PARA ALÉM DO TEXTO: IMPLÍCITOS E INFERÊNCIAS COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO E METACOGNIÇÃO NO PROCESSO EDUCACIONAL
spellingShingle LEITURA CRÍTICA COMO UMA EXPERIÊNCIA PARA ALÉM DO TEXTO: IMPLÍCITOS E INFERÊNCIAS COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO E METACOGNIÇÃO NO PROCESSO EDUCACIONAL
da Silva, Bruno Humberto
Linguística
Texto
Metacognição.
title_short LEITURA CRÍTICA COMO UMA EXPERIÊNCIA PARA ALÉM DO TEXTO: IMPLÍCITOS E INFERÊNCIAS COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO E METACOGNIÇÃO NO PROCESSO EDUCACIONAL
title_full LEITURA CRÍTICA COMO UMA EXPERIÊNCIA PARA ALÉM DO TEXTO: IMPLÍCITOS E INFERÊNCIAS COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO E METACOGNIÇÃO NO PROCESSO EDUCACIONAL
title_fullStr LEITURA CRÍTICA COMO UMA EXPERIÊNCIA PARA ALÉM DO TEXTO: IMPLÍCITOS E INFERÊNCIAS COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO E METACOGNIÇÃO NO PROCESSO EDUCACIONAL
title_full_unstemmed LEITURA CRÍTICA COMO UMA EXPERIÊNCIA PARA ALÉM DO TEXTO: IMPLÍCITOS E INFERÊNCIAS COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO E METACOGNIÇÃO NO PROCESSO EDUCACIONAL
title_sort LEITURA CRÍTICA COMO UMA EXPERIÊNCIA PARA ALÉM DO TEXTO: IMPLÍCITOS E INFERÊNCIAS COMO PRÁTICA DE LETRAMENTO E METACOGNIÇÃO NO PROCESSO EDUCACIONAL
author da Silva, Bruno Humberto
author_facet da Silva, Bruno Humberto
Lima, Celso Albuquerque
author_role author
author2 Lima, Celso Albuquerque
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Bruno Humberto
Lima, Celso Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística
Texto
Metacognição.
topic Linguística
Texto
Metacognição.
description O trabalho perpassa primordialmente a visão de construção de sentidos na aquisição do conhecimento por meio do texto, e não meramente a obrigatoriedade do ensino normativo-prescritivo de língua, nem a doutrinação de gêneros textuais no processo educacional. Como caminho de sugestão para o ensino, frente à necessidade de reformulação das práticas pedagógicas de letramento, escolhemos trabalhar em slides por meio de uma crônica, de Rubem Braga, inicialmente a partir da abordagem ortodoxa e convencional. Por isso, em seguida, apresentamos dados atuais de proficiência da Prova Brasil, como reflexo do procedimento cristalizado no ensino de língua. Finalmente, sugerimos, com o mesmo texto, questões com práticas e experiências de letramento, o qual visa à construção de sentidos, em níveis de conhecimento de mundo, conhecimento textual e conhecimento linguístico, por meio de três níveis de leitura: sensorial, emocional e racional. A abordagem, portanto, dessa apresentação propõe caminhos para que o ensino de língua promova criatividade, criticidade e sensibilidade ao cidadão. Para isso, apontamos ao final do trabalho um experimento da aplicabilidade de teorias em turmas de ensino fundamental de segundo ciclo da Escola Municipal Ministro Alcides Carneiro, em Campo Grande, Rio de Janeiro; com resultados e considerações coletados dos alunos, como realização e proposição de práticas de letramento na construção de capacidades cognitivas, linguístico-discursivas e metacognitivas no ensino de língua materna, a partir dos implícitos e inferências.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/654
10.23899/relacult.v4i1.654
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/654
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v4i1.654
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/654/495
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Bruno Humberto da Silva, Celso Albuquerque Lima
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Bruno Humberto da Silva, Celso Albuquerque Lima
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 n. 1 (2018)
2525-7870
10.23899/relacult.v4i1
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042489217548288