A percepção dos professores de Matemática em relação a aprendizagem ou dificuldade dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1224 |
Resumo: | Este estudo discute sobre o ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, tendo como intencionalidade responder a seguinte indagação: Como os professores de Matemática de 6º ao 9º ano consideram a prendizagem ou as dificuldades dos alunos? Para dar conta de tal questão, usamos um questionário com oito professores de Matemática da rede municipal de ensino de Jaguarão/RS. As respostas dos questionários foram digitadas, organizadas em um quadro com todas as respostas e depois fizemos um recorte, considerando três questões relativas a percepção dos professores em relação as dificuldades dos alunos e como as mesmas são identificadas. As análises foram organizadas a partir dos seguintes referenciais: Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Sadovsky (2010), Arlo e Skvsmose (2010) e Skovsmose (2001). O estudo aponta para as dificuldades trazidas dos anos iniciais, especialmente dos conceitos básicos (operações multiplicação e divisão) e tabuada, e, ainda, o elevado desinteresse dos alunos nas situações de ensino. Conclui-se que as dificuldades dos alunos, de acordo com os professores, estão centradas no bloco de conteúdos Números e Operações, com isso há a necessidade de propor outros modos de ensinar Matemática, na perspectiva de envolver os alunos para que realizem aprendizagens. |
id |
CLAEC-1_262e7e6ea2aa4206c1d901494a524581 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1224 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
A percepção dos professores de Matemática em relação a aprendizagem ou dificuldade dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino FundamentalDificuldades. Matemática. ProfessoresEste estudo discute sobre o ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, tendo como intencionalidade responder a seguinte indagação: Como os professores de Matemática de 6º ao 9º ano consideram a prendizagem ou as dificuldades dos alunos? Para dar conta de tal questão, usamos um questionário com oito professores de Matemática da rede municipal de ensino de Jaguarão/RS. As respostas dos questionários foram digitadas, organizadas em um quadro com todas as respostas e depois fizemos um recorte, considerando três questões relativas a percepção dos professores em relação as dificuldades dos alunos e como as mesmas são identificadas. As análises foram organizadas a partir dos seguintes referenciais: Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Sadovsky (2010), Arlo e Skvsmose (2010) e Skovsmose (2001). O estudo aponta para as dificuldades trazidas dos anos iniciais, especialmente dos conceitos básicos (operações multiplicação e divisão) e tabuada, e, ainda, o elevado desinteresse dos alunos nas situações de ensino. Conclui-se que as dificuldades dos alunos, de acordo com os professores, estão centradas no bloco de conteúdos Números e Operações, com isso há a necessidade de propor outros modos de ensinar Matemática, na perspectiva de envolver os alunos para que realizem aprendizagens. Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/122410.23899/relacult.v5i4.1224RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1224/919Copyright (c) 2019 Charles Eduardo Cruz do Amaral, Marta Cristina Cezar Pozzoboninfo:eu-repo/semantics/openAccessCruz do Amaral, Charles EduardoCezar Pozzobon, Marta Cristina2019-05-06T01:38:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1224Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:44RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A percepção dos professores de Matemática em relação a aprendizagem ou dificuldade dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental |
title |
A percepção dos professores de Matemática em relação a aprendizagem ou dificuldade dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
A percepção dos professores de Matemática em relação a aprendizagem ou dificuldade dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental Cruz do Amaral, Charles Eduardo Dificuldades. Matemática. Professores |
title_short |
A percepção dos professores de Matemática em relação a aprendizagem ou dificuldade dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental |
title_full |
A percepção dos professores de Matemática em relação a aprendizagem ou dificuldade dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
A percepção dos professores de Matemática em relação a aprendizagem ou dificuldade dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
A percepção dos professores de Matemática em relação a aprendizagem ou dificuldade dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental |
title_sort |
A percepção dos professores de Matemática em relação a aprendizagem ou dificuldade dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental |
author |
Cruz do Amaral, Charles Eduardo |
author_facet |
Cruz do Amaral, Charles Eduardo Cezar Pozzobon, Marta Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Cezar Pozzobon, Marta Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz do Amaral, Charles Eduardo Cezar Pozzobon, Marta Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dificuldades. Matemática. Professores |
topic |
Dificuldades. Matemática. Professores |
description |
Este estudo discute sobre o ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, tendo como intencionalidade responder a seguinte indagação: Como os professores de Matemática de 6º ao 9º ano consideram a prendizagem ou as dificuldades dos alunos? Para dar conta de tal questão, usamos um questionário com oito professores de Matemática da rede municipal de ensino de Jaguarão/RS. As respostas dos questionários foram digitadas, organizadas em um quadro com todas as respostas e depois fizemos um recorte, considerando três questões relativas a percepção dos professores em relação as dificuldades dos alunos e como as mesmas são identificadas. As análises foram organizadas a partir dos seguintes referenciais: Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Sadovsky (2010), Arlo e Skvsmose (2010) e Skovsmose (2001). O estudo aponta para as dificuldades trazidas dos anos iniciais, especialmente dos conceitos básicos (operações multiplicação e divisão) e tabuada, e, ainda, o elevado desinteresse dos alunos nas situações de ensino. Conclui-se que as dificuldades dos alunos, de acordo com os professores, estão centradas no bloco de conteúdos Números e Operações, com isso há a necessidade de propor outros modos de ensinar Matemática, na perspectiva de envolver os alunos para que realizem aprendizagens. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1224 10.23899/relacult.v5i4.1224 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1224 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v5i4.1224 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1224/919 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Charles Eduardo Cruz do Amaral, Marta Cristina Cezar Pozzobon info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Charles Eduardo Cruz do Amaral, Marta Cristina Cezar Pozzobon |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM 2525-7870 10.23899/relacult.v5i4 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042490597474304 |