Dramatização de histórias: A conquista de leitores por meio da Educação Estético-Ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1749 |
Resumo: | O presente trabalho traz como temática a Educação Estético-Ambiental e suas relações com a conquista de leitores desde a Educação Infantil, para tanto, apresentamos como possibilidade dessa perspectiva de educação, as dramatizações de histórias de Literatura Infantil para crianças como uma prática pedagógica que pode gerar experiências significativas capazes de desenvolver o gosto pela leitura, bem como auxiliar na prática educativa transformadora. Acreditamos enquanto educadoras que a Educação Estético-Ambiental é “um mundo de possibilidades” (DOLCI, 2014, p. 32) e que com ela conseguimos garantir o desenvolvimento das dimensões humanas. Nosso objetivo é refletir e analisar as relações construídas pelos sujeitos acerca das experiências vividas com a dramatização de histórias, bem como o desenvolvimento desses sujeitos, após o término do projeto. Este trabalho advém de um projeto intitulado “Quem conta, reconta, faz de conta”, que teve duração de dez semanas, em uma turma com onze crianças de nível dois da Educação Infantil, em uma escola pública municipal situada no município de Rio Grande. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, com investigação do tipo exploratória, com procedimentos de intervenção pedagógica, buscando um repensar na ação educacional e utiliza a análise de conteúdo para analisar os dados gerados. Como resultado da análise dos trazemos três categorias, a saber: A importância da literatura infantil nas infâncias; Por que dramatizar histórias para as crianças; Os avanços percebidos ao longo da pesquisa. Concluímos o trabalho trazendo as considerações sobre a conquista de leitores desde a Educação Infantil. |
id |
CLAEC-1_1620c10a475693b0c4db3958e2f657c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.claec.org:article/1749 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
spelling |
Dramatização de histórias: A conquista de leitores por meio da Educação Estético-AmbientalEducação Ambiental; EducaçãoConquista de Leitores; Dramatização de histórias; Educação Estético-Ambiental; Educação Infantil; Literatura InfantilO presente trabalho traz como temática a Educação Estético-Ambiental e suas relações com a conquista de leitores desde a Educação Infantil, para tanto, apresentamos como possibilidade dessa perspectiva de educação, as dramatizações de histórias de Literatura Infantil para crianças como uma prática pedagógica que pode gerar experiências significativas capazes de desenvolver o gosto pela leitura, bem como auxiliar na prática educativa transformadora. Acreditamos enquanto educadoras que a Educação Estético-Ambiental é “um mundo de possibilidades” (DOLCI, 2014, p. 32) e que com ela conseguimos garantir o desenvolvimento das dimensões humanas. Nosso objetivo é refletir e analisar as relações construídas pelos sujeitos acerca das experiências vividas com a dramatização de histórias, bem como o desenvolvimento desses sujeitos, após o término do projeto. Este trabalho advém de um projeto intitulado “Quem conta, reconta, faz de conta”, que teve duração de dez semanas, em uma turma com onze crianças de nível dois da Educação Infantil, em uma escola pública municipal situada no município de Rio Grande. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, com investigação do tipo exploratória, com procedimentos de intervenção pedagógica, buscando um repensar na ação educacional e utiliza a análise de conteúdo para analisar os dados gerados. Como resultado da análise dos trazemos três categorias, a saber: A importância da literatura infantil nas infâncias; Por que dramatizar histórias para as crianças; Os avanços percebidos ao longo da pesquisa. Concluímos o trabalho trazendo as considerações sobre a conquista de leitores desde a Educação Infantil.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em CulturaCAPESSimões, Juliana DuarteDolci, Luciana Netto2020-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/174910.23899/relacult.v6i4.1749RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 6 (2020): Edição Especial - V EHM2525-787010.23899/relacult.v6i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1749/1149Direitos autorais 2020 Juliana Duarte Simões, Luciana Netto Dolcihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-11T14:08:40Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/1749Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:17:18.456RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dramatização de histórias: A conquista de leitores por meio da Educação Estético-Ambiental |
title |
Dramatização de histórias: A conquista de leitores por meio da Educação Estético-Ambiental |
spellingShingle |
Dramatização de histórias: A conquista de leitores por meio da Educação Estético-Ambiental Simões, Juliana Duarte Educação Ambiental; Educação Conquista de Leitores; Dramatização de histórias; Educação Estético-Ambiental; Educação Infantil; Literatura Infantil |
title_short |
Dramatização de histórias: A conquista de leitores por meio da Educação Estético-Ambiental |
title_full |
Dramatização de histórias: A conquista de leitores por meio da Educação Estético-Ambiental |
title_fullStr |
Dramatização de histórias: A conquista de leitores por meio da Educação Estético-Ambiental |
title_full_unstemmed |
Dramatização de histórias: A conquista de leitores por meio da Educação Estético-Ambiental |
title_sort |
Dramatização de histórias: A conquista de leitores por meio da Educação Estético-Ambiental |
author |
Simões, Juliana Duarte |
author_facet |
Simões, Juliana Duarte Dolci, Luciana Netto |
author_role |
author |
author2 |
Dolci, Luciana Netto |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simões, Juliana Duarte Dolci, Luciana Netto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental; Educação Conquista de Leitores; Dramatização de histórias; Educação Estético-Ambiental; Educação Infantil; Literatura Infantil |
topic |
Educação Ambiental; Educação Conquista de Leitores; Dramatização de histórias; Educação Estético-Ambiental; Educação Infantil; Literatura Infantil |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente trabalho traz como temática a Educação Estético-Ambiental e suas relações com a conquista de leitores desde a Educação Infantil, para tanto, apresentamos como possibilidade dessa perspectiva de educação, as dramatizações de histórias de Literatura Infantil para crianças como uma prática pedagógica que pode gerar experiências significativas capazes de desenvolver o gosto pela leitura, bem como auxiliar na prática educativa transformadora. Acreditamos enquanto educadoras que a Educação Estético-Ambiental é “um mundo de possibilidades” (DOLCI, 2014, p. 32) e que com ela conseguimos garantir o desenvolvimento das dimensões humanas. Nosso objetivo é refletir e analisar as relações construídas pelos sujeitos acerca das experiências vividas com a dramatização de histórias, bem como o desenvolvimento desses sujeitos, após o término do projeto. Este trabalho advém de um projeto intitulado “Quem conta, reconta, faz de conta”, que teve duração de dez semanas, em uma turma com onze crianças de nível dois da Educação Infantil, em uma escola pública municipal situada no município de Rio Grande. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, com investigação do tipo exploratória, com procedimentos de intervenção pedagógica, buscando um repensar na ação educacional e utiliza a análise de conteúdo para analisar os dados gerados. Como resultado da análise dos trazemos três categorias, a saber: A importância da literatura infantil nas infâncias; Por que dramatizar histórias para as crianças; Os avanços percebidos ao longo da pesquisa. Concluímos o trabalho trazendo as considerações sobre a conquista de leitores desde a Educação Infantil. |
description |
O presente trabalho traz como temática a Educação Estético-Ambiental e suas relações com a conquista de leitores desde a Educação Infantil, para tanto, apresentamos como possibilidade dessa perspectiva de educação, as dramatizações de histórias de Literatura Infantil para crianças como uma prática pedagógica que pode gerar experiências significativas capazes de desenvolver o gosto pela leitura, bem como auxiliar na prática educativa transformadora. Acreditamos enquanto educadoras que a Educação Estético-Ambiental é “um mundo de possibilidades” (DOLCI, 2014, p. 32) e que com ela conseguimos garantir o desenvolvimento das dimensões humanas. Nosso objetivo é refletir e analisar as relações construídas pelos sujeitos acerca das experiências vividas com a dramatização de histórias, bem como o desenvolvimento desses sujeitos, após o término do projeto. Este trabalho advém de um projeto intitulado “Quem conta, reconta, faz de conta”, que teve duração de dez semanas, em uma turma com onze crianças de nível dois da Educação Infantil, em uma escola pública municipal situada no município de Rio Grande. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, com investigação do tipo exploratória, com procedimentos de intervenção pedagógica, buscando um repensar na ação educacional e utiliza a análise de conteúdo para analisar os dados gerados. Como resultado da análise dos trazemos três categorias, a saber: A importância da literatura infantil nas infâncias; Por que dramatizar histórias para as crianças; Os avanços percebidos ao longo da pesquisa. Concluímos o trabalho trazendo as considerações sobre a conquista de leitores desde a Educação Infantil. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1749 10.23899/relacult.v6i4.1749 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1749 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v6i4.1749 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1749/1149 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Juliana Duarte Simões, Luciana Netto Dolci http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Juliana Duarte Simões, Luciana Netto Dolci http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 6 (2020): Edição Especial - V EHM 2525-7870 10.23899/relacult.v6i4 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1674121104399007744 |