Letramento literário: caminhos de inserção da leitura e escrita pelo texto lírico na educação infantil numa perspectiva intercultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2646 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa é apresentar uma sequência didática envolvendo a inserção da leitura e escrita de textos líricos poéticos para alunos da educação infantil (crianças com 5 anos) em duas escolas da cidade de Campina Grande, sendo uma pública e a outra privada, para mostrar que é possível o docente desse nível de ensino construir e orientar-se por uma sequência que privilegie, em campos de experiência, o ludismo e as diferentes linguagens, caminhos inerentes a esta faixa etária. Aproveitamos o uso do texto lírico poético para estudos referentes ao conceito de letramento literário e a construção de uma das etapas da sequência didática, bem como a intervenção na sala de aula. Metodologicamente, a pesquisa foi orientada na perspectiva intercultural pela abordagem do texto lírico poético. Os resultados apresentados mostram que o uso desta sequência didática também favorece a inserção das crianças no mundo letrado. |
id |
UEPB_4c9fcac071d5c142153c2811452454b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2646 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Letramento literário: caminhos de inserção da leitura e escrita pelo texto lírico na educação infantil numa perspectiva interculturalLetramento literário. Educação infantil. Interculturalidade. Formação docenteCIENCIAS SOCIAIS APLICADASO objetivo desta pesquisa é apresentar uma sequência didática envolvendo a inserção da leitura e escrita de textos líricos poéticos para alunos da educação infantil (crianças com 5 anos) em duas escolas da cidade de Campina Grande, sendo uma pública e a outra privada, para mostrar que é possível o docente desse nível de ensino construir e orientar-se por uma sequência que privilegie, em campos de experiência, o ludismo e as diferentes linguagens, caminhos inerentes a esta faixa etária. Aproveitamos o uso do texto lírico poético para estudos referentes ao conceito de letramento literário e a construção de uma das etapas da sequência didática, bem como a intervenção na sala de aula. Metodologicamente, a pesquisa foi orientada na perspectiva intercultural pela abordagem do texto lírico poético. Os resultados apresentados mostram que o uso desta sequência didática também favorece a inserção das crianças no mundo letrado.The objective of this research is to present a didactic sequence involving the use of reading and writing of lyric poetry at the early childhood education level (five years old children). It was held at two different institutions in Campina Grande, one being a public school and the other a private school. The goal is to show that it is possible for the teacher of that level of education to build a sequence using it as a guide that favors, in fields of experience, the ludic and the different kinds of communications, inherent paths for that age group. We take advantage of the lyric poetry for studies concerning the concept of literary literacy and the building of the didactic sequence as well as the intervention in the classroom. Methodologically, the research was oriented on the intercultural perspective by approaching the lyric poetry. The results presented here show us that the use of this didactic sequence can also promote the insertion of children in the literate world.Universidade Estadual da ParaíbaCentro de Educação - CEDUCBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPSilva, Antonio de Pádua Dias daLima, Adília Uchôa de2016-11-07T19:18:10Z2014-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLima, Adília Uchôa de. Letramento literário: caminhos de inserção de leitura e escrita pelo texto lírico na educação infantil numa perspectiva intercultural. 2014. 120f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2646porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-11-08T04:05:40Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2646Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-11-08T04:05:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letramento literário: caminhos de inserção da leitura e escrita pelo texto lírico na educação infantil numa perspectiva intercultural |
title |
Letramento literário: caminhos de inserção da leitura e escrita pelo texto lírico na educação infantil numa perspectiva intercultural |
spellingShingle |
Letramento literário: caminhos de inserção da leitura e escrita pelo texto lírico na educação infantil numa perspectiva intercultural Lima, Adília Uchôa de Letramento literário. Educação infantil. Interculturalidade. Formação docente CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
title_short |
Letramento literário: caminhos de inserção da leitura e escrita pelo texto lírico na educação infantil numa perspectiva intercultural |
title_full |
Letramento literário: caminhos de inserção da leitura e escrita pelo texto lírico na educação infantil numa perspectiva intercultural |
title_fullStr |
Letramento literário: caminhos de inserção da leitura e escrita pelo texto lírico na educação infantil numa perspectiva intercultural |
title_full_unstemmed |
Letramento literário: caminhos de inserção da leitura e escrita pelo texto lírico na educação infantil numa perspectiva intercultural |
title_sort |
Letramento literário: caminhos de inserção da leitura e escrita pelo texto lírico na educação infantil numa perspectiva intercultural |
author |
Lima, Adília Uchôa de |
author_facet |
Lima, Adília Uchôa de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Antonio de Pádua Dias da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Adília Uchôa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento literário. Educação infantil. Interculturalidade. Formação docente CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
Letramento literário. Educação infantil. Interculturalidade. Formação docente CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
O objetivo desta pesquisa é apresentar uma sequência didática envolvendo a inserção da leitura e escrita de textos líricos poéticos para alunos da educação infantil (crianças com 5 anos) em duas escolas da cidade de Campina Grande, sendo uma pública e a outra privada, para mostrar que é possível o docente desse nível de ensino construir e orientar-se por uma sequência que privilegie, em campos de experiência, o ludismo e as diferentes linguagens, caminhos inerentes a esta faixa etária. Aproveitamos o uso do texto lírico poético para estudos referentes ao conceito de letramento literário e a construção de uma das etapas da sequência didática, bem como a intervenção na sala de aula. Metodologicamente, a pesquisa foi orientada na perspectiva intercultural pela abordagem do texto lírico poético. Os resultados apresentados mostram que o uso desta sequência didática também favorece a inserção das crianças no mundo letrado. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-28 2016-11-07T19:18:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Lima, Adília Uchôa de. Letramento literário: caminhos de inserção de leitura e escrita pelo texto lírico na educação infantil numa perspectiva intercultural. 2014. 120f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande. http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2646 |
identifier_str_mv |
Lima, Adília Uchôa de. Letramento literário: caminhos de inserção de leitura e escrita pelo texto lírico na educação infantil numa perspectiva intercultural. 2014. 120f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2646 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Centro de Educação - CEDUC Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Centro de Educação - CEDUC Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1813709215290621952 |