Dramatização de histórias: A conquista de leitores por meio da Educação Estético-Ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Juliana Duarte
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Dolci, Luciana Netto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1749
Resumo: O presente trabalho traz como temática a Educação Estético-Ambiental e suas relações com a conquista de leitores desde a Educação Infantil, para tanto, apresentamos como possibilidade dessa perspectiva de educação, as dramatizações de histórias de Literatura Infantil para crianças como uma prática pedagógica que pode gerar experiências significativas capazes de desenvolver o gosto pela leitura, bem como auxiliar na prática educativa transformadora. Acreditamos enquanto educadoras que a Educação Estético-Ambiental é “um mundo de possibilidades” (DOLCI, 2014, p. 32) e que com ela conseguimos garantir o desenvolvimento das dimensões humanas. Nosso objetivo é refletir e analisar as relações construídas pelos sujeitos acerca das experiências vividas com a dramatização de histórias, bem como o desenvolvimento desses sujeitos, após o término do projeto. Este trabalho advém de um projeto intitulado “Quem conta, reconta, faz de conta”, que teve duração de dez semanas, em uma turma com onze crianças de nível dois da Educação Infantil, em uma escola pública municipal situada no município de Rio Grande. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, com investigação do tipo exploratória, com procedimentos de intervenção pedagógica, buscando um repensar na ação educacional e utiliza a análise de conteúdo para analisar os dados gerados. Como resultado da análise dos trazemos três categorias, a saber: A importância da literatura infantil nas infâncias; Por que dramatizar histórias para as crianças; Os avanços percebidos ao longo da pesquisa. Concluímos o trabalho trazendo as considerações sobre a conquista de leitores desde a Educação Infantil.
id CLAEC-1_1620c10a475693b0c4db3958e2f657c2
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.claec.org:article/1749
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
spelling Dramatização de histórias: A conquista de leitores por meio da Educação Estético-AmbientalEducação Ambiental; EducaçãoConquista de Leitores; Dramatização de histórias; Educação Estético-Ambiental; Educação Infantil; Literatura InfantilO presente trabalho traz como temática a Educação Estético-Ambiental e suas relações com a conquista de leitores desde a Educação Infantil, para tanto, apresentamos como possibilidade dessa perspectiva de educação, as dramatizações de histórias de Literatura Infantil para crianças como uma prática pedagógica que pode gerar experiências significativas capazes de desenvolver o gosto pela leitura, bem como auxiliar na prática educativa transformadora. Acreditamos enquanto educadoras que a Educação Estético-Ambiental é “um mundo de possibilidades” (DOLCI, 2014, p. 32) e que com ela conseguimos garantir o desenvolvimento das dimensões humanas. Nosso objetivo é refletir e analisar as relações construídas pelos sujeitos acerca das experiências vividas com a dramatização de histórias, bem como o desenvolvimento desses sujeitos, após o término do projeto. Este trabalho advém de um projeto intitulado “Quem conta, reconta, faz de conta”, que teve duração de dez semanas, em uma turma com onze crianças de nível dois da Educação Infantil, em uma escola pública municipal situada no município de Rio Grande. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, com investigação do tipo exploratória, com procedimentos de intervenção pedagógica, buscando um repensar na ação educacional e utiliza a análise de conteúdo para analisar os dados gerados. Como resultado da análise dos trazemos três categorias, a saber: A importância da literatura infantil nas infâncias; Por que dramatizar histórias para as crianças; Os avanços percebidos ao longo da pesquisa. Concluímos o trabalho trazendo as considerações sobre a conquista de leitores desde a Educação Infantil.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em CulturaCAPESSimões, Juliana DuarteDolci, Luciana Netto2020-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/174910.23899/relacult.v6i4.1749RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 6 (2020): Edição Especial - V EHM2525-787010.23899/relacult.v6i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1749/1149Direitos autorais 2020 Juliana Duarte Simões, Luciana Netto Dolcihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-11T14:08:40Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/1749Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:17:18.456RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true
dc.title.none.fl_str_mv Dramatização de histórias: A conquista de leitores por meio da Educação Estético-Ambiental
title Dramatização de histórias: A conquista de leitores por meio da Educação Estético-Ambiental
spellingShingle Dramatização de histórias: A conquista de leitores por meio da Educação Estético-Ambiental
Simões, Juliana Duarte
Educação Ambiental; Educação
Conquista de Leitores; Dramatização de histórias; Educação Estético-Ambiental; Educação Infantil; Literatura Infantil
title_short Dramatização de histórias: A conquista de leitores por meio da Educação Estético-Ambiental
title_full Dramatização de histórias: A conquista de leitores por meio da Educação Estético-Ambiental
title_fullStr Dramatização de histórias: A conquista de leitores por meio da Educação Estético-Ambiental
title_full_unstemmed Dramatização de histórias: A conquista de leitores por meio da Educação Estético-Ambiental
title_sort Dramatização de histórias: A conquista de leitores por meio da Educação Estético-Ambiental
author Simões, Juliana Duarte
author_facet Simões, Juliana Duarte
Dolci, Luciana Netto
author_role author
author2 Dolci, Luciana Netto
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Juliana Duarte
Dolci, Luciana Netto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental; Educação
Conquista de Leitores; Dramatização de histórias; Educação Estético-Ambiental; Educação Infantil; Literatura Infantil
topic Educação Ambiental; Educação
Conquista de Leitores; Dramatização de histórias; Educação Estético-Ambiental; Educação Infantil; Literatura Infantil
dc.description.none.fl_txt_mv O presente trabalho traz como temática a Educação Estético-Ambiental e suas relações com a conquista de leitores desde a Educação Infantil, para tanto, apresentamos como possibilidade dessa perspectiva de educação, as dramatizações de histórias de Literatura Infantil para crianças como uma prática pedagógica que pode gerar experiências significativas capazes de desenvolver o gosto pela leitura, bem como auxiliar na prática educativa transformadora. Acreditamos enquanto educadoras que a Educação Estético-Ambiental é “um mundo de possibilidades” (DOLCI, 2014, p. 32) e que com ela conseguimos garantir o desenvolvimento das dimensões humanas. Nosso objetivo é refletir e analisar as relações construídas pelos sujeitos acerca das experiências vividas com a dramatização de histórias, bem como o desenvolvimento desses sujeitos, após o término do projeto. Este trabalho advém de um projeto intitulado “Quem conta, reconta, faz de conta”, que teve duração de dez semanas, em uma turma com onze crianças de nível dois da Educação Infantil, em uma escola pública municipal situada no município de Rio Grande. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, com investigação do tipo exploratória, com procedimentos de intervenção pedagógica, buscando um repensar na ação educacional e utiliza a análise de conteúdo para analisar os dados gerados. Como resultado da análise dos trazemos três categorias, a saber: A importância da literatura infantil nas infâncias; Por que dramatizar histórias para as crianças; Os avanços percebidos ao longo da pesquisa. Concluímos o trabalho trazendo as considerações sobre a conquista de leitores desde a Educação Infantil.
description O presente trabalho traz como temática a Educação Estético-Ambiental e suas relações com a conquista de leitores desde a Educação Infantil, para tanto, apresentamos como possibilidade dessa perspectiva de educação, as dramatizações de histórias de Literatura Infantil para crianças como uma prática pedagógica que pode gerar experiências significativas capazes de desenvolver o gosto pela leitura, bem como auxiliar na prática educativa transformadora. Acreditamos enquanto educadoras que a Educação Estético-Ambiental é “um mundo de possibilidades” (DOLCI, 2014, p. 32) e que com ela conseguimos garantir o desenvolvimento das dimensões humanas. Nosso objetivo é refletir e analisar as relações construídas pelos sujeitos acerca das experiências vividas com a dramatização de histórias, bem como o desenvolvimento desses sujeitos, após o término do projeto. Este trabalho advém de um projeto intitulado “Quem conta, reconta, faz de conta”, que teve duração de dez semanas, em uma turma com onze crianças de nível dois da Educação Infantil, em uma escola pública municipal situada no município de Rio Grande. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, com investigação do tipo exploratória, com procedimentos de intervenção pedagógica, buscando um repensar na ação educacional e utiliza a análise de conteúdo para analisar os dados gerados. Como resultado da análise dos trazemos três categorias, a saber: A importância da literatura infantil nas infâncias; Por que dramatizar histórias para as crianças; Os avanços percebidos ao longo da pesquisa. Concluímos o trabalho trazendo as considerações sobre a conquista de leitores desde a Educação Infantil.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1749
10.23899/relacult.v6i4.1749
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1749
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v6i4.1749
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1749/1149
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Juliana Duarte Simões, Luciana Netto Dolci
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Juliana Duarte Simões, Luciana Netto Dolci
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 6 (2020): Edição Especial - V EHM
2525-7870
10.23899/relacult.v6i4
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121104399007744