Programa Escola Sem Partido: Repressão ou Liberdade Para o Ensino?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/843 |
Resumo: | O presente artigo estuda a oposição ao movimento e à implantação do programa “Escola sem Partido” no ensino brasileiro com dados coletados a partir de pesquisa bibliográfica e analisados pelo método de comparação. O trabalho foi dividido em três blocos: no primeiro, são apresentados os defensores do programa, expondo os principais pontos do histórico e dos objetivos do grupo “EscolasemPartido.org”, dos contextos do Projeto de Lei nº 190/2015-RS e do Projeto de Lei do Senado Federal nº 193/2016, ponderando sobre os resultados dos anos de 2016 e 2017 da enquete do Senado Federal referente ao assunto. As ideias contrárias ao movimento e aos projetos de lei são apontadas no segundo bloco. No último bloco, utilizando de referências que versam sobre o assunto, são feitas reflexões críticas de modo a auxiliar o leitor a definir sua posição sobre a implantação do programa ao atual modelo de ensino brasileiro. Fora observado, ao longo da pesquisa, que a ideia inicial do movimento – evitar que profissionais da área da educação se beneficiem de sua posição para promover suas concepções ideológicas, morais e partidárias – tem fundamento e que norteiam a construção de programas para o ensino brasileiro, porém, deve haver cuidado para que o real interesse do grupo não seja utilizado como camuflagem do interesse de alguns em promover de suas ideias e para a criação de um instrumento legal que impeça manifestações por parte dos alunos, incentivando a formação de uma população passiva, possibilitando assim, a magnitude do governo sobre sua população. |
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Programa Escola Sem Partido: Repressão ou Liberdade Para o Ensino?Educação; Ciências Políticas; InterdisciplinarEnsino brasileiro; professores; doutrinação; ideologias.O presente artigo estuda a oposição ao movimento e à implantação do programa “Escola sem Partido” no ensino brasileiro com dados coletados a partir de pesquisa bibliográfica e analisados pelo método de comparação. O trabalho foi dividido em três blocos: no primeiro, são apresentados os defensores do programa, expondo os principais pontos do histórico e dos objetivos do grupo “EscolasemPartido.org”, dos contextos do Projeto de Lei nº 190/2015-RS e do Projeto de Lei do Senado Federal nº 193/2016, ponderando sobre os resultados dos anos de 2016 e 2017 da enquete do Senado Federal referente ao assunto. As ideias contrárias ao movimento e aos projetos de lei são apontadas no segundo bloco. No último bloco, utilizando de referências que versam sobre o assunto, são feitas reflexões críticas de modo a auxiliar o leitor a definir sua posição sobre a implantação do programa ao atual modelo de ensino brasileiro. Fora observado, ao longo da pesquisa, que a ideia inicial do movimento – evitar que profissionais da área da educação se beneficiem de sua posição para promover suas concepções ideológicas, morais e partidárias – tem fundamento e que norteiam a construção de programas para o ensino brasileiro, porém, deve haver cuidado para que o real interesse do grupo não seja utilizado como camuflagem do interesse de alguns em promover de suas ideias e para a criação de um instrumento legal que impeça manifestações por parte dos alunos, incentivando a formação de uma população passiva, possibilitando assim, a magnitude do governo sobre sua população.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Culturade Souza França, Paula FernandaGugliano, Alfredo Alejandro2018-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/84310.23899/relacult.v4i4.843RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - II COINTER2525-787010.23899/relacult.v4i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/843/484Direitos autorais 2018 Paula Fernanda de Souza França, Alfredo Alejandro Guglianohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T23:07:56Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/843Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:16:43.971RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true |
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O presente artigo estuda a oposição ao movimento e à implantação do programa “Escola sem Partido” no ensino brasileiro com dados coletados a partir de pesquisa bibliográfica e analisados pelo método de comparação. O trabalho foi dividido em três blocos: no primeiro, são apresentados os defensores do programa, expondo os principais pontos do histórico e dos objetivos do grupo “EscolasemPartido.org”, dos contextos do Projeto de Lei nº 190/2015-RS e do Projeto de Lei do Senado Federal nº 193/2016, ponderando sobre os resultados dos anos de 2016 e 2017 da enquete do Senado Federal referente ao assunto. As ideias contrárias ao movimento e aos projetos de lei são apontadas no segundo bloco. No último bloco, utilizando de referências que versam sobre o assunto, são feitas reflexões críticas de modo a auxiliar o leitor a definir sua posição sobre a implantação do programa ao atual modelo de ensino brasileiro. Fora observado, ao longo da pesquisa, que a ideia inicial do movimento – evitar que profissionais da área da educação se beneficiem de sua posição para promover suas concepções ideológicas, morais e partidárias – tem fundamento e que norteiam a construção de programas para o ensino brasileiro, porém, deve haver cuidado para que o real interesse do grupo não seja utilizado como camuflagem do interesse de alguns em promover de suas ideias e para a criação de um instrumento legal que impeça manifestações por parte dos alunos, incentivando a formação de uma população passiva, possibilitando assim, a magnitude do governo sobre sua população. |
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