Caracterização da Formação Inicial e da Atuação Profissional de Professores em Escolas Públicas de Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/797 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um estudo referente a uma das ações desenvolvida no âmbito do Projeto de Pesquisa (Guarda-Chuva) intitulado “Necessidades para o Trabalho Docente em Escolas Públicas para a Permanência Efetiva e a Aprendizagem Qualificada dos Alunos de Ensino Médio no Brasil”, em desenvolvimento pelo Grupo de Estudos, Pesquisa e Intervenções “Inovação Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores” (INOVAEDUC), sediado no Núcleo de Estudos em Educação, Ciência e Cultura (NEC), do Centro de Educação (CE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, são necessárias diversas e variadas ações para uma efetiva qualificação do ensino praticado nas Escolas de Educação Básica. Além disso, várias pesquisas têm tomado como seus objetos de estudo, tanto a Escola como instituição, como a própria organização do Trabalho Escolar. O que se pretende, de modo geral, é contribuir para o desenvolvimento de ações para promoção de mudanças efetivas nessas escolas, o que exige, para tanto, uma compreensão adequada e profunda das formas de organização do Trabalho Escolar. Assim, temos como objetivo caracterizar formação inicial e atuação profissional e a atuação profissional dos professores de Ensino Médio das Escolas Públicas da cidade de Santa Maria/RS. |
id |
CLAEC-1_519773810c8f913a70f4be89948e1977 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/797 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Caracterização da Formação Inicial e da Atuação Profissional de Professores em Escolas Públicas de Ensino MédioFormação de ProfessoresFormação InicialAtuação ProfissionalEnsino MédioEste trabalho apresenta um estudo referente a uma das ações desenvolvida no âmbito do Projeto de Pesquisa (Guarda-Chuva) intitulado “Necessidades para o Trabalho Docente em Escolas Públicas para a Permanência Efetiva e a Aprendizagem Qualificada dos Alunos de Ensino Médio no Brasil”, em desenvolvimento pelo Grupo de Estudos, Pesquisa e Intervenções “Inovação Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores” (INOVAEDUC), sediado no Núcleo de Estudos em Educação, Ciência e Cultura (NEC), do Centro de Educação (CE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, são necessárias diversas e variadas ações para uma efetiva qualificação do ensino praticado nas Escolas de Educação Básica. Além disso, várias pesquisas têm tomado como seus objetos de estudo, tanto a Escola como instituição, como a própria organização do Trabalho Escolar. O que se pretende, de modo geral, é contribuir para o desenvolvimento de ações para promoção de mudanças efetivas nessas escolas, o que exige, para tanto, uma compreensão adequada e profunda das formas de organização do Trabalho Escolar. Assim, temos como objetivo caracterizar formação inicial e atuação profissional e a atuação profissional dos professores de Ensino Médio das Escolas Públicas da cidade de Santa Maria/RS. Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2018-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/79710.23899/relacult.v4i0.797RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - III EHM2525-787010.23899/relacult.v4i0reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/797/437Copyright (c) 2018 Kauana Martins Bonfada, Liane Nair Much, Eduardo Adolfo Terrazzaninfo:eu-repo/semantics/openAccessBonfada, Kauana MartinsMuch, Liane NairTerrazzan, Eduardo Adolfo2019-05-06T01:38:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/797Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:15RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Caracterização da Formação Inicial e da Atuação Profissional de Professores em Escolas Públicas de Ensino Médio |
title |
Caracterização da Formação Inicial e da Atuação Profissional de Professores em Escolas Públicas de Ensino Médio |
spellingShingle |
Caracterização da Formação Inicial e da Atuação Profissional de Professores em Escolas Públicas de Ensino Médio Bonfada, Kauana Martins Formação de Professores Formação Inicial Atuação Profissional Ensino Médio |
title_short |
Caracterização da Formação Inicial e da Atuação Profissional de Professores em Escolas Públicas de Ensino Médio |
title_full |
Caracterização da Formação Inicial e da Atuação Profissional de Professores em Escolas Públicas de Ensino Médio |
title_fullStr |
Caracterização da Formação Inicial e da Atuação Profissional de Professores em Escolas Públicas de Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Caracterização da Formação Inicial e da Atuação Profissional de Professores em Escolas Públicas de Ensino Médio |
title_sort |
Caracterização da Formação Inicial e da Atuação Profissional de Professores em Escolas Públicas de Ensino Médio |
author |
Bonfada, Kauana Martins |
author_facet |
Bonfada, Kauana Martins Much, Liane Nair Terrazzan, Eduardo Adolfo |
author_role |
author |
author2 |
Much, Liane Nair Terrazzan, Eduardo Adolfo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bonfada, Kauana Martins Much, Liane Nair Terrazzan, Eduardo Adolfo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores Formação Inicial Atuação Profissional Ensino Médio |
topic |
Formação de Professores Formação Inicial Atuação Profissional Ensino Médio |
description |
Este trabalho apresenta um estudo referente a uma das ações desenvolvida no âmbito do Projeto de Pesquisa (Guarda-Chuva) intitulado “Necessidades para o Trabalho Docente em Escolas Públicas para a Permanência Efetiva e a Aprendizagem Qualificada dos Alunos de Ensino Médio no Brasil”, em desenvolvimento pelo Grupo de Estudos, Pesquisa e Intervenções “Inovação Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores” (INOVAEDUC), sediado no Núcleo de Estudos em Educação, Ciência e Cultura (NEC), do Centro de Educação (CE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, são necessárias diversas e variadas ações para uma efetiva qualificação do ensino praticado nas Escolas de Educação Básica. Além disso, várias pesquisas têm tomado como seus objetos de estudo, tanto a Escola como instituição, como a própria organização do Trabalho Escolar. O que se pretende, de modo geral, é contribuir para o desenvolvimento de ações para promoção de mudanças efetivas nessas escolas, o que exige, para tanto, uma compreensão adequada e profunda das formas de organização do Trabalho Escolar. Assim, temos como objetivo caracterizar formação inicial e atuação profissional e a atuação profissional dos professores de Ensino Médio das Escolas Públicas da cidade de Santa Maria/RS. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/797 10.23899/relacult.v4i0.797 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/797 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v4i0.797 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/797/437 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Kauana Martins Bonfada, Liane Nair Much, Eduardo Adolfo Terrazzan info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Kauana Martins Bonfada, Liane Nair Much, Eduardo Adolfo Terrazzan |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - III EHM 2525-7870 10.23899/relacult.v4i0 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042489645367296 |