Experiências Pibidianas no Instituto Estadual Padre Francisco Garcia: As formas de expressões da cultura Guaraní-missioneira sob viés da Educação Patrimonial.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moro, Taciane Neres
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Souza Pires, Lilian Simone, Vasques, José Luciano Gattibone, Pimentel, Tiara, Colvero, Ronaldo Bernadino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/771
Resumo: O presente artigo pretende descrever o trabalho realizado pelos bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) no Instituto Estadual Padre Francisco Garcia, refletindo sobre algumas experiências desde a vinculação da escola ao programa. A escola localiza-se no bairro do Passo área suburbana do município de São Borja. Durante o ano de 2015, o PIBID como subprojeto de História, elegeu como tema central a Educação Patrimonial. O primeiro momento deste trabalho será dedicado a expor elementos sobre São Borja e sua formação histórica, remanescentes das missões jesuíticas dos séculos XVII-XVIII. O município pode ser caracterizado como um campo fértil para pesquisas e estudos históricos sendo que são inúmeros os Patrimônios materiais e imateriais que podem ser percebidos no cotidiano popular e merecem estudos mais aprofundados, principalmente naqueles que se remetem às origens históricas do município. O PIBID, nesse sentido, possibilita pensarmos formas de trabalho dentro da temática da Educação Patrimonial como tema transversal. No segundo momento, a exposição teórica destaca, os momentos que se apresentam como ápice das experiências com o tema, durante a aplicação do projeto. Os alunos foram levados além das dependências escolares para realizar entrevistas e visualizar, na prática, os elementos culturais contidos nas artes, e da musicalidade fomentada por artistas conhecidos da região. Para finalizar, o grupo de estudantes do Ensino Fundamental identificou que as diferentes formas de expressões, contidas na música, na dança, na declamação, nos objetos e nas artes plásticas possuem raízes históricas ligadas a cultura guaraní-missioneira.
id CLAEC-1_151cd1dcf43ab06be8f33f1363ceb869
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/771
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling Experiências Pibidianas no Instituto Estadual Padre Francisco Garcia: As formas de expressões da cultura Guaraní-missioneira sob viés da Educação Patrimonial.Educação PatrimonialPatrimônioPIBIDSão BorjaEnsinoO presente artigo pretende descrever o trabalho realizado pelos bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) no Instituto Estadual Padre Francisco Garcia, refletindo sobre algumas experiências desde a vinculação da escola ao programa. A escola localiza-se no bairro do Passo área suburbana do município de São Borja. Durante o ano de 2015, o PIBID como subprojeto de História, elegeu como tema central a Educação Patrimonial. O primeiro momento deste trabalho será dedicado a expor elementos sobre São Borja e sua formação histórica, remanescentes das missões jesuíticas dos séculos XVII-XVIII. O município pode ser caracterizado como um campo fértil para pesquisas e estudos históricos sendo que são inúmeros os Patrimônios materiais e imateriais que podem ser percebidos no cotidiano popular e merecem estudos mais aprofundados, principalmente naqueles que se remetem às origens históricas do município. O PIBID, nesse sentido, possibilita pensarmos formas de trabalho dentro da temática da Educação Patrimonial como tema transversal. No segundo momento, a exposição teórica destaca, os momentos que se apresentam como ápice das experiências com o tema, durante a aplicação do projeto. Os alunos foram levados além das dependências escolares para realizar entrevistas e visualizar, na prática, os elementos culturais contidos nas artes, e da musicalidade fomentada por artistas conhecidos da região. Para finalizar, o grupo de estudantes do Ensino Fundamental identificou que as diferentes formas de expressões, contidas na música, na dança, na declamação, nos objetos e nas artes plásticas possuem raízes históricas ligadas a cultura guaraní-missioneira.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2018-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/77110.23899/relacult.v4i0.771RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - III EHM2525-787010.23899/relacult.v4i0reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/771/425Copyright (c) 2018 Taciane Neres Moro, Lilian Simone Souza Pires, José Luciano Gattibone Vasques, Tiara Pimentel, Ronaldo Bernadino Colveroinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoro, Taciane NeresSouza Pires, Lilian SimoneVasques, José Luciano GattibonePimentel, TiaraColvero, Ronaldo Bernadino2019-05-06T01:38:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/771Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:15RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências Pibidianas no Instituto Estadual Padre Francisco Garcia: As formas de expressões da cultura Guaraní-missioneira sob viés da Educação Patrimonial.
title Experiências Pibidianas no Instituto Estadual Padre Francisco Garcia: As formas de expressões da cultura Guaraní-missioneira sob viés da Educação Patrimonial.
spellingShingle Experiências Pibidianas no Instituto Estadual Padre Francisco Garcia: As formas de expressões da cultura Guaraní-missioneira sob viés da Educação Patrimonial.
Moro, Taciane Neres
Educação Patrimonial
Patrimônio
PIBID
São Borja
Ensino
title_short Experiências Pibidianas no Instituto Estadual Padre Francisco Garcia: As formas de expressões da cultura Guaraní-missioneira sob viés da Educação Patrimonial.
title_full Experiências Pibidianas no Instituto Estadual Padre Francisco Garcia: As formas de expressões da cultura Guaraní-missioneira sob viés da Educação Patrimonial.
title_fullStr Experiências Pibidianas no Instituto Estadual Padre Francisco Garcia: As formas de expressões da cultura Guaraní-missioneira sob viés da Educação Patrimonial.
title_full_unstemmed Experiências Pibidianas no Instituto Estadual Padre Francisco Garcia: As formas de expressões da cultura Guaraní-missioneira sob viés da Educação Patrimonial.
title_sort Experiências Pibidianas no Instituto Estadual Padre Francisco Garcia: As formas de expressões da cultura Guaraní-missioneira sob viés da Educação Patrimonial.
author Moro, Taciane Neres
author_facet Moro, Taciane Neres
Souza Pires, Lilian Simone
Vasques, José Luciano Gattibone
Pimentel, Tiara
Colvero, Ronaldo Bernadino
author_role author
author2 Souza Pires, Lilian Simone
Vasques, José Luciano Gattibone
Pimentel, Tiara
Colvero, Ronaldo Bernadino
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moro, Taciane Neres
Souza Pires, Lilian Simone
Vasques, José Luciano Gattibone
Pimentel, Tiara
Colvero, Ronaldo Bernadino
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Patrimonial
Patrimônio
PIBID
São Borja
Ensino
topic Educação Patrimonial
Patrimônio
PIBID
São Borja
Ensino
description O presente artigo pretende descrever o trabalho realizado pelos bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) no Instituto Estadual Padre Francisco Garcia, refletindo sobre algumas experiências desde a vinculação da escola ao programa. A escola localiza-se no bairro do Passo área suburbana do município de São Borja. Durante o ano de 2015, o PIBID como subprojeto de História, elegeu como tema central a Educação Patrimonial. O primeiro momento deste trabalho será dedicado a expor elementos sobre São Borja e sua formação histórica, remanescentes das missões jesuíticas dos séculos XVII-XVIII. O município pode ser caracterizado como um campo fértil para pesquisas e estudos históricos sendo que são inúmeros os Patrimônios materiais e imateriais que podem ser percebidos no cotidiano popular e merecem estudos mais aprofundados, principalmente naqueles que se remetem às origens históricas do município. O PIBID, nesse sentido, possibilita pensarmos formas de trabalho dentro da temática da Educação Patrimonial como tema transversal. No segundo momento, a exposição teórica destaca, os momentos que se apresentam como ápice das experiências com o tema, durante a aplicação do projeto. Os alunos foram levados além das dependências escolares para realizar entrevistas e visualizar, na prática, os elementos culturais contidos nas artes, e da musicalidade fomentada por artistas conhecidos da região. Para finalizar, o grupo de estudantes do Ensino Fundamental identificou que as diferentes formas de expressões, contidas na música, na dança, na declamação, nos objetos e nas artes plásticas possuem raízes históricas ligadas a cultura guaraní-missioneira.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/771
10.23899/relacult.v4i0.771
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/771
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v4i0.771
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/771/425
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - III EHM
2525-7870
10.23899/relacult.v4i0
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042489617055744