Vigotski: os conceitos espontâneos e científicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Nandjara Novo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1137
Resumo: O presente artigo apresenta o resumo do capítulo seis da obra A construção do pensamento e da linguagem, de Lev Semenovich Vigotski (2009). Ele faz parte de um projeto em desenvolvimento, na forma de pesquisa-ação, desenvolvido através de encontros com um grupo de professores na Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Castelo Branco, localizada no Município de Jaguarão, Rio Grande do Sul. Sua leitura se torna extremamente relevante para os professores em formação, uma vez que o capítulo daquela obra explora, genuinamente, os conceitos espontâneos e os conceitos científicos acerca do desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. O escopo deste trabalho está na necessidade de se repensar, juntamente com o grupo de professores da escola, o ensino de conteúdos, fundamentalmente voltados para a preocupação com o aprendizado pelos alunos. O projeto mencionado está em andamento e os encontros da pesquisa-ação continuam para que, futuramente, possamos nos apropriar de resultados mais precisos para fins de conclusão e aplicação.
id CLAEC-1_3b8b49e3195112fa5790c9cbb7c5bc8d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.claec.org:article/1137
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
spelling Vigotski: os conceitos espontâneos e científicosEducação; Ciências HumanasVigotski; aprendizagem; conceitos espontâneos; conceitos científicosO presente artigo apresenta o resumo do capítulo seis da obra A construção do pensamento e da linguagem, de Lev Semenovich Vigotski (2009). Ele faz parte de um projeto em desenvolvimento, na forma de pesquisa-ação, desenvolvido através de encontros com um grupo de professores na Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Castelo Branco, localizada no Município de Jaguarão, Rio Grande do Sul. Sua leitura se torna extremamente relevante para os professores em formação, uma vez que o capítulo daquela obra explora, genuinamente, os conceitos espontâneos e os conceitos científicos acerca do desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. O escopo deste trabalho está na necessidade de se repensar, juntamente com o grupo de professores da escola, o ensino de conteúdos, fundamentalmente voltados para a preocupação com o aprendizado pelos alunos. O projeto mencionado está em andamento e os encontros da pesquisa-ação continuam para que, futuramente, possamos nos apropriar de resultados mais precisos para fins de conclusão e aplicação.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em CulturaCastro, Nandjara Novo2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/113710.23899/relacult.v5i4.1137RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1137/642Direitos autorais 2019 Nandjara Novo Castrohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T23:05:46Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/1137Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:16:16.187RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true
dc.title.none.fl_str_mv Vigotski: os conceitos espontâneos e científicos
title Vigotski: os conceitos espontâneos e científicos
spellingShingle Vigotski: os conceitos espontâneos e científicos
Castro, Nandjara Novo
Educação; Ciências Humanas
Vigotski; aprendizagem; conceitos espontâneos; conceitos científicos
title_short Vigotski: os conceitos espontâneos e científicos
title_full Vigotski: os conceitos espontâneos e científicos
title_fullStr Vigotski: os conceitos espontâneos e científicos
title_full_unstemmed Vigotski: os conceitos espontâneos e científicos
title_sort Vigotski: os conceitos espontâneos e científicos
author Castro, Nandjara Novo
author_facet Castro, Nandjara Novo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Nandjara Novo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ciências Humanas
Vigotski; aprendizagem; conceitos espontâneos; conceitos científicos
topic Educação; Ciências Humanas
Vigotski; aprendizagem; conceitos espontâneos; conceitos científicos
dc.description.none.fl_txt_mv O presente artigo apresenta o resumo do capítulo seis da obra A construção do pensamento e da linguagem, de Lev Semenovich Vigotski (2009). Ele faz parte de um projeto em desenvolvimento, na forma de pesquisa-ação, desenvolvido através de encontros com um grupo de professores na Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Castelo Branco, localizada no Município de Jaguarão, Rio Grande do Sul. Sua leitura se torna extremamente relevante para os professores em formação, uma vez que o capítulo daquela obra explora, genuinamente, os conceitos espontâneos e os conceitos científicos acerca do desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. O escopo deste trabalho está na necessidade de se repensar, juntamente com o grupo de professores da escola, o ensino de conteúdos, fundamentalmente voltados para a preocupação com o aprendizado pelos alunos. O projeto mencionado está em andamento e os encontros da pesquisa-ação continuam para que, futuramente, possamos nos apropriar de resultados mais precisos para fins de conclusão e aplicação.
description O presente artigo apresenta o resumo do capítulo seis da obra A construção do pensamento e da linguagem, de Lev Semenovich Vigotski (2009). Ele faz parte de um projeto em desenvolvimento, na forma de pesquisa-ação, desenvolvido através de encontros com um grupo de professores na Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Castelo Branco, localizada no Município de Jaguarão, Rio Grande do Sul. Sua leitura se torna extremamente relevante para os professores em formação, uma vez que o capítulo daquela obra explora, genuinamente, os conceitos espontâneos e os conceitos científicos acerca do desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. O escopo deste trabalho está na necessidade de se repensar, juntamente com o grupo de professores da escola, o ensino de conteúdos, fundamentalmente voltados para a preocupação com o aprendizado pelos alunos. O projeto mencionado está em andamento e os encontros da pesquisa-ação continuam para que, futuramente, possamos nos apropriar de resultados mais precisos para fins de conclusão e aplicação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-05
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1137
10.23899/relacult.v5i4.1137
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1137
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v5i4.1137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1137/642
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Nandjara Novo Castro
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Nandjara Novo Castro
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM
2525-7870
10.23899/relacult.v5i4
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121102993915904