“Segredos mais que secretos das princesas”: reflexões sobre práticas de letramento literário a partir de uma abordagem intercultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bretanha Freitas, Santiago
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Mesquita de Lima Junior, Agnaldo, Morales Marins, Ida Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/64
Resumo: Vinculado ao projeto de extensão Experiências de leitura/escrita: formação de leitores/escritores, pertencente ao curso de Letras da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), câmpus Jaguarão, o presente trabalho objetiva relatar/refletir sobre práticas de letramento literário a partir de uma abordagem intercultural na rede básica de ensino. Tais práticas constituem o segundo módulo do projeto educacional (Di)versificando: diferença na escola, aplicado em uma instituição municipal de ensino de Jaguarão, no contexto do Programa Mais Educação (PME); oportunidade na qual os autores deste artigo concluíram seu estágio supervisionado de docência em Língua Portuguesa e Literatura. Com base nos pressupostos teórico-metodológicos de Cosson (2006), Di Nizo (2008) e Ruiz (2001), no que concerne, respectivamente, aos conceitos/metodologias da Sequência Expandida, das Técnicas de Criatividade e de revisão textual-interativa, organizou-se o projeto didático em torno de dois temas transversais: diversidade/diferença étnico-racial e relações gênero; em específico no módulo dois tratou-se, dentro do eixo “gênero”, as questões das feminilidades e da mulher nos contos de fadas e nas “histórias de princesas”, narrativas que foram analisadas junto aos alunos sob diferentes óticas temporais e contrapostas a outras materialidades e artefatos culturais. Como produto final desta intervenção, houve a publicação dos contos produzidos pelos alunos no A Folha do +, jornal confeccionado pela Oficina de Jornal do PME, que circula na escola. Por meio de uma reflexão crítica acerca do impacto do trabalho docente, evidenciou-se no discurso dos alunos embates entre a emancipação do feminino e o imaginário do “homem da casa”, bem como novos olhares, modestos, sobre o papel sociocultural da mulher na contemporaneidade.
id CLAEC-1_21c3543e8aa83c43425b450db9c61f43
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/64
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling “Segredos mais que secretos das princesas”: reflexões sobre práticas de letramento literário a partir de uma abordagem interculturalformação de leitoresformação de escritoresletramento literáriodidática interculturalletramento intercultural.Vinculado ao projeto de extensão Experiências de leitura/escrita: formação de leitores/escritores, pertencente ao curso de Letras da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), câmpus Jaguarão, o presente trabalho objetiva relatar/refletir sobre práticas de letramento literário a partir de uma abordagem intercultural na rede básica de ensino. Tais práticas constituem o segundo módulo do projeto educacional (Di)versificando: diferença na escola, aplicado em uma instituição municipal de ensino de Jaguarão, no contexto do Programa Mais Educação (PME); oportunidade na qual os autores deste artigo concluíram seu estágio supervisionado de docência em Língua Portuguesa e Literatura. Com base nos pressupostos teórico-metodológicos de Cosson (2006), Di Nizo (2008) e Ruiz (2001), no que concerne, respectivamente, aos conceitos/metodologias da Sequência Expandida, das Técnicas de Criatividade e de revisão textual-interativa, organizou-se o projeto didático em torno de dois temas transversais: diversidade/diferença étnico-racial e relações gênero; em específico no módulo dois tratou-se, dentro do eixo “gênero”, as questões das feminilidades e da mulher nos contos de fadas e nas “histórias de princesas”, narrativas que foram analisadas junto aos alunos sob diferentes óticas temporais e contrapostas a outras materialidades e artefatos culturais. Como produto final desta intervenção, houve a publicação dos contos produzidos pelos alunos no A Folha do +, jornal confeccionado pela Oficina de Jornal do PME, que circula na escola. Por meio de uma reflexão crítica acerca do impacto do trabalho docente, evidenciou-se no discurso dos alunos embates entre a emancipação do feminino e o imaginário do “homem da casa”, bem como novos olhares, modestos, sobre o papel sociocultural da mulher na contemporaneidade.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2015-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTrabalhos do I Encontro Humanístico Multidisciplinarapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/6410.23899/relacult.v1i02.64RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 1 n. 02 (2015): Anais - I Encontro Humanístico Multidisciplinar; 122-1382525-787010.23899/relacult.v1i02reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/64/18Copyright (c) 2015 Santiago Bretanha Freitas, Agnaldo Mesquita de Lima Junior, Ida Maria Morales Marinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessBretanha Freitas, SantiagoMesquita de Lima Junior, AgnaldoMorales Marins, Ida Maria2016-02-13T19:54:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/64Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2016-02-13T19:54:04RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv “Segredos mais que secretos das princesas”: reflexões sobre práticas de letramento literário a partir de uma abordagem intercultural
title “Segredos mais que secretos das princesas”: reflexões sobre práticas de letramento literário a partir de uma abordagem intercultural
spellingShingle “Segredos mais que secretos das princesas”: reflexões sobre práticas de letramento literário a partir de uma abordagem intercultural
Bretanha Freitas, Santiago
formação de leitores
formação de escritores
letramento literário
didática intercultural
letramento intercultural.
title_short “Segredos mais que secretos das princesas”: reflexões sobre práticas de letramento literário a partir de uma abordagem intercultural
title_full “Segredos mais que secretos das princesas”: reflexões sobre práticas de letramento literário a partir de uma abordagem intercultural
title_fullStr “Segredos mais que secretos das princesas”: reflexões sobre práticas de letramento literário a partir de uma abordagem intercultural
title_full_unstemmed “Segredos mais que secretos das princesas”: reflexões sobre práticas de letramento literário a partir de uma abordagem intercultural
title_sort “Segredos mais que secretos das princesas”: reflexões sobre práticas de letramento literário a partir de uma abordagem intercultural
author Bretanha Freitas, Santiago
author_facet Bretanha Freitas, Santiago
Mesquita de Lima Junior, Agnaldo
Morales Marins, Ida Maria
author_role author
author2 Mesquita de Lima Junior, Agnaldo
Morales Marins, Ida Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bretanha Freitas, Santiago
Mesquita de Lima Junior, Agnaldo
Morales Marins, Ida Maria
dc.subject.por.fl_str_mv formação de leitores
formação de escritores
letramento literário
didática intercultural
letramento intercultural.
topic formação de leitores
formação de escritores
letramento literário
didática intercultural
letramento intercultural.
description Vinculado ao projeto de extensão Experiências de leitura/escrita: formação de leitores/escritores, pertencente ao curso de Letras da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), câmpus Jaguarão, o presente trabalho objetiva relatar/refletir sobre práticas de letramento literário a partir de uma abordagem intercultural na rede básica de ensino. Tais práticas constituem o segundo módulo do projeto educacional (Di)versificando: diferença na escola, aplicado em uma instituição municipal de ensino de Jaguarão, no contexto do Programa Mais Educação (PME); oportunidade na qual os autores deste artigo concluíram seu estágio supervisionado de docência em Língua Portuguesa e Literatura. Com base nos pressupostos teórico-metodológicos de Cosson (2006), Di Nizo (2008) e Ruiz (2001), no que concerne, respectivamente, aos conceitos/metodologias da Sequência Expandida, das Técnicas de Criatividade e de revisão textual-interativa, organizou-se o projeto didático em torno de dois temas transversais: diversidade/diferença étnico-racial e relações gênero; em específico no módulo dois tratou-se, dentro do eixo “gênero”, as questões das feminilidades e da mulher nos contos de fadas e nas “histórias de princesas”, narrativas que foram analisadas junto aos alunos sob diferentes óticas temporais e contrapostas a outras materialidades e artefatos culturais. Como produto final desta intervenção, houve a publicação dos contos produzidos pelos alunos no A Folha do +, jornal confeccionado pela Oficina de Jornal do PME, que circula na escola. Por meio de uma reflexão crítica acerca do impacto do trabalho docente, evidenciou-se no discurso dos alunos embates entre a emancipação do feminino e o imaginário do “homem da casa”, bem como novos olhares, modestos, sobre o papel sociocultural da mulher na contemporaneidade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Trabalhos do I Encontro Humanístico Multidisciplinar
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/64
10.23899/relacult.v1i02.64
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/64
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v1i02.64
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/64/18
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 1 n. 02 (2015): Anais - I Encontro Humanístico Multidisciplinar; 122-138
2525-7870
10.23899/relacult.v1i02
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042487799873536