Vigotski: os conceitos espontâneos e científicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1137 |
Resumo: | O presente artigo apresenta o resumo do capítulo seis da obra A construção do pensamento e da linguagem, de Lev Semenovich Vigotski (2009). Ele faz parte de um projeto em desenvolvimento, na forma de pesquisa-ação, desenvolvido através de encontros com um grupo de professores na Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Castelo Branco, localizada no Município de Jaguarão, Rio Grande do Sul. Sua leitura se torna extremamente relevante para os professores em formação, uma vez que o capítulo daquela obra explora, genuinamente, os conceitos espontâneos e os conceitos científicos acerca do desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. O escopo deste trabalho está na necessidade de se repensar, juntamente com o grupo de professores da escola, o ensino de conteúdos, fundamentalmente voltados para a preocupação com o aprendizado pelos alunos. O projeto mencionado está em andamento e os encontros da pesquisa-ação continuam para que, futuramente, possamos nos apropriar de resultados mais precisos para fins de conclusão e aplicação. |
id |
CLAEC-1_3b8b49e3195112fa5790c9cbb7c5bc8d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.claec.org:article/1137 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
spelling |
Vigotski: os conceitos espontâneos e científicosEducação; Ciências HumanasVigotski; aprendizagem; conceitos espontâneos; conceitos científicosO presente artigo apresenta o resumo do capítulo seis da obra A construção do pensamento e da linguagem, de Lev Semenovich Vigotski (2009). Ele faz parte de um projeto em desenvolvimento, na forma de pesquisa-ação, desenvolvido através de encontros com um grupo de professores na Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Castelo Branco, localizada no Município de Jaguarão, Rio Grande do Sul. Sua leitura se torna extremamente relevante para os professores em formação, uma vez que o capítulo daquela obra explora, genuinamente, os conceitos espontâneos e os conceitos científicos acerca do desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. O escopo deste trabalho está na necessidade de se repensar, juntamente com o grupo de professores da escola, o ensino de conteúdos, fundamentalmente voltados para a preocupação com o aprendizado pelos alunos. O projeto mencionado está em andamento e os encontros da pesquisa-ação continuam para que, futuramente, possamos nos apropriar de resultados mais precisos para fins de conclusão e aplicação.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em CulturaCastro, Nandjara Novo2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/113710.23899/relacult.v5i4.1137RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1137/642Direitos autorais 2019 Nandjara Novo Castrohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T23:05:46Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/1137Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:16:16.187RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vigotski: os conceitos espontâneos e científicos |
title |
Vigotski: os conceitos espontâneos e científicos |
spellingShingle |
Vigotski: os conceitos espontâneos e científicos Castro, Nandjara Novo Educação; Ciências Humanas Vigotski; aprendizagem; conceitos espontâneos; conceitos científicos |
title_short |
Vigotski: os conceitos espontâneos e científicos |
title_full |
Vigotski: os conceitos espontâneos e científicos |
title_fullStr |
Vigotski: os conceitos espontâneos e científicos |
title_full_unstemmed |
Vigotski: os conceitos espontâneos e científicos |
title_sort |
Vigotski: os conceitos espontâneos e científicos |
author |
Castro, Nandjara Novo |
author_facet |
Castro, Nandjara Novo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Nandjara Novo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Ciências Humanas Vigotski; aprendizagem; conceitos espontâneos; conceitos científicos |
topic |
Educação; Ciências Humanas Vigotski; aprendizagem; conceitos espontâneos; conceitos científicos |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente artigo apresenta o resumo do capítulo seis da obra A construção do pensamento e da linguagem, de Lev Semenovich Vigotski (2009). Ele faz parte de um projeto em desenvolvimento, na forma de pesquisa-ação, desenvolvido através de encontros com um grupo de professores na Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Castelo Branco, localizada no Município de Jaguarão, Rio Grande do Sul. Sua leitura se torna extremamente relevante para os professores em formação, uma vez que o capítulo daquela obra explora, genuinamente, os conceitos espontâneos e os conceitos científicos acerca do desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. O escopo deste trabalho está na necessidade de se repensar, juntamente com o grupo de professores da escola, o ensino de conteúdos, fundamentalmente voltados para a preocupação com o aprendizado pelos alunos. O projeto mencionado está em andamento e os encontros da pesquisa-ação continuam para que, futuramente, possamos nos apropriar de resultados mais precisos para fins de conclusão e aplicação. |
description |
O presente artigo apresenta o resumo do capítulo seis da obra A construção do pensamento e da linguagem, de Lev Semenovich Vigotski (2009). Ele faz parte de um projeto em desenvolvimento, na forma de pesquisa-ação, desenvolvido através de encontros com um grupo de professores na Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Castelo Branco, localizada no Município de Jaguarão, Rio Grande do Sul. Sua leitura se torna extremamente relevante para os professores em formação, uma vez que o capítulo daquela obra explora, genuinamente, os conceitos espontâneos e os conceitos científicos acerca do desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. O escopo deste trabalho está na necessidade de se repensar, juntamente com o grupo de professores da escola, o ensino de conteúdos, fundamentalmente voltados para a preocupação com o aprendizado pelos alunos. O projeto mencionado está em andamento e os encontros da pesquisa-ação continuam para que, futuramente, possamos nos apropriar de resultados mais precisos para fins de conclusão e aplicação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-05 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1137 10.23899/relacult.v5i4.1137 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1137 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v5i4.1137 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1137/642 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Nandjara Novo Castro http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Nandjara Novo Castro http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM 2525-7870 10.23899/relacult.v5i4 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1674121102993915904 |