Caracterização da Formação Inicial e da Atuação Profissional de Professores em Escolas Públicas de Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonfada, Kauana Martins
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Much, Liane Nair, Terrazzan, Eduardo Adolfo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/797
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo referente a uma das ações desenvolvida no âmbito do Projeto de Pesquisa (Guarda-Chuva) intitulado “Necessidades para o Trabalho Docente em Escolas Públicas para a Permanência Efetiva e a Aprendizagem Qualificada dos Alunos de Ensino Médio no Brasil”, em desenvolvimento pelo Grupo de Estudos, Pesquisa e Intervenções “Inovação Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores” (INOVAEDUC), sediado no Núcleo de Estudos em Educação, Ciência e Cultura (NEC), do Centro de Educação (CE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, são necessárias diversas e variadas ações para uma efetiva qualificação do ensino praticado nas Escolas de Educação Básica. Além disso, várias pesquisas têm tomado como seus objetos de estudo, tanto a Escola como instituição, como a própria organização do Trabalho Escolar. O que se pretende, de modo geral, é contribuir para o desenvolvimento de ações para promoção de mudanças efetivas nessas escolas, o que exige, para tanto, uma compreensão adequada e profunda das formas de organização do Trabalho Escolar. Assim, temos como objetivo caracterizar formação inicial e atuação profissional e a atuação profissional dos professores de Ensino Médio das Escolas Públicas da cidade de Santa Maria/RS. 
id CLAEC-1_519773810c8f913a70f4be89948e1977
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/797
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling Caracterização da Formação Inicial e da Atuação Profissional de Professores em Escolas Públicas de Ensino MédioFormação de ProfessoresFormação InicialAtuação ProfissionalEnsino MédioEste trabalho apresenta um estudo referente a uma das ações desenvolvida no âmbito do Projeto de Pesquisa (Guarda-Chuva) intitulado “Necessidades para o Trabalho Docente em Escolas Públicas para a Permanência Efetiva e a Aprendizagem Qualificada dos Alunos de Ensino Médio no Brasil”, em desenvolvimento pelo Grupo de Estudos, Pesquisa e Intervenções “Inovação Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores” (INOVAEDUC), sediado no Núcleo de Estudos em Educação, Ciência e Cultura (NEC), do Centro de Educação (CE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, são necessárias diversas e variadas ações para uma efetiva qualificação do ensino praticado nas Escolas de Educação Básica. Além disso, várias pesquisas têm tomado como seus objetos de estudo, tanto a Escola como instituição, como a própria organização do Trabalho Escolar. O que se pretende, de modo geral, é contribuir para o desenvolvimento de ações para promoção de mudanças efetivas nessas escolas, o que exige, para tanto, uma compreensão adequada e profunda das formas de organização do Trabalho Escolar. Assim, temos como objetivo caracterizar formação inicial e atuação profissional e a atuação profissional dos professores de Ensino Médio das Escolas Públicas da cidade de Santa Maria/RS. Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2018-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/79710.23899/relacult.v4i0.797RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - III EHM2525-787010.23899/relacult.v4i0reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/797/437Copyright (c) 2018 Kauana Martins Bonfada, Liane Nair Much, Eduardo Adolfo Terrazzaninfo:eu-repo/semantics/openAccessBonfada, Kauana MartinsMuch, Liane NairTerrazzan, Eduardo Adolfo2019-05-06T01:38:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/797Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:15RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização da Formação Inicial e da Atuação Profissional de Professores em Escolas Públicas de Ensino Médio
title Caracterização da Formação Inicial e da Atuação Profissional de Professores em Escolas Públicas de Ensino Médio
spellingShingle Caracterização da Formação Inicial e da Atuação Profissional de Professores em Escolas Públicas de Ensino Médio
Bonfada, Kauana Martins
Formação de Professores
Formação Inicial
Atuação Profissional
Ensino Médio
title_short Caracterização da Formação Inicial e da Atuação Profissional de Professores em Escolas Públicas de Ensino Médio
title_full Caracterização da Formação Inicial e da Atuação Profissional de Professores em Escolas Públicas de Ensino Médio
title_fullStr Caracterização da Formação Inicial e da Atuação Profissional de Professores em Escolas Públicas de Ensino Médio
title_full_unstemmed Caracterização da Formação Inicial e da Atuação Profissional de Professores em Escolas Públicas de Ensino Médio
title_sort Caracterização da Formação Inicial e da Atuação Profissional de Professores em Escolas Públicas de Ensino Médio
author Bonfada, Kauana Martins
author_facet Bonfada, Kauana Martins
Much, Liane Nair
Terrazzan, Eduardo Adolfo
author_role author
author2 Much, Liane Nair
Terrazzan, Eduardo Adolfo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonfada, Kauana Martins
Much, Liane Nair
Terrazzan, Eduardo Adolfo
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Formação Inicial
Atuação Profissional
Ensino Médio
topic Formação de Professores
Formação Inicial
Atuação Profissional
Ensino Médio
description Este trabalho apresenta um estudo referente a uma das ações desenvolvida no âmbito do Projeto de Pesquisa (Guarda-Chuva) intitulado “Necessidades para o Trabalho Docente em Escolas Públicas para a Permanência Efetiva e a Aprendizagem Qualificada dos Alunos de Ensino Médio no Brasil”, em desenvolvimento pelo Grupo de Estudos, Pesquisa e Intervenções “Inovação Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores” (INOVAEDUC), sediado no Núcleo de Estudos em Educação, Ciência e Cultura (NEC), do Centro de Educação (CE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, são necessárias diversas e variadas ações para uma efetiva qualificação do ensino praticado nas Escolas de Educação Básica. Além disso, várias pesquisas têm tomado como seus objetos de estudo, tanto a Escola como instituição, como a própria organização do Trabalho Escolar. O que se pretende, de modo geral, é contribuir para o desenvolvimento de ações para promoção de mudanças efetivas nessas escolas, o que exige, para tanto, uma compreensão adequada e profunda das formas de organização do Trabalho Escolar. Assim, temos como objetivo caracterizar formação inicial e atuação profissional e a atuação profissional dos professores de Ensino Médio das Escolas Públicas da cidade de Santa Maria/RS. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/797
10.23899/relacult.v4i0.797
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/797
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v4i0.797
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/797/437
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Kauana Martins Bonfada, Liane Nair Much, Eduardo Adolfo Terrazzan
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Kauana Martins Bonfada, Liane Nair Much, Eduardo Adolfo Terrazzan
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - III EHM
2525-7870
10.23899/relacult.v4i0
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042489645367296