Programa Escola sem Partido : repressão ou liberdade para o ensino?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Paula Fernanda de Souza
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gugliano, Alfredo Alejandro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/183092
Resumo: O presente artigo estuda a oposição ao movimento e à implantação do programa “Escola sem Partido” no ensino brasileiro com dados coletados a partir de pesquisa bibliográfica e analisados pelo método de comparação. O trabalho foi dividido em três blocos: no primeiro, são apresentados os defensores do programa, expondo os principais pontos do histórico e dos objetivos do grupo “EscolasemPartido.org”, dos contextos do Projeto de Lei nº 190/2015-RS e do Projeto de Lei do Senado Federal nº 193/2016, ponderando sobre os resultados dos anos de 2016 e 2017 da enquete do Senado Federal referente ao assunto. As ideias contrárias ao movimento e aos projetos de lei são apontadas no segundo bloco. No último bloco, utilizando de referências que versam sobre o assunto, são feitas reflexões críticas de modo a auxiliar o leitor a definir sua posição sobre a implantação do programa ao atual modelo de ensino brasileiro. Fora observado, ao longo da pesquisa, que a ideia inicial do movimento – evitar que profissionais da área da educação se beneficiem de sua posição para promover suas concepções ideológicas, morais e partidárias – tem fundamento e que norteiam a construção de programas para o ensino brasileiro, porém, deve haver cuidado para que o real interesse do grupo não seja utilizado como camuflagem do interesse de alguns em promover de suas ideias e para a criação de um instrumento legal que impeça manifestações por parte dos alunos, incentivando a formação de uma população passiva, possibilitando assim, a magnitude do governo sobre sua população.
id UFRGS-2_f525cfcff78875aa58ba33ad4d51dec3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183092
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling França, Paula Fernanda de SouzaGugliano, Alfredo Alejandro2018-10-04T02:35:42Z20182525-7870http://hdl.handle.net/10183/183092001078322O presente artigo estuda a oposição ao movimento e à implantação do programa “Escola sem Partido” no ensino brasileiro com dados coletados a partir de pesquisa bibliográfica e analisados pelo método de comparação. O trabalho foi dividido em três blocos: no primeiro, são apresentados os defensores do programa, expondo os principais pontos do histórico e dos objetivos do grupo “EscolasemPartido.org”, dos contextos do Projeto de Lei nº 190/2015-RS e do Projeto de Lei do Senado Federal nº 193/2016, ponderando sobre os resultados dos anos de 2016 e 2017 da enquete do Senado Federal referente ao assunto. As ideias contrárias ao movimento e aos projetos de lei são apontadas no segundo bloco. No último bloco, utilizando de referências que versam sobre o assunto, são feitas reflexões críticas de modo a auxiliar o leitor a definir sua posição sobre a implantação do programa ao atual modelo de ensino brasileiro. Fora observado, ao longo da pesquisa, que a ideia inicial do movimento – evitar que profissionais da área da educação se beneficiem de sua posição para promover suas concepções ideológicas, morais e partidárias – tem fundamento e que norteiam a construção de programas para o ensino brasileiro, porém, deve haver cuidado para que o real interesse do grupo não seja utilizado como camuflagem do interesse de alguns em promover de suas ideias e para a criação de um instrumento legal que impeça manifestações por parte dos alunos, incentivando a formação de uma população passiva, possibilitando assim, a magnitude do governo sobre sua população.The present article studies the opposition to the movement and the implantation of the program "School without Party" in the Brazilian education with data collected from bibliographical research and analyzed by the method of comparison. The work was divided in three blocks: in the first one, the program's proponents are presented, exposing the main points of the history and objectives of the group "EscolasemPartido.org", of the contexts of Bill No. 190/2015-RS and of the Project of Federal Senate Law no. 193/2016, pondering on the results of the 2016 and 2017 years of the Federal Senate poll on the subject. Ideas opposing the movement and bills are pointed out in the second block. In the last block, using references that deal with the subject, critical reflections are made in order to help the reader to define their position on the implementation of the program to the current model of Brazilian education. It was observed throughout the research that the initial idea of the movement - to prevent professionals from the education area from benefiting from their position to promote their ideological, moral and partisan conceptions - is based and that guide the construction of programs for Brazilian education , however, care should be taken that the real interest of the group is not used as a camouflage of the interest of some in promoting their ideas and in the creation of a legal instrument that prevents students from demonstrating, encouraging the formation of a passive population , thus making possible the magnitude of the government over its population.El presente artículo estudia la oposición al movimiento ya la implantación del programa "Escuela sin Partido" en la enseñanza brasileña con datos recolectados a partir de investigación bibliográfica y analizados por el método de comparación. El trabajo se dividió en tres bloques: en el primero, se presentan los defensores del programa, exponiendo los principales puntos del histórico y de los objetivos del grupo "EscuelasemPartido.org", de los contextos del Proyecto de Ley nº 190/2015-RS y del Proyecto de Ley del Senado Federal nº 193/2016, ponderando sobre los resultados de los años de 2016 y 2017 de la encuesta del Senado Federal referente al asunto. Las ideas contrarias al movimiento ya los proyectos de ley se apuntan en el segundo bloque. En el último bloque, utilizando referencias que versan sobre el tema, se hace reflexiones críticas para ayudar al lector a definir su posición sobre la implantación del programa al actual modelo de enseñanza brasileño. En la investigación, que la idea inicial del movimiento - evitar que profesionales del área de la educación se beneficien de su posición para promover sus concepciones ideológicas, morales y partidarias - tiene fundamento y que orientan la construcción de programas para la enseñanza brasileña sin embargo, debe haber cuidado para que el real interés del grupo no sea utilizado como camuflaje del interés de algunos en promover de sus ideas y para la creación de un instrumento legal que impida manifestaciones por parte de los alumnos, incentivando la formación de una población pasiva , permitiendo así la magnitud del gobierno sobre su población.application/pdfporRELACult : Revista latino-americana de estudos em cultura e sociedade. Jaguarão, RS. Vol. 4, nesp (maio 2018), p. [1]-20Escola sem partidoEnsinoProfessoresIdeologiaBrasil : Aspectos políticosBrazilian teachingTeachersIndoctrinationIdeologiesEnseñanza brasileñaProfesoresAdoctrinamientoIdeologíasPrograma Escola sem Partido : repressão ou liberdade para o ensino?Programa Escuela sin Partido : represión o libertad para la enseñanza?Unparalleled School Program : repression or freedom for teaching?info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001078322.pdfTexto completoapplication/pdf479961http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183092/1/001078322.pdf8a7b7ecb917c32884b1b0ca85d996398MD51TEXT001078322.pdf.txt001078322.pdf.txtExtracted Texttext/plain59033http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183092/2/001078322.pdf.txtf12761b89a1591291a013a8d40890813MD52THUMBNAIL001078322.pdf.jpg001078322.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1860http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183092/3/001078322.pdf.jpg30beac6d00631ce0e99e2f05a8ef871fMD5310183/1830922019-01-24 02:33:37.291079oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183092Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-01-24T04:33:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Programa Escola sem Partido : repressão ou liberdade para o ensino?
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Programa Escuela sin Partido : represión o libertad para la enseñanza?
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Unparalleled School Program : repression or freedom for teaching?
title Programa Escola sem Partido : repressão ou liberdade para o ensino?
spellingShingle Programa Escola sem Partido : repressão ou liberdade para o ensino?
França, Paula Fernanda de Souza
Escola sem partido
Ensino
Professores
Ideologia
Brasil : Aspectos políticos
Brazilian teaching
Teachers
Indoctrination
Ideologies
Enseñanza brasileña
Profesores
Adoctrinamiento
Ideologías
title_short Programa Escola sem Partido : repressão ou liberdade para o ensino?
title_full Programa Escola sem Partido : repressão ou liberdade para o ensino?
title_fullStr Programa Escola sem Partido : repressão ou liberdade para o ensino?
title_full_unstemmed Programa Escola sem Partido : repressão ou liberdade para o ensino?
title_sort Programa Escola sem Partido : repressão ou liberdade para o ensino?
author França, Paula Fernanda de Souza
author_facet França, Paula Fernanda de Souza
Gugliano, Alfredo Alejandro
author_role author
author2 Gugliano, Alfredo Alejandro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Paula Fernanda de Souza
Gugliano, Alfredo Alejandro
dc.subject.por.fl_str_mv Escola sem partido
Ensino
Professores
Ideologia
Brasil : Aspectos políticos
topic Escola sem partido
Ensino
Professores
Ideologia
Brasil : Aspectos políticos
Brazilian teaching
Teachers
Indoctrination
Ideologies
Enseñanza brasileña
Profesores
Adoctrinamiento
Ideologías
dc.subject.eng.fl_str_mv Brazilian teaching
Teachers
Indoctrination
Ideologies
dc.subject.spa.fl_str_mv Enseñanza brasileña
Profesores
Adoctrinamiento
Ideologías
description O presente artigo estuda a oposição ao movimento e à implantação do programa “Escola sem Partido” no ensino brasileiro com dados coletados a partir de pesquisa bibliográfica e analisados pelo método de comparação. O trabalho foi dividido em três blocos: no primeiro, são apresentados os defensores do programa, expondo os principais pontos do histórico e dos objetivos do grupo “EscolasemPartido.org”, dos contextos do Projeto de Lei nº 190/2015-RS e do Projeto de Lei do Senado Federal nº 193/2016, ponderando sobre os resultados dos anos de 2016 e 2017 da enquete do Senado Federal referente ao assunto. As ideias contrárias ao movimento e aos projetos de lei são apontadas no segundo bloco. No último bloco, utilizando de referências que versam sobre o assunto, são feitas reflexões críticas de modo a auxiliar o leitor a definir sua posição sobre a implantação do programa ao atual modelo de ensino brasileiro. Fora observado, ao longo da pesquisa, que a ideia inicial do movimento – evitar que profissionais da área da educação se beneficiem de sua posição para promover suas concepções ideológicas, morais e partidárias – tem fundamento e que norteiam a construção de programas para o ensino brasileiro, porém, deve haver cuidado para que o real interesse do grupo não seja utilizado como camuflagem do interesse de alguns em promover de suas ideias e para a criação de um instrumento legal que impeça manifestações por parte dos alunos, incentivando a formação de uma população passiva, possibilitando assim, a magnitude do governo sobre sua população.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-10-04T02:35:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/183092
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2525-7870
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001078322
identifier_str_mv 2525-7870
001078322
url http://hdl.handle.net/10183/183092
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RELACult : Revista latino-americana de estudos em cultura e sociedade. Jaguarão, RS. Vol. 4, nesp (maio 2018), p. [1]-20
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183092/1/001078322.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183092/2/001078322.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183092/3/001078322.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a7b7ecb917c32884b1b0ca85d996398
f12761b89a1591291a013a8d40890813
30beac6d00631ce0e99e2f05a8ef871f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224953212698625