Letramento literário: caminhos de inserção da leitura e escrita pelo texto lírico na educação infantil numa perspectiva intercultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Adília Uchôa de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2646
Resumo: O objetivo desta pesquisa é apresentar uma sequência didática envolvendo a inserção da leitura e escrita de textos líricos poéticos para alunos da educação infantil (crianças com 5 anos) em duas escolas da cidade de Campina Grande, sendo uma pública e a outra privada, para mostrar que é possível o docente desse nível de ensino construir e orientar-se por uma sequência que privilegie, em campos de experiência, o ludismo e as diferentes linguagens, caminhos inerentes a esta faixa etária. Aproveitamos o uso do texto lírico poético para estudos referentes ao conceito de letramento literário e a construção de uma das etapas da sequência didática, bem como a intervenção na sala de aula. Metodologicamente, a pesquisa foi orientada na perspectiva intercultural pela abordagem do texto lírico poético. Os resultados apresentados mostram que o uso desta sequência didática também favorece a inserção das crianças no mundo letrado.
id UEPB_4c9fcac071d5c142153c2811452454b3
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2646
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Letramento literário: caminhos de inserção da leitura e escrita pelo texto lírico na educação infantil numa perspectiva interculturalLetramento literário. Educação infantil. Interculturalidade. Formação docenteCIENCIAS SOCIAIS APLICADASO objetivo desta pesquisa é apresentar uma sequência didática envolvendo a inserção da leitura e escrita de textos líricos poéticos para alunos da educação infantil (crianças com 5 anos) em duas escolas da cidade de Campina Grande, sendo uma pública e a outra privada, para mostrar que é possível o docente desse nível de ensino construir e orientar-se por uma sequência que privilegie, em campos de experiência, o ludismo e as diferentes linguagens, caminhos inerentes a esta faixa etária. Aproveitamos o uso do texto lírico poético para estudos referentes ao conceito de letramento literário e a construção de uma das etapas da sequência didática, bem como a intervenção na sala de aula. Metodologicamente, a pesquisa foi orientada na perspectiva intercultural pela abordagem do texto lírico poético. Os resultados apresentados mostram que o uso desta sequência didática também favorece a inserção das crianças no mundo letrado.The objective of this research is to present a didactic sequence involving the use of reading and writing of lyric poetry at the early childhood education level (five years old children). It was held at two different institutions in Campina Grande, one being a public school and the other a private school. The goal is to show that it is possible for the teacher of that level of education to build a sequence using it as a guide that favors, in fields of experience, the ludic and the different kinds of communications, inherent paths for that age group. We take advantage of the lyric poetry for studies concerning the concept of literary literacy and the building of the didactic sequence as well as the intervention in the classroom. Methodologically, the research was oriented on the intercultural perspective by approaching the lyric poetry. The results presented here show us that the use of this didactic sequence can also promote the insertion of children in the literate world.Universidade Estadual da ParaíbaCentro de Educação - CEDUCBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPSilva, Antonio de Pádua Dias daLima, Adília Uchôa de2016-11-07T19:18:10Z2014-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLima, Adília Uchôa de. Letramento literário: caminhos de inserção de leitura e escrita pelo texto lírico na educação infantil numa perspectiva intercultural. 2014. 120f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2646porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-11-08T04:05:40Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2646Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-11-08T04:05:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento literário: caminhos de inserção da leitura e escrita pelo texto lírico na educação infantil numa perspectiva intercultural
title Letramento literário: caminhos de inserção da leitura e escrita pelo texto lírico na educação infantil numa perspectiva intercultural
spellingShingle Letramento literário: caminhos de inserção da leitura e escrita pelo texto lírico na educação infantil numa perspectiva intercultural
Lima, Adília Uchôa de
Letramento literário. Educação infantil. Interculturalidade. Formação docente
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short Letramento literário: caminhos de inserção da leitura e escrita pelo texto lírico na educação infantil numa perspectiva intercultural
title_full Letramento literário: caminhos de inserção da leitura e escrita pelo texto lírico na educação infantil numa perspectiva intercultural
title_fullStr Letramento literário: caminhos de inserção da leitura e escrita pelo texto lírico na educação infantil numa perspectiva intercultural
title_full_unstemmed Letramento literário: caminhos de inserção da leitura e escrita pelo texto lírico na educação infantil numa perspectiva intercultural
title_sort Letramento literário: caminhos de inserção da leitura e escrita pelo texto lírico na educação infantil numa perspectiva intercultural
author Lima, Adília Uchôa de
author_facet Lima, Adília Uchôa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Antonio de Pádua Dias da
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Adília Uchôa de
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento literário. Educação infantil. Interculturalidade. Formação docente
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic Letramento literário. Educação infantil. Interculturalidade. Formação docente
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description O objetivo desta pesquisa é apresentar uma sequência didática envolvendo a inserção da leitura e escrita de textos líricos poéticos para alunos da educação infantil (crianças com 5 anos) em duas escolas da cidade de Campina Grande, sendo uma pública e a outra privada, para mostrar que é possível o docente desse nível de ensino construir e orientar-se por uma sequência que privilegie, em campos de experiência, o ludismo e as diferentes linguagens, caminhos inerentes a esta faixa etária. Aproveitamos o uso do texto lírico poético para estudos referentes ao conceito de letramento literário e a construção de uma das etapas da sequência didática, bem como a intervenção na sala de aula. Metodologicamente, a pesquisa foi orientada na perspectiva intercultural pela abordagem do texto lírico poético. Os resultados apresentados mostram que o uso desta sequência didática também favorece a inserção das crianças no mundo letrado.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-28
2016-11-07T19:18:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Lima, Adília Uchôa de. Letramento literário: caminhos de inserção de leitura e escrita pelo texto lírico na educação infantil numa perspectiva intercultural. 2014. 120f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2646
identifier_str_mv Lima, Adília Uchôa de. Letramento literário: caminhos de inserção de leitura e escrita pelo texto lírico na educação infantil numa perspectiva intercultural. 2014. 120f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2646
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Educação - CEDUC
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Educação - CEDUC
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709215290621952