A PEDAGOGIA DA IMAGEM: O USO DA IMAGEM COMO FONTE E LUGAR DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DO ESTADO NOVO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1141 |
Resumo: | Resumo: Este artigo apresenta breve análise, sobre a importância da imagem como fonte e lugar de história e memória para a pesquisa histórica. Para isso, se analisou algumas imagens representativas, nas quais foram criadas durante o Estado Novo (1937-1945), pelo Departamento de Imprensa e Propaganda DIP, no sentido de propagar a ideologia de patriotismo e também, a “imagem” de Getúlio Vargas, como sendo um líder justo, carismático pelas crianças e provedor do Estado. Também, tinha como meta o desenvolvimentismo/nacionalismo do país como um bem dos trabalhadores. Ainda apresentamos uma reflexão sobre a educação nesse contexto, bem como uma singela mostra de como foi representada a infância ao longo da história e, ainda a abordagem feita pelo governo no sentido de incutir nas crianças esses ideais, por ele defendidos. Usou-se essa metodologia, pois entendemos que as imagens são artefatos-culturais e que podem nos surpreender a cada leitura que lhe fazemos, sendo essa uma importante fonte para o estudo da história e memória. |
id |
CLAEC-1_1f4d66a55dd0e11685d1301999e1a913 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.claec.org:article/1141 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
spelling |
A PEDAGOGIA DA IMAGEM: O USO DA IMAGEM COMO FONTE E LUGAR DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DO ESTADO NOVOCiencias Humanas; Históriahistória e memória; política; infância; Estado NovoResumo: Este artigo apresenta breve análise, sobre a importância da imagem como fonte e lugar de história e memória para a pesquisa histórica. Para isso, se analisou algumas imagens representativas, nas quais foram criadas durante o Estado Novo (1937-1945), pelo Departamento de Imprensa e Propaganda DIP, no sentido de propagar a ideologia de patriotismo e também, a “imagem” de Getúlio Vargas, como sendo um líder justo, carismático pelas crianças e provedor do Estado. Também, tinha como meta o desenvolvimentismo/nacionalismo do país como um bem dos trabalhadores. Ainda apresentamos uma reflexão sobre a educação nesse contexto, bem como uma singela mostra de como foi representada a infância ao longo da história e, ainda a abordagem feita pelo governo no sentido de incutir nas crianças esses ideais, por ele defendidos. Usou-se essa metodologia, pois entendemos que as imagens são artefatos-culturais e que podem nos surpreender a cada leitura que lhe fazemos, sendo essa uma importante fonte para o estudo da história e memória. Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em CulturaMello, Elaine SilveiraGrecco dos Santos, Rita de Cassia2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/114110.23899/relacult.v5i4.1141RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1141/648Direitos autorais 2019 Elaine Silveira Mello, Rita de Cassia Grecco dos Santoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T23:05:26Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/1141Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:16:10.291RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PEDAGOGIA DA IMAGEM: O USO DA IMAGEM COMO FONTE E LUGAR DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DO ESTADO NOVO |
title |
A PEDAGOGIA DA IMAGEM: O USO DA IMAGEM COMO FONTE E LUGAR DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DO ESTADO NOVO |
spellingShingle |
A PEDAGOGIA DA IMAGEM: O USO DA IMAGEM COMO FONTE E LUGAR DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DO ESTADO NOVO Mello, Elaine Silveira Ciencias Humanas; História história e memória; política; infância; Estado Novo |
title_short |
A PEDAGOGIA DA IMAGEM: O USO DA IMAGEM COMO FONTE E LUGAR DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DO ESTADO NOVO |
title_full |
A PEDAGOGIA DA IMAGEM: O USO DA IMAGEM COMO FONTE E LUGAR DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DO ESTADO NOVO |
title_fullStr |
A PEDAGOGIA DA IMAGEM: O USO DA IMAGEM COMO FONTE E LUGAR DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DO ESTADO NOVO |
title_full_unstemmed |
A PEDAGOGIA DA IMAGEM: O USO DA IMAGEM COMO FONTE E LUGAR DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DO ESTADO NOVO |
title_sort |
A PEDAGOGIA DA IMAGEM: O USO DA IMAGEM COMO FONTE E LUGAR DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DO ESTADO NOVO |
author |
Mello, Elaine Silveira |
author_facet |
Mello, Elaine Silveira Grecco dos Santos, Rita de Cassia |
author_role |
author |
author2 |
Grecco dos Santos, Rita de Cassia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mello, Elaine Silveira Grecco dos Santos, Rita de Cassia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciencias Humanas; História história e memória; política; infância; Estado Novo |
topic |
Ciencias Humanas; História história e memória; política; infância; Estado Novo |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Resumo: Este artigo apresenta breve análise, sobre a importância da imagem como fonte e lugar de história e memória para a pesquisa histórica. Para isso, se analisou algumas imagens representativas, nas quais foram criadas durante o Estado Novo (1937-1945), pelo Departamento de Imprensa e Propaganda DIP, no sentido de propagar a ideologia de patriotismo e também, a “imagem” de Getúlio Vargas, como sendo um líder justo, carismático pelas crianças e provedor do Estado. Também, tinha como meta o desenvolvimentismo/nacionalismo do país como um bem dos trabalhadores. Ainda apresentamos uma reflexão sobre a educação nesse contexto, bem como uma singela mostra de como foi representada a infância ao longo da história e, ainda a abordagem feita pelo governo no sentido de incutir nas crianças esses ideais, por ele defendidos. Usou-se essa metodologia, pois entendemos que as imagens são artefatos-culturais e que podem nos surpreender a cada leitura que lhe fazemos, sendo essa uma importante fonte para o estudo da história e memória. |
description |
Resumo: Este artigo apresenta breve análise, sobre a importância da imagem como fonte e lugar de história e memória para a pesquisa histórica. Para isso, se analisou algumas imagens representativas, nas quais foram criadas durante o Estado Novo (1937-1945), pelo Departamento de Imprensa e Propaganda DIP, no sentido de propagar a ideologia de patriotismo e também, a “imagem” de Getúlio Vargas, como sendo um líder justo, carismático pelas crianças e provedor do Estado. Também, tinha como meta o desenvolvimentismo/nacionalismo do país como um bem dos trabalhadores. Ainda apresentamos uma reflexão sobre a educação nesse contexto, bem como uma singela mostra de como foi representada a infância ao longo da história e, ainda a abordagem feita pelo governo no sentido de incutir nas crianças esses ideais, por ele defendidos. Usou-se essa metodologia, pois entendemos que as imagens são artefatos-culturais e que podem nos surpreender a cada leitura que lhe fazemos, sendo essa uma importante fonte para o estudo da história e memória. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-05 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1141 10.23899/relacult.v5i4.1141 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1141 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v5i4.1141 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1141/648 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Elaine Silveira Mello, Rita de Cassia Grecco dos Santos http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Elaine Silveira Mello, Rita de Cassia Grecco dos Santos http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM 2525-7870 10.23899/relacult.v5i4 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1674121102706606080 |