A metacognição como auxiliar no processo de formação de professoras: uma experiência pedagógica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damiani, Magda Floriana
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Gil, Robledo Lima, Protásio, Michelle Reinaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5856
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados da avaliação de uma experiência pedagógica, realizada em curso de Pedagogia, em que se utilizou atividades metacognitivas (aquelas nas quais o aprendiz reflete sobre os seus próprios processos de aprender), juntamente com estudos teóricos acerca das teorias da aprendizagem, para desenvolver uma disciplina voltada a essa temática. As estudantes, durante o semestre, mantiveram uma espécie de diário (conhecido como “caderninho”) em que deveriam, após cada aula, escrever suas reflexões sobre os seus próprios processos de aprendizagem. A avaliação da experiência foi realizada a partir de uma análise do conteúdo desses diários, complementada pelos dados fornecidos por um ensaio final - que as estudantes produziram com a finalidade de analisar seus processos de aprendizagem à luz das teorias estudadas - e por uma avaliação final sobre a atividade de metacognição realizada. Os dados sugerem que essa atividade foi bem sucedida em termos de levar as futuras professoras a pensar sobre o seu aprender de maneira que tenham elementos para pensar sobre o aprender de seus alunos, quando estiverem na prática. As atividades metacognitivas relatadas pelas estudantes indicam que elas consideraram principalmente os processos de interação, as discussões grupais, como elementos que potencializaram seus processos de aprendizagem, contrapondo-se à idéia de que, para aprender, basta que se entre em contato com informações, sem necessitar interagir com elas.
id UFPL_d4bc435128ce83f579e3aa1800fb588a
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5856
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2020-06-15T17:44:21Z2020-06-15T17:44:21Z2006DAMIANI, Magda Floriana, GIL, Robledo Lima, PROTÁSIO, Michelle Reinaldo. A metacognição como auxiliar no processo de formação de professoras: uma experiência pedagógica. UNIrevista (UNISINOS), São Leopoldo, v. 1, n.2, p. 1-14, 2006. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/b3b0/31a9a49a6c48f4ecc808a68c0fe4df9bfafd.pdf. Acesso em: 12/06/2020.1809-4651http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5856Este trabalho apresenta os resultados da avaliação de uma experiência pedagógica, realizada em curso de Pedagogia, em que se utilizou atividades metacognitivas (aquelas nas quais o aprendiz reflete sobre os seus próprios processos de aprender), juntamente com estudos teóricos acerca das teorias da aprendizagem, para desenvolver uma disciplina voltada a essa temática. As estudantes, durante o semestre, mantiveram uma espécie de diário (conhecido como “caderninho”) em que deveriam, após cada aula, escrever suas reflexões sobre os seus próprios processos de aprendizagem. A avaliação da experiência foi realizada a partir de uma análise do conteúdo desses diários, complementada pelos dados fornecidos por um ensaio final - que as estudantes produziram com a finalidade de analisar seus processos de aprendizagem à luz das teorias estudadas - e por uma avaliação final sobre a atividade de metacognição realizada. Os dados sugerem que essa atividade foi bem sucedida em termos de levar as futuras professoras a pensar sobre o seu aprender de maneira que tenham elementos para pensar sobre o aprender de seus alunos, quando estiverem na prática. As atividades metacognitivas relatadas pelas estudantes indicam que elas consideraram principalmente os processos de interação, as discussões grupais, como elementos que potencializaram seus processos de aprendizagem, contrapondo-se à idéia de que, para aprender, basta que se entre em contato com informações, sem necessitar interagir com elas.porUNISINOSMetacogniçãoAprendizagemFormação de professoresA metacognição como auxiliar no processo de formação de professoras: uma experiência pedagógica.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleDamiani, Magda FlorianaGil, Robledo LimaProtásio, Michelle Reinaldoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTA_metacognicao_como_auxiliar_no_processo_de_formacao_de_professoras.pdf.txtA_metacognicao_como_auxiliar_no_processo_de_formacao_de_professoras.pdf.txtExtracted texttext/plain49599http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5856/6/A_metacognicao_como_auxiliar_no_processo_de_formacao_de_professoras.pdf.txtf6251b3ffc237a70f93bff6fb9a57e8cMD56open accessTHUMBNAILA_metacognicao_como_auxiliar_no_processo_de_formacao_de_professoras.pdf.jpgA_metacognicao_como_auxiliar_no_processo_de_formacao_de_professoras.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1658http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5856/7/A_metacognicao_como_auxiliar_no_processo_de_formacao_de_professoras.pdf.jpgd784ee0009505bba1f5636905f5f702dMD57open accessORIGINALA_metacognicao_como_auxiliar_no_processo_de_formacao_de_professoras.pdfA_metacognicao_como_auxiliar_no_processo_de_formacao_de_professoras.pdfapplication/pdf164945http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5856/1/A_metacognicao_como_auxiliar_no_processo_de_formacao_de_professoras.pdf122d8065a4230587f2ea45283314459fMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5856/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5856/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5856/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5856/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/58562023-07-13 07:01:06.214open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5856VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T10:01:06Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A metacognição como auxiliar no processo de formação de professoras: uma experiência pedagógica.
title A metacognição como auxiliar no processo de formação de professoras: uma experiência pedagógica.
spellingShingle A metacognição como auxiliar no processo de formação de professoras: uma experiência pedagógica.
Damiani, Magda Floriana
Metacognição
Aprendizagem
Formação de professores
title_short A metacognição como auxiliar no processo de formação de professoras: uma experiência pedagógica.
title_full A metacognição como auxiliar no processo de formação de professoras: uma experiência pedagógica.
title_fullStr A metacognição como auxiliar no processo de formação de professoras: uma experiência pedagógica.
title_full_unstemmed A metacognição como auxiliar no processo de formação de professoras: uma experiência pedagógica.
title_sort A metacognição como auxiliar no processo de formação de professoras: uma experiência pedagógica.
author Damiani, Magda Floriana
author_facet Damiani, Magda Floriana
Gil, Robledo Lima
Protásio, Michelle Reinaldo
author_role author
author2 Gil, Robledo Lima
Protásio, Michelle Reinaldo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Damiani, Magda Floriana
Gil, Robledo Lima
Protásio, Michelle Reinaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Metacognição
Aprendizagem
Formação de professores
topic Metacognição
Aprendizagem
Formação de professores
description Este trabalho apresenta os resultados da avaliação de uma experiência pedagógica, realizada em curso de Pedagogia, em que se utilizou atividades metacognitivas (aquelas nas quais o aprendiz reflete sobre os seus próprios processos de aprender), juntamente com estudos teóricos acerca das teorias da aprendizagem, para desenvolver uma disciplina voltada a essa temática. As estudantes, durante o semestre, mantiveram uma espécie de diário (conhecido como “caderninho”) em que deveriam, após cada aula, escrever suas reflexões sobre os seus próprios processos de aprendizagem. A avaliação da experiência foi realizada a partir de uma análise do conteúdo desses diários, complementada pelos dados fornecidos por um ensaio final - que as estudantes produziram com a finalidade de analisar seus processos de aprendizagem à luz das teorias estudadas - e por uma avaliação final sobre a atividade de metacognição realizada. Os dados sugerem que essa atividade foi bem sucedida em termos de levar as futuras professoras a pensar sobre o seu aprender de maneira que tenham elementos para pensar sobre o aprender de seus alunos, quando estiverem na prática. As atividades metacognitivas relatadas pelas estudantes indicam que elas consideraram principalmente os processos de interação, as discussões grupais, como elementos que potencializaram seus processos de aprendizagem, contrapondo-se à idéia de que, para aprender, basta que se entre em contato com informações, sem necessitar interagir com elas.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-15T17:44:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-15T17:44:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DAMIANI, Magda Floriana, GIL, Robledo Lima, PROTÁSIO, Michelle Reinaldo. A metacognição como auxiliar no processo de formação de professoras: uma experiência pedagógica. UNIrevista (UNISINOS), São Leopoldo, v. 1, n.2, p. 1-14, 2006. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/b3b0/31a9a49a6c48f4ecc808a68c0fe4df9bfafd.pdf. Acesso em: 12/06/2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5856
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1809-4651
identifier_str_mv DAMIANI, Magda Floriana, GIL, Robledo Lima, PROTÁSIO, Michelle Reinaldo. A metacognição como auxiliar no processo de formação de professoras: uma experiência pedagógica. UNIrevista (UNISINOS), São Leopoldo, v. 1, n.2, p. 1-14, 2006. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/b3b0/31a9a49a6c48f4ecc808a68c0fe4df9bfafd.pdf. Acesso em: 12/06/2020.
1809-4651
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UNISINOS
publisher.none.fl_str_mv UNISINOS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5856/6/A_metacognicao_como_auxiliar_no_processo_de_formacao_de_professoras.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5856/7/A_metacognicao_como_auxiliar_no_processo_de_formacao_de_professoras.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5856/1/A_metacognicao_como_auxiliar_no_processo_de_formacao_de_professoras.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5856/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5856/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5856/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5856/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f6251b3ffc237a70f93bff6fb9a57e8c
d784ee0009505bba1f5636905f5f702d
122d8065a4230587f2ea45283314459f
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1813710179691134976