O Ensino da EJA nos anos iniciais: Dificuldades e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pierzckalski, Camila Corrêa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Behling, Renata, Carlos, Lígia Cardoso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1227
Resumo: No trabalho apresentamos e discutimos propostas de ensino para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) anos iniciais em uma perspectiva de valorização da oralidade e dos conhecimentos empíricos dos alunos, considerando práticas de alfabetização que levem à criticidade. Propomos usar o “senso comum” como ponto de partida para um trabalho baseado nas experiências dos alunos, sem ignorar que essas pessoas já possuem conhecimentos antes de buscar a escola e que estes são estimados. A partir das teorias de Paulo Freire e de Boaventura de Sousa Santos, busca-se proporcionar uma educação politizada, contextualizada, transformadora da realidade e, principalmente, amorosa. Tendo em vista nossa prática de observação, os estágios concomitantes no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas no estado do Rio Grande do Sul (BR), encontramos nas escolas ações pedagógicas de infantilização e o uso de materiais didáticos pensados a partir de uma psicologia do desenvolvimento infantil, sem considerar a complexidade do mundo adulto. É necessário que as metodologias de alfabetização e letramento presentes na EJA sejam direcionadas para o público que atendem, pois entendemos que a descontextualização é promotora da evasão encontrada nesta modalidade de ensino.
id CLAEC-1_0c243b25075b6dff66d303deb2d7eb53
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1227
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling O Ensino da EJA nos anos iniciais: Dificuldades e possibilidadesAlfabetizaçãoEducaçãoEJAPropostas De EnsinoPedagogia.No trabalho apresentamos e discutimos propostas de ensino para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) anos iniciais em uma perspectiva de valorização da oralidade e dos conhecimentos empíricos dos alunos, considerando práticas de alfabetização que levem à criticidade. Propomos usar o “senso comum” como ponto de partida para um trabalho baseado nas experiências dos alunos, sem ignorar que essas pessoas já possuem conhecimentos antes de buscar a escola e que estes são estimados. A partir das teorias de Paulo Freire e de Boaventura de Sousa Santos, busca-se proporcionar uma educação politizada, contextualizada, transformadora da realidade e, principalmente, amorosa. Tendo em vista nossa prática de observação, os estágios concomitantes no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas no estado do Rio Grande do Sul (BR), encontramos nas escolas ações pedagógicas de infantilização e o uso de materiais didáticos pensados a partir de uma psicologia do desenvolvimento infantil, sem considerar a complexidade do mundo adulto. É necessário que as metodologias de alfabetização e letramento presentes na EJA sejam direcionadas para o público que atendem, pois entendemos que a descontextualização é promotora da evasão encontrada nesta modalidade de ensino.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/122710.23899/relacult.v5i4.1227RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1227/690Copyright (c) 2019 Camila Corrêa Pierzckalski, Renata Behling, Lígia Cardoso Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccessPierzckalski, Camila CorrêaBehling, RenataCarlos, Lígia Cardoso2019-05-06T01:38:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1227Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:44RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino da EJA nos anos iniciais: Dificuldades e possibilidades
title O Ensino da EJA nos anos iniciais: Dificuldades e possibilidades
spellingShingle O Ensino da EJA nos anos iniciais: Dificuldades e possibilidades
Pierzckalski, Camila Corrêa
Alfabetização
Educação
EJA
Propostas De Ensino
Pedagogia.
title_short O Ensino da EJA nos anos iniciais: Dificuldades e possibilidades
title_full O Ensino da EJA nos anos iniciais: Dificuldades e possibilidades
title_fullStr O Ensino da EJA nos anos iniciais: Dificuldades e possibilidades
title_full_unstemmed O Ensino da EJA nos anos iniciais: Dificuldades e possibilidades
title_sort O Ensino da EJA nos anos iniciais: Dificuldades e possibilidades
author Pierzckalski, Camila Corrêa
author_facet Pierzckalski, Camila Corrêa
Behling, Renata
Carlos, Lígia Cardoso
author_role author
author2 Behling, Renata
Carlos, Lígia Cardoso
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pierzckalski, Camila Corrêa
Behling, Renata
Carlos, Lígia Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Educação
EJA
Propostas De Ensino
Pedagogia.
topic Alfabetização
Educação
EJA
Propostas De Ensino
Pedagogia.
description No trabalho apresentamos e discutimos propostas de ensino para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) anos iniciais em uma perspectiva de valorização da oralidade e dos conhecimentos empíricos dos alunos, considerando práticas de alfabetização que levem à criticidade. Propomos usar o “senso comum” como ponto de partida para um trabalho baseado nas experiências dos alunos, sem ignorar que essas pessoas já possuem conhecimentos antes de buscar a escola e que estes são estimados. A partir das teorias de Paulo Freire e de Boaventura de Sousa Santos, busca-se proporcionar uma educação politizada, contextualizada, transformadora da realidade e, principalmente, amorosa. Tendo em vista nossa prática de observação, os estágios concomitantes no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas no estado do Rio Grande do Sul (BR), encontramos nas escolas ações pedagógicas de infantilização e o uso de materiais didáticos pensados a partir de uma psicologia do desenvolvimento infantil, sem considerar a complexidade do mundo adulto. É necessário que as metodologias de alfabetização e letramento presentes na EJA sejam direcionadas para o público que atendem, pois entendemos que a descontextualização é promotora da evasão encontrada nesta modalidade de ensino.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1227
10.23899/relacult.v5i4.1227
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1227
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v5i4.1227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1227/690
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Camila Corrêa Pierzckalski, Renata Behling, Lígia Cardoso Carlos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Camila Corrêa Pierzckalski, Renata Behling, Lígia Cardoso Carlos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM
2525-7870
10.23899/relacult.v5i4
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042490603765760