A importância do TILS na educação bilíngue de surdos: utopia X realidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1008 |
Resumo: | Resumo: A Educação Ambiental é instrumento para que os indivíduos construam, de forma coletiva, valores sociais voltados à conservação do meio ambiente. Assim, a escola é, por excelência, o espaço em que se valoriza o bem coletivo, sem distinguir diferenças e limitações. Nesse contexto, encontra-se a educação bilíngue como promotora da educação inclusiva a alunos surdos. Entende-se que, para o processo de inclusão escolar acontecer de fato, é necessário o envolvimento de todos os agentes educacionais, incluindo os tradutores e intérpretes da língua de sinais (TILS). Portanto, essa investigação destaca a importância do TILS na educação bilíngue de surdos, despertando reflexões acerca da relação Homem X Natureza, além de dialogar sobre a importância da escola na formação de indivíduos críticos, entendendo que é primordial que todos se sintam incluídos nessa formação. |
id |
CLAEC-1_44bcf606704e501bdec02fdc990d39dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1008 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância do TILS na educação bilíngue de surdos: utopia X realidadeTradutor intérprete da língua de sinais. Educação Ambiental. InclusãoResumo: A Educação Ambiental é instrumento para que os indivíduos construam, de forma coletiva, valores sociais voltados à conservação do meio ambiente. Assim, a escola é, por excelência, o espaço em que se valoriza o bem coletivo, sem distinguir diferenças e limitações. Nesse contexto, encontra-se a educação bilíngue como promotora da educação inclusiva a alunos surdos. Entende-se que, para o processo de inclusão escolar acontecer de fato, é necessário o envolvimento de todos os agentes educacionais, incluindo os tradutores e intérpretes da língua de sinais (TILS). Portanto, essa investigação destaca a importância do TILS na educação bilíngue de surdos, despertando reflexões acerca da relação Homem X Natureza, além de dialogar sobre a importância da escola na formação de indivíduos críticos, entendendo que é primordial que todos se sintam incluídos nessa formação. Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2018-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/100810.23899/relacult.v4i0.1008RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - X EDEA2525-787010.23899/relacult.v4i0reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1008/566Copyright (c) 2018 Rachel Gonçalves Rocha, Fabiane Freitas Venturainfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Rachel GonçalvesVentura, Fabiane Freitas2021-04-30T04:23:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1008Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2021-04-30T04:23:14RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância do TILS na educação bilíngue de surdos: utopia X realidade |
title |
A importância do TILS na educação bilíngue de surdos: utopia X realidade |
spellingShingle |
A importância do TILS na educação bilíngue de surdos: utopia X realidade Rocha, Rachel Gonçalves Tradutor intérprete da língua de sinais. Educação Ambiental. Inclusão |
title_short |
A importância do TILS na educação bilíngue de surdos: utopia X realidade |
title_full |
A importância do TILS na educação bilíngue de surdos: utopia X realidade |
title_fullStr |
A importância do TILS na educação bilíngue de surdos: utopia X realidade |
title_full_unstemmed |
A importância do TILS na educação bilíngue de surdos: utopia X realidade |
title_sort |
A importância do TILS na educação bilíngue de surdos: utopia X realidade |
author |
Rocha, Rachel Gonçalves |
author_facet |
Rocha, Rachel Gonçalves Ventura, Fabiane Freitas |
author_role |
author |
author2 |
Ventura, Fabiane Freitas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Rachel Gonçalves Ventura, Fabiane Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tradutor intérprete da língua de sinais. Educação Ambiental. Inclusão |
topic |
Tradutor intérprete da língua de sinais. Educação Ambiental. Inclusão |
description |
Resumo: A Educação Ambiental é instrumento para que os indivíduos construam, de forma coletiva, valores sociais voltados à conservação do meio ambiente. Assim, a escola é, por excelência, o espaço em que se valoriza o bem coletivo, sem distinguir diferenças e limitações. Nesse contexto, encontra-se a educação bilíngue como promotora da educação inclusiva a alunos surdos. Entende-se que, para o processo de inclusão escolar acontecer de fato, é necessário o envolvimento de todos os agentes educacionais, incluindo os tradutores e intérpretes da língua de sinais (TILS). Portanto, essa investigação destaca a importância do TILS na educação bilíngue de surdos, despertando reflexões acerca da relação Homem X Natureza, além de dialogar sobre a importância da escola na formação de indivíduos críticos, entendendo que é primordial que todos se sintam incluídos nessa formação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1008 10.23899/relacult.v4i0.1008 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1008 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v4i0.1008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1008/566 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Rachel Gonçalves Rocha, Fabiane Freitas Ventura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Rachel Gonçalves Rocha, Fabiane Freitas Ventura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - X EDEA 2525-7870 10.23899/relacult.v4i0 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042490096254976 |