PESQUISAS DENOMINADAS ESTADO DA ARTE SOBRE AVALIAÇÃO E MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/763 |
Resumo: | Este trabalho consiste em um levantamento de produções científicas nacionais produzidas nos últimos cinco anos, a fim de identificar o que vem sendo produzido referente ao ensino das crianças na etapa da Pré-Escola. Os procedimentos metodológicos consistiram em uma análise no banco de dados (2012 - 2016) do Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Encontro Nacional de Educação Matemática, Boletim de Educação Matemática, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. O corpus inicial do estudo constitui-se de 2196 trabalhos, após a realização de três triagens, encontramos o corpus de análise, constituído de 24 trabalhos que comtemplaram cinco temáticas: Avaliação, Conteúdos de Aprendizagem; Desempenho do aluno, Pesquisas bibliográficas e Estados da Arte e Práticas Pedagógicas. Direcionamos nosso estudo nas contribuições da avaliação matemática na Educação Infantil, nossa análise restringiu-se a quatro produções, organizadas nas categorias Avaliação na Educação Infantil, discutida através da utilização de relatórios e teste psicológico, apontando limites e possibilidades desses instrumentos e Desempenho do aluno na Educação Infantil, constatando-se que há uma influência da etapa da Educação Infantil no processo de aprendizagem do 1º ano do Ensino Fundamental, onde prioriza-se o ensino das linguagens, oral e escrita em relação as habilidades Matemáticas. Nas duas categorias, verifica-se que a avaliação nessa etapa de ensino abrange um caráter prevalentemente formativo. O estudo revelou que essa temática é ainda incipiente, o que reforça a necessidade de aprofundar estudos. |
id |
CLAEC-1_2ddacbfe0b8a622cdbc8d74f12bc64b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/763 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
PESQUISAS DENOMINADAS ESTADO DA ARTE SOBRE AVALIAÇÃO E MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTILEste trabalho consiste em um levantamento de produções científicas nacionais produzidas nos últimos cinco anos, a fim de identificar o que vem sendo produzido referente ao ensino das crianças na etapa da Pré-Escola. Os procedimentos metodológicos consistiram em uma análise no banco de dados (2012 - 2016) do Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Encontro Nacional de Educação Matemática, Boletim de Educação Matemática, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. O corpus inicial do estudo constitui-se de 2196 trabalhos, após a realização de três triagens, encontramos o corpus de análise, constituído de 24 trabalhos que comtemplaram cinco temáticas: Avaliação, Conteúdos de Aprendizagem; Desempenho do aluno, Pesquisas bibliográficas e Estados da Arte e Práticas Pedagógicas. Direcionamos nosso estudo nas contribuições da avaliação matemática na Educação Infantil, nossa análise restringiu-se a quatro produções, organizadas nas categorias Avaliação na Educação Infantil, discutida através da utilização de relatórios e teste psicológico, apontando limites e possibilidades desses instrumentos e Desempenho do aluno na Educação Infantil, constatando-se que há uma influência da etapa da Educação Infantil no processo de aprendizagem do 1º ano do Ensino Fundamental, onde prioriza-se o ensino das linguagens, oral e escrita em relação as habilidades Matemáticas. Nas duas categorias, verifica-se que a avaliação nessa etapa de ensino abrange um caráter prevalentemente formativo. O estudo revelou que essa temática é ainda incipiente, o que reforça a necessidade de aprofundar estudos.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2018-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/76310.23899/relacult.v4i0.763RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - III EHM2525-787010.23899/relacult.v4i0reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/763/420Copyright (c) 2018 Crislaine de Anunciação Roveda, Fabrício Monte Freitas, João Alberto da Silva, Paola Reyer Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessRoveda, Crislaine de AnunciaçãoFreitas, Fabrício MonteSilva, João Alberto daMarques, Paola Reyer2019-05-06T01:38:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/763Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:15RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PESQUISAS DENOMINADAS ESTADO DA ARTE SOBRE AVALIAÇÃO E MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title |
PESQUISAS DENOMINADAS ESTADO DA ARTE SOBRE AVALIAÇÃO E MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
spellingShingle |
PESQUISAS DENOMINADAS ESTADO DA ARTE SOBRE AVALIAÇÃO E MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Roveda, Crislaine de Anunciação |
title_short |
PESQUISAS DENOMINADAS ESTADO DA ARTE SOBRE AVALIAÇÃO E MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full |
PESQUISAS DENOMINADAS ESTADO DA ARTE SOBRE AVALIAÇÃO E MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_fullStr |
PESQUISAS DENOMINADAS ESTADO DA ARTE SOBRE AVALIAÇÃO E MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full_unstemmed |
PESQUISAS DENOMINADAS ESTADO DA ARTE SOBRE AVALIAÇÃO E MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_sort |
PESQUISAS DENOMINADAS ESTADO DA ARTE SOBRE AVALIAÇÃO E MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
author |
Roveda, Crislaine de Anunciação |
author_facet |
Roveda, Crislaine de Anunciação Freitas, Fabrício Monte Silva, João Alberto da Marques, Paola Reyer |
author_role |
author |
author2 |
Freitas, Fabrício Monte Silva, João Alberto da Marques, Paola Reyer |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roveda, Crislaine de Anunciação Freitas, Fabrício Monte Silva, João Alberto da Marques, Paola Reyer |
description |
Este trabalho consiste em um levantamento de produções científicas nacionais produzidas nos últimos cinco anos, a fim de identificar o que vem sendo produzido referente ao ensino das crianças na etapa da Pré-Escola. Os procedimentos metodológicos consistiram em uma análise no banco de dados (2012 - 2016) do Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Encontro Nacional de Educação Matemática, Boletim de Educação Matemática, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. O corpus inicial do estudo constitui-se de 2196 trabalhos, após a realização de três triagens, encontramos o corpus de análise, constituído de 24 trabalhos que comtemplaram cinco temáticas: Avaliação, Conteúdos de Aprendizagem; Desempenho do aluno, Pesquisas bibliográficas e Estados da Arte e Práticas Pedagógicas. Direcionamos nosso estudo nas contribuições da avaliação matemática na Educação Infantil, nossa análise restringiu-se a quatro produções, organizadas nas categorias Avaliação na Educação Infantil, discutida através da utilização de relatórios e teste psicológico, apontando limites e possibilidades desses instrumentos e Desempenho do aluno na Educação Infantil, constatando-se que há uma influência da etapa da Educação Infantil no processo de aprendizagem do 1º ano do Ensino Fundamental, onde prioriza-se o ensino das linguagens, oral e escrita em relação as habilidades Matemáticas. Nas duas categorias, verifica-se que a avaliação nessa etapa de ensino abrange um caráter prevalentemente formativo. O estudo revelou que essa temática é ainda incipiente, o que reforça a necessidade de aprofundar estudos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/763 10.23899/relacult.v4i0.763 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/763 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v4i0.763 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/763/420 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - III EHM 2525-7870 10.23899/relacult.v4i0 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042489607618560 |