Empoderamento feminino: trabalhando a autoestima na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, Bruna Leticia da Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Azevedo, Heloisa Helena Duval de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1348
Resumo: A mulher na sociedade sofre com um grande enquadramento que a exige uma pseudo perfeição sobre o seu ser e a sua aparência. Não se pensa na pluralidade feminina, excluindo as diferentes belezas e construindo uma única visão do que é bonito e o que deve ser reproduzido. Com isso, o desgaste emocional para que se consiga chegar ao padrão estabelecido fere com a autoestima da mulher, o amor próprio é reprimido em busca do “ser mulher” ideal. Essa imposição inicia-se cedo, com o contato precoce com a tecnologia, meninas já reconhecem e interiorizam o padrão ideal que devem seguir, e mesmo crianças, buscam por esse objetivo, não reconhecendo a beleza própria que possuem. Dessa forma, pode-se pensar em quais atividades a escola, local onde a criança constrói novos saberes, pode realizar para que se valorize a diversidade e empodere a mesma. O PET GAPE realizou oficinas em escolas, com hidratantes e cremes caseiros ou de baixo custo, ensinando às crianças como cuidar de seu próprio cabelo, com o objetivo de reconhecimento sobre a sua própria beleza, mostrando celebridades que assumem a sua beleza natural, para que as crianças se auto reconheçam e admirem uma beleza não padronizada, contribuindo com a sua autoestima e tornando a informação acessível para todos.
id CLAEC-1_1c107a5e563b737e34508b74ba74545d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.claec.org:article/1348
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
spelling Empoderamento feminino: trabalhando a autoestima na escolaEducação; Ciências Humanas; Interdisciplinar.autoestima; cabelos; empoderamento; escola; feminismo.A mulher na sociedade sofre com um grande enquadramento que a exige uma pseudo perfeição sobre o seu ser e a sua aparência. Não se pensa na pluralidade feminina, excluindo as diferentes belezas e construindo uma única visão do que é bonito e o que deve ser reproduzido. Com isso, o desgaste emocional para que se consiga chegar ao padrão estabelecido fere com a autoestima da mulher, o amor próprio é reprimido em busca do “ser mulher” ideal. Essa imposição inicia-se cedo, com o contato precoce com a tecnologia, meninas já reconhecem e interiorizam o padrão ideal que devem seguir, e mesmo crianças, buscam por esse objetivo, não reconhecendo a beleza própria que possuem. Dessa forma, pode-se pensar em quais atividades a escola, local onde a criança constrói novos saberes, pode realizar para que se valorize a diversidade e empodere a mesma. O PET GAPE realizou oficinas em escolas, com hidratantes e cremes caseiros ou de baixo custo, ensinando às crianças como cuidar de seu próprio cabelo, com o objetivo de reconhecimento sobre a sua própria beleza, mostrando celebridades que assumem a sua beleza natural, para que as crianças se auto reconheçam e admirem uma beleza não padronizada, contribuindo com a sua autoestima e tornando a informação acessível para todos.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em CulturaFNDEBueno, Bruna Leticia da SilvaAzevedo, Heloisa Helena Duval de2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/134810.23899/relacult.v5i4.1348RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1348/740Direitos autorais 2019 Bruna Leticia da Silva Bueno, Heloisa Helena Duval de Azevedohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T23:07:02Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/1348Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:17:03.661RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true
dc.title.none.fl_str_mv Empoderamento feminino: trabalhando a autoestima na escola
title Empoderamento feminino: trabalhando a autoestima na escola
spellingShingle Empoderamento feminino: trabalhando a autoestima na escola
Bueno, Bruna Leticia da Silva
Educação; Ciências Humanas; Interdisciplinar.
autoestima; cabelos; empoderamento; escola; feminismo.
title_short Empoderamento feminino: trabalhando a autoestima na escola
title_full Empoderamento feminino: trabalhando a autoestima na escola
title_fullStr Empoderamento feminino: trabalhando a autoestima na escola
title_full_unstemmed Empoderamento feminino: trabalhando a autoestima na escola
title_sort Empoderamento feminino: trabalhando a autoestima na escola
author Bueno, Bruna Leticia da Silva
author_facet Bueno, Bruna Leticia da Silva
Azevedo, Heloisa Helena Duval de
author_role author
author2 Azevedo, Heloisa Helena Duval de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FNDE
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno, Bruna Leticia da Silva
Azevedo, Heloisa Helena Duval de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ciências Humanas; Interdisciplinar.
autoestima; cabelos; empoderamento; escola; feminismo.
topic Educação; Ciências Humanas; Interdisciplinar.
autoestima; cabelos; empoderamento; escola; feminismo.
dc.description.none.fl_txt_mv A mulher na sociedade sofre com um grande enquadramento que a exige uma pseudo perfeição sobre o seu ser e a sua aparência. Não se pensa na pluralidade feminina, excluindo as diferentes belezas e construindo uma única visão do que é bonito e o que deve ser reproduzido. Com isso, o desgaste emocional para que se consiga chegar ao padrão estabelecido fere com a autoestima da mulher, o amor próprio é reprimido em busca do “ser mulher” ideal. Essa imposição inicia-se cedo, com o contato precoce com a tecnologia, meninas já reconhecem e interiorizam o padrão ideal que devem seguir, e mesmo crianças, buscam por esse objetivo, não reconhecendo a beleza própria que possuem. Dessa forma, pode-se pensar em quais atividades a escola, local onde a criança constrói novos saberes, pode realizar para que se valorize a diversidade e empodere a mesma. O PET GAPE realizou oficinas em escolas, com hidratantes e cremes caseiros ou de baixo custo, ensinando às crianças como cuidar de seu próprio cabelo, com o objetivo de reconhecimento sobre a sua própria beleza, mostrando celebridades que assumem a sua beleza natural, para que as crianças se auto reconheçam e admirem uma beleza não padronizada, contribuindo com a sua autoestima e tornando a informação acessível para todos.
description A mulher na sociedade sofre com um grande enquadramento que a exige uma pseudo perfeição sobre o seu ser e a sua aparência. Não se pensa na pluralidade feminina, excluindo as diferentes belezas e construindo uma única visão do que é bonito e o que deve ser reproduzido. Com isso, o desgaste emocional para que se consiga chegar ao padrão estabelecido fere com a autoestima da mulher, o amor próprio é reprimido em busca do “ser mulher” ideal. Essa imposição inicia-se cedo, com o contato precoce com a tecnologia, meninas já reconhecem e interiorizam o padrão ideal que devem seguir, e mesmo crianças, buscam por esse objetivo, não reconhecendo a beleza própria que possuem. Dessa forma, pode-se pensar em quais atividades a escola, local onde a criança constrói novos saberes, pode realizar para que se valorize a diversidade e empodere a mesma. O PET GAPE realizou oficinas em escolas, com hidratantes e cremes caseiros ou de baixo custo, ensinando às crianças como cuidar de seu próprio cabelo, com o objetivo de reconhecimento sobre a sua própria beleza, mostrando celebridades que assumem a sua beleza natural, para que as crianças se auto reconheçam e admirem uma beleza não padronizada, contribuindo com a sua autoestima e tornando a informação acessível para todos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-05
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1348
10.23899/relacult.v5i4.1348
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1348
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v5i4.1348
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1348/740
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Bruna Leticia da Silva Bueno, Heloisa Helena Duval de Azevedo
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Bruna Leticia da Silva Bueno, Heloisa Helena Duval de Azevedo
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM
2525-7870
10.23899/relacult.v5i4
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121104021520384