A metacognição como auxiliar no processo de formação de professoras: uma experiência pedagógica.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5856 |
Resumo: | Este trabalho apresenta os resultados da avaliação de uma experiência pedagógica, realizada em curso de Pedagogia, em que se utilizou atividades metacognitivas (aquelas nas quais o aprendiz reflete sobre os seus próprios processos de aprender), juntamente com estudos teóricos acerca das teorias da aprendizagem, para desenvolver uma disciplina voltada a essa temática. As estudantes, durante o semestre, mantiveram uma espécie de diário (conhecido como “caderninho”) em que deveriam, após cada aula, escrever suas reflexões sobre os seus próprios processos de aprendizagem. A avaliação da experiência foi realizada a partir de uma análise do conteúdo desses diários, complementada pelos dados fornecidos por um ensaio final - que as estudantes produziram com a finalidade de analisar seus processos de aprendizagem à luz das teorias estudadas - e por uma avaliação final sobre a atividade de metacognição realizada. Os dados sugerem que essa atividade foi bem sucedida em termos de levar as futuras professoras a pensar sobre o seu aprender de maneira que tenham elementos para pensar sobre o aprender de seus alunos, quando estiverem na prática. As atividades metacognitivas relatadas pelas estudantes indicam que elas consideraram principalmente os processos de interação, as discussões grupais, como elementos que potencializaram seus processos de aprendizagem, contrapondo-se à idéia de que, para aprender, basta que se entre em contato com informações, sem necessitar interagir com elas. |
id |
UFPL_d4bc435128ce83f579e3aa1800fb588a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5856 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-06-15T17:44:21Z2020-06-15T17:44:21Z2006DAMIANI, Magda Floriana, GIL, Robledo Lima, PROTÁSIO, Michelle Reinaldo. A metacognição como auxiliar no processo de formação de professoras: uma experiência pedagógica. UNIrevista (UNISINOS), São Leopoldo, v. 1, n.2, p. 1-14, 2006. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/b3b0/31a9a49a6c48f4ecc808a68c0fe4df9bfafd.pdf. Acesso em: 12/06/2020.1809-4651http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5856Este trabalho apresenta os resultados da avaliação de uma experiência pedagógica, realizada em curso de Pedagogia, em que se utilizou atividades metacognitivas (aquelas nas quais o aprendiz reflete sobre os seus próprios processos de aprender), juntamente com estudos teóricos acerca das teorias da aprendizagem, para desenvolver uma disciplina voltada a essa temática. As estudantes, durante o semestre, mantiveram uma espécie de diário (conhecido como “caderninho”) em que deveriam, após cada aula, escrever suas reflexões sobre os seus próprios processos de aprendizagem. A avaliação da experiência foi realizada a partir de uma análise do conteúdo desses diários, complementada pelos dados fornecidos por um ensaio final - que as estudantes produziram com a finalidade de analisar seus processos de aprendizagem à luz das teorias estudadas - e por uma avaliação final sobre a atividade de metacognição realizada. Os dados sugerem que essa atividade foi bem sucedida em termos de levar as futuras professoras a pensar sobre o seu aprender de maneira que tenham elementos para pensar sobre o aprender de seus alunos, quando estiverem na prática. As atividades metacognitivas relatadas pelas estudantes indicam que elas consideraram principalmente os processos de interação, as discussões grupais, como elementos que potencializaram seus processos de aprendizagem, contrapondo-se à idéia de que, para aprender, basta que se entre em contato com informações, sem necessitar interagir com elas.porUNISINOSMetacogniçãoAprendizagemFormação de professoresA metacognição como auxiliar no processo de formação de professoras: uma experiência pedagógica.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleDamiani, Magda FlorianaGil, Robledo LimaProtásio, Michelle Reinaldoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTA_metacognicao_como_auxiliar_no_processo_de_formacao_de_professoras.pdf.txtA_metacognicao_como_auxiliar_no_processo_de_formacao_de_professoras.pdf.txtExtracted texttext/plain49599http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5856/6/A_metacognicao_como_auxiliar_no_processo_de_formacao_de_professoras.pdf.txtf6251b3ffc237a70f93bff6fb9a57e8cMD56open accessTHUMBNAILA_metacognicao_como_auxiliar_no_processo_de_formacao_de_professoras.pdf.jpgA_metacognicao_como_auxiliar_no_processo_de_formacao_de_professoras.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1658http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5856/7/A_metacognicao_como_auxiliar_no_processo_de_formacao_de_professoras.pdf.jpgd784ee0009505bba1f5636905f5f702dMD57open accessORIGINALA_metacognicao_como_auxiliar_no_processo_de_formacao_de_professoras.pdfA_metacognicao_como_auxiliar_no_processo_de_formacao_de_professoras.pdfapplication/pdf164945http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5856/1/A_metacognicao_como_auxiliar_no_processo_de_formacao_de_professoras.pdf122d8065a4230587f2ea45283314459fMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5856/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5856/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5856/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5856/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/58562023-07-13 07:01:06.214open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5856VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T10:01:06Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A metacognição como auxiliar no processo de formação de professoras: uma experiência pedagógica. |
title |
A metacognição como auxiliar no processo de formação de professoras: uma experiência pedagógica. |
spellingShingle |
A metacognição como auxiliar no processo de formação de professoras: uma experiência pedagógica. Damiani, Magda Floriana Metacognição Aprendizagem Formação de professores |
title_short |
A metacognição como auxiliar no processo de formação de professoras: uma experiência pedagógica. |
title_full |
A metacognição como auxiliar no processo de formação de professoras: uma experiência pedagógica. |
title_fullStr |
A metacognição como auxiliar no processo de formação de professoras: uma experiência pedagógica. |
title_full_unstemmed |
A metacognição como auxiliar no processo de formação de professoras: uma experiência pedagógica. |
title_sort |
A metacognição como auxiliar no processo de formação de professoras: uma experiência pedagógica. |
author |
Damiani, Magda Floriana |
author_facet |
Damiani, Magda Floriana Gil, Robledo Lima Protásio, Michelle Reinaldo |
author_role |
author |
author2 |
Gil, Robledo Lima Protásio, Michelle Reinaldo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Damiani, Magda Floriana Gil, Robledo Lima Protásio, Michelle Reinaldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metacognição Aprendizagem Formação de professores |
topic |
Metacognição Aprendizagem Formação de professores |
description |
Este trabalho apresenta os resultados da avaliação de uma experiência pedagógica, realizada em curso de Pedagogia, em que se utilizou atividades metacognitivas (aquelas nas quais o aprendiz reflete sobre os seus próprios processos de aprender), juntamente com estudos teóricos acerca das teorias da aprendizagem, para desenvolver uma disciplina voltada a essa temática. As estudantes, durante o semestre, mantiveram uma espécie de diário (conhecido como “caderninho”) em que deveriam, após cada aula, escrever suas reflexões sobre os seus próprios processos de aprendizagem. A avaliação da experiência foi realizada a partir de uma análise do conteúdo desses diários, complementada pelos dados fornecidos por um ensaio final - que as estudantes produziram com a finalidade de analisar seus processos de aprendizagem à luz das teorias estudadas - e por uma avaliação final sobre a atividade de metacognição realizada. Os dados sugerem que essa atividade foi bem sucedida em termos de levar as futuras professoras a pensar sobre o seu aprender de maneira que tenham elementos para pensar sobre o aprender de seus alunos, quando estiverem na prática. As atividades metacognitivas relatadas pelas estudantes indicam que elas consideraram principalmente os processos de interação, as discussões grupais, como elementos que potencializaram seus processos de aprendizagem, contrapondo-se à idéia de que, para aprender, basta que se entre em contato com informações, sem necessitar interagir com elas. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-06-15T17:44:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-06-15T17:44:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DAMIANI, Magda Floriana, GIL, Robledo Lima, PROTÁSIO, Michelle Reinaldo. A metacognição como auxiliar no processo de formação de professoras: uma experiência pedagógica. UNIrevista (UNISINOS), São Leopoldo, v. 1, n.2, p. 1-14, 2006. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/b3b0/31a9a49a6c48f4ecc808a68c0fe4df9bfafd.pdf. Acesso em: 12/06/2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5856 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
1809-4651 |
identifier_str_mv |
DAMIANI, Magda Floriana, GIL, Robledo Lima, PROTÁSIO, Michelle Reinaldo. A metacognição como auxiliar no processo de formação de professoras: uma experiência pedagógica. UNIrevista (UNISINOS), São Leopoldo, v. 1, n.2, p. 1-14, 2006. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/b3b0/31a9a49a6c48f4ecc808a68c0fe4df9bfafd.pdf. Acesso em: 12/06/2020. 1809-4651 |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5856 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNISINOS |
publisher.none.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5856/6/A_metacognicao_como_auxiliar_no_processo_de_formacao_de_professoras.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5856/7/A_metacognicao_como_auxiliar_no_processo_de_formacao_de_professoras.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5856/1/A_metacognicao_como_auxiliar_no_processo_de_formacao_de_professoras.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5856/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5856/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5856/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5856/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f6251b3ffc237a70f93bff6fb9a57e8c d784ee0009505bba1f5636905f5f702d 122d8065a4230587f2ea45283314459f 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e fbd6c74465857056e3ca572d7586661b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1813710179691134976 |