Cabelo como símbolo de poder feminino em Americanah, de Chimamanda Ngozi Adichie

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Yasmin Gomes de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/23287
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2018.
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spelling Araújo, Yasmin Gomes deBraga, Cláudio Roberto VieiraARAÚJO, Yasmin Gomes de. Cabelo como símbolo de poder feminino em Americanah, de Chimamanda Ngozi Adichie. 2018. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Letras Inglês)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://bdm.unb.br/handle/10483/23287Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2018.Neste trabalho, discuto como o cabelo simboliza o empoderamento da personagem Ifemelu no romance Americanah, de Chimamanda Ngozi Adichie, publicado em 2013 pela editora Alfred A. Knopf. A obra, que narra a trajetória de Ifemelu nos Estados Unidos em busca de melhores condições de vida, é analisada sob o ponto de vista do empoderamento da jovem, tendo o cabelo como símbolo feminista. A análise é fundamentada a partir do trabalho de Nádia Regina Braga dos Santos (2015), que ilustra o significado do cabelo para a jovem negra da sociedade atual; a Microfísica do poder de Michel Foucault (1979), que caracteriza as diversas formas de manifestação do poder na sociedade; e por meio do trabalho da própria Chimamanda Ngozi Adichie, em seu manifesto Sejamos Todos Feministas (2014), no qual a autora caracteriza sua visão sobre o feminismo contemporâneo. Após problematizar os conceitos chave da pesquisa - poder, feminismo e o cabelo como manifestação simbólica de ambos - concluo como a personagem encontra por meio de seu cabelo, um símbolo de aceitação pessoal e força em sua jornada como estrangeira, nos Estados Unidos contemporâneo.Submitted by Caroline Botelho Teixeira (carolinebotelhoteixeira@gmail.com) on 2020-02-11T13:26:33Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_YasminGomesDeAraujo_tcc.pdf: 419768 bytes, checksum: 1a2300db4a420e8244e7d1f8c27c0c5c (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2020-03-05T13:22:46Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_YasminGomesDeAraujo_tcc.pdf: 419768 bytes, checksum: 1a2300db4a420e8244e7d1f8c27c0c5c (MD5)Made available in DSpace on 2020-03-05T13:22:46Z (GMT). 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The analysis is founded in the works of Nádia Regina Braga dos Santos (2015) which illustrates the meaning of hair to the young black woman in the current society; in Michel Foucault’s Microphysics of Power (1979) which characterizes the diverse ways that power manifests itself in society; and in Chimamanda Ngozi Adichie’s own manifest We should all be feminists (2014) in which the author shares her thoughts on contemporary feminism. After discussing the key concepts of the research – power, feminism and hair as a manifestation of both – I conclude by pointing out how the character finds in her hair a symbol of personal acceptance and strength in her journey as a foreigner in the contemporary United States.FeminismoAdichie, Chimamanda Ngozi, 1977-CabeloEmpoderamentoCabelo como símbolo de poder feminino em Americanah, de Chimamanda Ngozi Adichieinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-03-05T13:22:46Z2020-03-05T13:22:46Z2018-08-20info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23287/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD55CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23287/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23287/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23287/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54ORIGINAL2018_YasminGomesDeAraujo_tcc.pdf2018_YasminGomesDeAraujo_tcc.pdfapplication/pdf419768http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23287/1/2018_YasminGomesDeAraujo_tcc.pdf1a2300db4a420e8244e7d1f8c27c0c5cMD5110483/232872020-03-05 10:22:46.562oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-03-05T13:22:46Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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