A percepção dos professores de Matemática em relação a aprendizagem ou dificuldade dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz do Amaral, Charles Eduardo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cezar Pozzobon, Marta Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1224
Resumo: Este estudo discute sobre o ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, tendo como intencionalidade responder a seguinte indagação: Como os professores de Matemática de 6º ao 9º ano consideram a prendizagem ou as dificuldades dos alunos? Para dar conta de tal questão, usamos um questionário com oito professores de Matemática da rede municipal de ensino de Jaguarão/RS. As respostas dos questionários foram digitadas, organizadas em um quadro com todas as respostas e depois fizemos um recorte, considerando três questões relativas a percepção dos professores em relação as dificuldades dos alunos e como as mesmas são identificadas.  As análises foram organizadas a partir dos seguintes referenciais: Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Sadovsky (2010), Arlo e Skvsmose (2010) e Skovsmose (2001). O estudo aponta para as dificuldades trazidas dos anos iniciais, especialmente dos conceitos básicos (operações multiplicação e divisão) e tabuada, e, ainda, o elevado desinteresse dos alunos nas situações de ensino. Conclui-se que as dificuldades dos alunos, de acordo com os professores, estão centradas no bloco de conteúdos Números e Operações, com isso há a necessidade de propor outros modos de ensinar Matemática, na perspectiva de envolver os alunos para que realizem aprendizagens.  
id CLAEC-1_262e7e6ea2aa4206c1d901494a524581
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1224
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling A percepção dos professores de Matemática em relação a aprendizagem ou dificuldade dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino FundamentalDificuldades. Matemática. ProfessoresEste estudo discute sobre o ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, tendo como intencionalidade responder a seguinte indagação: Como os professores de Matemática de 6º ao 9º ano consideram a prendizagem ou as dificuldades dos alunos? Para dar conta de tal questão, usamos um questionário com oito professores de Matemática da rede municipal de ensino de Jaguarão/RS. As respostas dos questionários foram digitadas, organizadas em um quadro com todas as respostas e depois fizemos um recorte, considerando três questões relativas a percepção dos professores em relação as dificuldades dos alunos e como as mesmas são identificadas.  As análises foram organizadas a partir dos seguintes referenciais: Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Sadovsky (2010), Arlo e Skvsmose (2010) e Skovsmose (2001). O estudo aponta para as dificuldades trazidas dos anos iniciais, especialmente dos conceitos básicos (operações multiplicação e divisão) e tabuada, e, ainda, o elevado desinteresse dos alunos nas situações de ensino. Conclui-se que as dificuldades dos alunos, de acordo com os professores, estão centradas no bloco de conteúdos Números e Operações, com isso há a necessidade de propor outros modos de ensinar Matemática, na perspectiva de envolver os alunos para que realizem aprendizagens.  Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/122410.23899/relacult.v5i4.1224RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1224/919Copyright (c) 2019 Charles Eduardo Cruz do Amaral, Marta Cristina Cezar Pozzoboninfo:eu-repo/semantics/openAccessCruz do Amaral, Charles EduardoCezar Pozzobon, Marta Cristina2019-05-06T01:38:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1224Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:44RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv A percepção dos professores de Matemática em relação a aprendizagem ou dificuldade dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental
title A percepção dos professores de Matemática em relação a aprendizagem ou dificuldade dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental
spellingShingle A percepção dos professores de Matemática em relação a aprendizagem ou dificuldade dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental
Cruz do Amaral, Charles Eduardo
Dificuldades. Matemática. Professores
title_short A percepção dos professores de Matemática em relação a aprendizagem ou dificuldade dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental
title_full A percepção dos professores de Matemática em relação a aprendizagem ou dificuldade dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental
title_fullStr A percepção dos professores de Matemática em relação a aprendizagem ou dificuldade dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed A percepção dos professores de Matemática em relação a aprendizagem ou dificuldade dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental
title_sort A percepção dos professores de Matemática em relação a aprendizagem ou dificuldade dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental
author Cruz do Amaral, Charles Eduardo
author_facet Cruz do Amaral, Charles Eduardo
Cezar Pozzobon, Marta Cristina
author_role author
author2 Cezar Pozzobon, Marta Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz do Amaral, Charles Eduardo
Cezar Pozzobon, Marta Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Dificuldades. Matemática. Professores
topic Dificuldades. Matemática. Professores
description Este estudo discute sobre o ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, tendo como intencionalidade responder a seguinte indagação: Como os professores de Matemática de 6º ao 9º ano consideram a prendizagem ou as dificuldades dos alunos? Para dar conta de tal questão, usamos um questionário com oito professores de Matemática da rede municipal de ensino de Jaguarão/RS. As respostas dos questionários foram digitadas, organizadas em um quadro com todas as respostas e depois fizemos um recorte, considerando três questões relativas a percepção dos professores em relação as dificuldades dos alunos e como as mesmas são identificadas.  As análises foram organizadas a partir dos seguintes referenciais: Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Sadovsky (2010), Arlo e Skvsmose (2010) e Skovsmose (2001). O estudo aponta para as dificuldades trazidas dos anos iniciais, especialmente dos conceitos básicos (operações multiplicação e divisão) e tabuada, e, ainda, o elevado desinteresse dos alunos nas situações de ensino. Conclui-se que as dificuldades dos alunos, de acordo com os professores, estão centradas no bloco de conteúdos Números e Operações, com isso há a necessidade de propor outros modos de ensinar Matemática, na perspectiva de envolver os alunos para que realizem aprendizagens.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1224
10.23899/relacult.v5i4.1224
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1224
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v5i4.1224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1224/919
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Charles Eduardo Cruz do Amaral, Marta Cristina Cezar Pozzobon
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Charles Eduardo Cruz do Amaral, Marta Cristina Cezar Pozzobon
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM
2525-7870
10.23899/relacult.v5i4
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042490597474304